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Logomania: conheça a tendência que está de volta nas ruas e passarelas

A logomania é uma interessante tendência que está de volta ao cenário mundial da moda. Ela tem sido cada vez mais vista nas passarelas e nas ruas de todo mundo, aparecendo em peças de roupas de pessoas antenadas por aí.

Pouco discreta, a logomania preza por estampas grandes e sem a preocupação da discrição ou de uma linha mais básica. Por esse motivo, ela precisa ser adotada com alguns cuidados para que não haja exagero, o que resultaria em um look ruim.

O post a seguir trará tudo que você precisa saber sobre a logomania, desde seu surgimento até o seu retorno. Também daremos dicas de como usar peças com essas características e mandar bem! Continue a leitura e confira!

Entenda mais sobre o que é a logomania

Fonte: homensquesecuidam.com

A logomania pode ser bem definida como a tendência que dá grande ênfase ao logo das grandes marcas do mercado de moda, estampados em tamanhos grandes nas peças.

No passado, esse estilo era muito comum, tendo em vista que havia a necessidade social de demonstrar de qual grande marca ou grife era, por exemplo, a camiseta que se estava usando.

Esse movimento era muito bem explorado pelos designers, visto que eles sabiam que suas marcas tinha um poderoso elemento que fazia com que a logomania fosse bem aceita: o valor agregado.

Grandes logos eram necessidades da juventude

Durante muito tempo foi realmente importante mostrar para todos a marca das roupas que se estava usando, e essa ideia fez com que as estampas aparecessem cada vez maiores e com real destaques nas peças.

Naquela época, o sinônimo de jovem bem-sucedido eram aqueles que trabalhavam em grandes empresas, em setores de negócios e que ganhavam largos salários. A necessidade de mostrar esse status se estendia às roupas.

No cotidiano de trabalho executivo, ternos caros e de importantes grifes famosas. Aos finais de semana, roupas com o mesmo valor econômico e também com enorme valor agregado. Isso refletia diretamente no gosto pela logomania, com um alto viés de ostentação.

A perda de força

Naturalmente, como toda tendência, a logomania acabou perdendo força com o passar dos anos. Seu auge foi durante todo os anos 90, indo até o início dos anos 2000. Depois desse período era possível encontrar peças assim, mas elas não estavam mais na moda.

Isso aconteceu pois surgiram designs minimalistas, o que é compreendido até hoje como algo mais sofisticado e básico. Quando se trata da moda para o dia a dia, é interessante usar peças que sejam mais neutras e limpas, o que as torna versáteis.

Com o novo conceito, a logomania passou a ser tratada como uma tendência cafona e que estava ultrapassada. Assim, as peças estampadas com os grandes logos passaram a ser vistas como artigos vintage, ocupando cada vez mais espaços em brechós e saindo de circulação das ruas.

Saiba como foi o retorno à tendência

Fonte: conteudomasculino.tnh1.com.br | news.fam.is | conteudomasculino.tnh1.com.br

A moda é feita de ciclos, ou seja, aquilo que se tornou ultrapassado, um dia retornará aos holofotes. Seja pelas releituras, com fortes referências a tendências antigas, ou sob o conceito de algo retrô, o que é cada vez mais comum.

A logomania fez esse mesmo caminho, e é possível dizer que ela mesclou um pouco desses dois recursos, visto que algumas marcas recolocaram essa tendência nas ruas por meio de peças retrô, como é o caso de marcas como Gucci, Tommy Hilfiger e Guess, enquanto outros optaram pelas releituras mais modernizadas, como Fila, Nike, Adidas e Balenciaga.

O importante é que a logomania voltou com tudo, sendo vista como uma fonte rica para as grandes marcas ao longo do último ano. Essa aposta tem aparecido em diversas peças, como camisetas, bonés, calças, meias e shorts.

Tendência esportiva foi o grande “boom”

O que talvez tenha sido o ponto de partida para o retorno dessa tendência foi a forte pegada esportiva que as grandes marcas têm adotado nos últimos tempos. As tracksuits (conjunto de agasalho e calça com cara de uniforme) foram as responsáveis por um movimento quase que obrigatório das principais marcas.

A linha esportiva é outra forte tendência favorecida por um movimento cada vez mais comum, que consiste em mesclar o fashion com o underground. Essa combinação tem resultado em um número crescente de colaborações de grandes grifes com marcas de streetwear.

A ostentação que as ruas sempre quiseram

Essa mistura entre o fino e o urbano está diretamente ligada a ideia “ostentação”. Assim, a volta da logomania veio em um momento totalmente adequado.

O movimento, por parte das grandes marcas, foi muito bem pensado e reflete um toque de ironia em relação a necessidade exacerbada de mostrar grandes logos como sinal de status social.

Essa ideia ainda é muito viva na sociedade atual, e, assim, fica o questionamento: o retorno da tendência se deu por conta da pegada esportiva com ar retrô ou porque a indústria da moda sabe que ainda é forte o consumismo como meio de busca de status?

Veja como adotar a logomania no seu estilo

Fonte: Pinterest | asos.com

As peças com grandes logos geralmente chamam bastante atenção, então é preciso um certo cuidado para obter equilíbrio e fazer o uso com muito estilo, mostrando que você está antenado no que rola no mundo da moda.

A principal recomendação é sempre manter a harmonia entre os itens que você está vestindo. Sua escolha é por uma camiseta com um grande logo na frente? Então, é necessário que o restante do visual seja bem discreto. Uma calça preta ou jeans e um bom tênis casual branco complementam.

Aquela ideia de “menos é mais” continua valendo, assim, mesmo se você optar por peças com destaques mais chamativos dentro desse conceito de logomania, preze pela discrição nas outras peças que irão compor o look.

De certo modo, a logomania é uma celebração irônica ao exagero das marcas no passado. Então, você pode expressar essa acidez com muito estilo e prezando para que a mensagem seja transmitida da maneira correta. Caso contrário, a ideia pode não ser compreendida e você acaba caindo em uma armadilha de estilo.

Agora que você conheceu o surgimento da logomania, e como ela voltou anos depois, que tal conhecer um pouco melhor sobre acessórios masculinos? Eles podem complementar qualquer visual e dar aquele “up” que você procura!

 

 

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Comentários

  1. […] mesma linha, uma tendência semelhante é a da logomania, que tem uma relação com ostentação de grifes, só que de uma forma diferente. Nesse estilo, o […]

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