fbpx

A mística por trás do significado dos símbolos

Saber o significado dos símbolos é importante para entender esses elementos que estão tão presentes na nossa rotina, aplicados em diversos lugares e contextos diferentes. Cada um tem uma proposta e nos atinge de determinada forma.

Os símbolos são representações gráficas de conceitos, ideias e crenças, e geralmente nos transmitem mensagens que já estão em nosso subconsciente, sendo apenas ativadas no momento em que vemos essas formas.

Neste post, falaremos um pouco mais sobre a mística que está por trás dos símbolos, apresentando os principais conhecidos e o significado de cada um deles. Continue a leitura e acompanhe!

Âncora: um dos símbolos mais conhecidos

Fonte: Key Design

A âncora é um dos símbolos mais difundidos, especialmente em tatuagens, e é justamente esse uso que ajuda a explicar a sua origem. O final do século XIX e o início do século XX marcaram a popularização dessa arte entre os marinheiros, e a âncora era o desenho mais escolhido para ilustrá-la.

Para os homens que viviam no mar, o elemento significava segurança e estabilidade, justamente pela função que a âncora tem no navio. Sendo assim, muitos marinheiros começaram a tatuar o item nos braços quando conseguiam completar viagens longas e turbulentas, especialmente entre países.

Representação na mitologia grega

Na mitologia grega, a âncora estava associada aos deuses Amphirite e Poseidon, ambos do mar. Na Roma antiga, ela simbolizava Netuno, também deus do mar.

O item também aparece na mitologia escandinava, na imagem da deusa Norsa, e na mitologia hindu, associado à deusa do oceano, Varena.

Significado dos símbolos em âmbito religioso

No cristianismo primitivo, a âncora era símbolo de virtude, sendo comumente usada, inclusive, recebendo citações em passagens bíblicas.

A tatuagem de âncora atualmente

A âncora segue tendo grande simbologia nos dias atuais e o significado mais comum, hoje em dia, é a representação de firmeza, segurança e convicção, estabilidade e abrigo.

É possível ver o elemento em estampas, decoraçõesacessórios (como pingentes) e ilustrando uma série de tatuagens.

Chaves: proteção e segredos guardados

Fonte: Key Design

A chave é o item que tranca portas, cofres, cômodos e tudo mais que precisa estar protegido, escondido e reservado. Do mesmo modo, o símbolo de chaves cruzadas pode estar ligado à liberdade e ao conhecimento, devido às duas funções do objeto: abrir e fechar.

Em muitas crenças, especialmente no esoterismo, as chaves representam o saber, a iniciação do conhecimento, com uma simbologia que remete ao elemento como algo imprescindível para abrir as portas do aprendizado acerca de tudo na vida.

Representação no Cristianismo

Na religião, o símbolo é muito ligado à figura de São Pedro, o santo que é considerado o apóstolo que recebeu as chaves do céu das mãos de Jesus Cristo, sendo responsável por guardar o reino, assim como controlar quem entra.

De um modo geral, o símbolo representa a possibilidade de reter ou permitir a entrada de tudo que está associado à vida, como o conhecimento, e a novos estágios, abrindo portas e adquirindo novos aprendizados.

Maori: padronagens que marcaram um povo

Fonte: elo7.com.br

Nativo da Nova Zelândia, o povo Maori era conhecida por sua veia guerreira, com fortes costumes de guerra, como cortar a cabeça de seus inimigos e guardá-las em locais que passavam a considerar sagrados.

Entre os costumes desse povo estavam as tatuagens, que cobriam seus corpos e, principalmente, seus rostos. A crença Maori acreditava que, quanto mais o desenho cobrisse o rosto de um guerreiro, mais nobre ele era e maior era sua posição dentro de um clã.

O simbolismo Maori tem suas características bem-definidas, com padronagens geométricas que se configuram de forma um pouco parecida com os símbolos tribais, especialmente no que diz respeito às tatuagens.

O símbolo de cada padrão

Cada desenho Maori tem um simbolismo definido de maneira pessoal, relacionado à história de vida do tatuado, seus traços e características de personalidade ou a algum costume da tribo a qual a pessoa pertencia. Isso faz com que os desenhos jamais sejam uns iguais aos outros.

A popularização

A simbologia Maori se popularizou por meio das tatuagens, mesmo que muitas pessoas não saibam o que significa, como, por exemplo, a questão de os desenhos serem pessoais e contarem a história de vida do tatuado.

Entre esses símbolos de origem Maori está o Hei matau, uma espécie de anzol representado com os traços tradicionais do povo. O objeto significa, nessa cultura, a prosperidade e a fartura, já que ele é uma ferramenta usada para pegar os peixes, base da alimentação Maori.

Símbolo da paz: representação profunda e interessante

Popularizado na década de 60, o símbolo da paz foi desenvolvido por Gerald Holtom, um designer britânico que o fez para representar o movimento que pregava o desarmamento nuclear, assunto que era muito debatido mundialmente na época.

Segundo Gerald, o símbolo representava ele próprio com as mãos para baixo, em uma situação de desespero, em uma mensagem de clamor pela paz e para que os grandes líderes reconsiderassem a questão das armas.

Com essa pegada pacífica, o símbolo ganhou cada vez mais interpretações nesse viés, algo que era a essência do seu significado original. O famoso festival de Woodstock ajudou a popularizar o símbolo, já que no local era possível ver muitas bandeiras com ele estampado, num pedido de paz e amor.

Caveira e ossos: de origem pirata a alerta de perigo

O crânio com ossos cruzados se tornou um símbolo muito comum para alertar sobre a possibilidade de envenenamento e intoxicação com produtos químicos, ou qualquer substância tóxica. Ele também é usado para manter as pessoas afastadas de locais e objetos.

A origem desse símbolo, denominado de Jolly Roger, são as bandeiras que os piratas usavam em seus navios, como uma representação de seus grupos. Cada uma das bandeiras tinha características próprias no design do crânio.

Essas particularidades ajudavam a identificar qual grupo de piratas estava vindo no horizonte, já que todos tinham a bandeira, cada um com detalhes diferentes.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre a história, a mística e o significado dos símbolos? Sua percepção acerca de cada um deles mudará a partir de agora! Assine a nossa newsletter e receba mais conteúdos como esse diretamente no seu e-mail!

 

Posts Relacionados

Escreva uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *