fbpx

Roupas masculinas na moda: o que está em alta no exterior?

Quando bate aquela vontade de renovar o guarda-roupa e dar um up nas composições para o trabalho, a faculdade ou os programas nos finais de semana com os amigos, é comum pesquisar pelas roupas que estão em alta, não é verdade?

Especialmente as roupas masculinas na moda no exterior, pois dessa forma você pode inovar nos looks e ser o pioneiro entre a galera a usar as novas tendências — e, de quebra, ainda orientar os demais a mandar ver na escolha de cada peça.

Foi pensando nisso que reunimos neste post o que está fazendo a cabeça dos homens em outros países, especialmente no velho continente, para você se inspirar. Confira!

1. Oversized

Fonte: Pinterest

Se você já é adepto de camisas longline, certamente vai adorar essa tendência de roupas masculinas: a oversized. Isso porque, assim como a primeira, ela traz consigo uma característica essencial das vestimentas do hip hop e de suas vertentes (grafite, underground e urban street), que é a modelagem diferenciada.

Esse aspecto é de suma importância nesses movimentos por conta da necessidade de ter o máximo de liberdade de movimento nos membros posteriores e inferiores para andar de skate, grafitar, dançar, cantar etc. Contudo, no caso da oversized, não é o comprimento que se destaca, mas sim a largura — que segue caminho oposto ao slim fit.

Ou seja, ela conta com um tamanho a mais na região dos ombros, peito e braços. Mas isso não significa que, ao usá-la, você vai parecer vestir a roupa de outra pessoa — pelo contrário! O caimento dessas peças é apenas ampliado em alguns centímetros (entre 2 e 4) nas áreas que citamos, justamente para que você tenha o máximo de mobilidade na região superior do corpo.

Outro diferencial do oversized é que ele não se restringe apenas às camisetas, camisas e regatas. Na realidade, é possível encontrá-lo em uma série de itens, como:

  • jaquetas jeans;
  • jaquetas bomber;
  • jaquetas varsity;
  • casacos de lã e algodão;
  • casacos de moletom;
  • sobretudos.

Já para combinar o oversized com outras peças que fazem parte do visual masculino, não há mistério! Você pode manter a pegada do hip hop ou investir no casual urbano, que tira um pouco da informalidade das produções. Fora isso, além de permitir o uso variado de acessórios, como colares e pulseiras — em especial os de metal —, ele vai bem com:

  • calças e bermudas jeans;
  • calças e bermudas de moletom;
  • tênis de lona e sneakers;
  • bags e backpacks.

2. Tecidos acetinados

AcetinadoFonte: Pinterest

Outra tendência das roupas masculinas na moda são os tecidos acetinados — aqueles tão comuns em vestidos femininos de festas de formatura e debutantes, e que também costumam figurar em smokings, ternos e costumes, em especial para casamentos.

A grande virada aqui consiste justamente em tirá-los dessa quase “exclusividade” de grandes eventos e começar a utilizá-los em composições do dia a dia para uma social, um happy hour, um evento noturno ou somente para ir ao trabalho. As possibilidades são infinitas!

As grandes responsáveis por trás dessa nova proposta são nada mais, nada menos do que grandes grifes italianas, como a Dolce&Gabbana, a Gucci e a Emporio Armani, que, em desfiles recentes para a próxima temporada primavera-verão, apostaram em peso no acetinado nas mais diferentes peças, como:

  • jaquetas bomber;
  • jaquetas varsity;
  • sobretudos
  • blazers;
  • echarpes e lenços;
  • calças  — incluindo as de alfaiataria;
  • camisetas;
  • camisas — incluindo polo;
  • gravatas borboleta e reta;
  • bermudas.

Justamente por se tratar de uma das tendências mais recentes, as coleções contam com dois segmentos: os acetinados em cores sólidas (como preto, azul-marinho, branco e cinza grafite) e aqueles com estampas (como étnicas, geométricas, florais, high tech, entre outras).

O primeiro estilo é uma boa opção para quem quer testar essa variedade de roupas, mas ainda tem certa dificuldade em combinar diferentes tons e estampas, principalmente as mais chamativas. Além disso, ele permite uma maior versatilidade para combinações com outros tipos de tecido, como jeans, algodão e sarja.

O segundo, por sua vez, certamente atrairá quem tem um perfil mais contemporâneo, gosta de explorar a criatividade sem limites e não tem medo de arriscar no visual, em especial porque domina o uso correto de cores complementares e análogas.

3. Cintura alta

CinturaFonte: i.pinimg.com / smhttp-ssl-33667.nexcesscdn.net / i.pinimg.com

Que a moda adora não apenas criar, mas principalmente se reinventar, não é novidade — neste post mesmo você verá uma série de exemplos. Mas quando se trata do universo masculino, é comum vê-la ir além e resgatar estilos que já foram tendência décadas passadas, como é o caso da cintura alta.

Ela foi extremamente marcante entre as décadas de 1940 e 1960, o auge do rock e, posteriormente, do pop rock. À época, os grandes artistas, como Elvis Presley, Billy Fury e Bob Dylan, usavam com frequência as calças de cintura alta, transformando-a em um detalhe recorrente em diversos figurinos para shows e apresentações em programas de TV.

Hoje, a cintura alta está de volta com a proposta de trazer mais elegância e bom gosto para o visual masculino, garantindo que quem a use chame atenção e se destaque onde quer que esteja. Uma das grandes vantagens dessa tendência é que, diferentemente do passado, ela não se prende apenas às calças jeans ou de couro.

Dessa vez, é possível encontrar modelos de sarja, alfaiataria, brim e até chino com esse aspecto diferenciado. E o melhor: nenhuma delas é desconfortável ou incômoda na região da virilha — algo que costuma ser uma preocupação de muitos homens.

Isso acontece porque, ao contrário da modelagem feminina, o gancho frontal e a braguilha permanecem na mesma altura. O que muda de fato é o cós, que é elevado. E se você tem estatura média ou baixa, essa opção de calça tem uma vantagem extra: ela aumenta visualmente o tamanho das pernas, dando-lhe uma aparência mais alta. Ótimo, não é mesmo?

Além disso, por conta da variedade de tecidos com os quais as calças com cintura alta podem ser feitas, é possível diversificar as possibilidades de combinações, como:

  • casual: calça chino, camiseta básica e tênis sneaker;
  • casual chic: calça de brim, sapato mocassim, camisa e cardigan;
  • hipster: calça de sarja, camisa manga curta estampada, suspensórios, desert boots e chapéu fedora;
  • retrô: calça jeans, camiseta básica por dentro da calça, tênis de lona e jaqueta jeans;
  • formal: calça de alfaiataria, camisa social, gravata e sapato social — blazer é opcional.

Outro ponto importante da cintura alta é que ela favorece e realça o valor de um importante acessório masculino: o cinto, em especial o de couro. Não é à toa que, independentemente do tipo de produção que se deseja, ele sempre marca presença e potencializa o visual.

4. Macacão masculino

Fonte: goo.gl/GqLGYw

Nos anos 80 e 90, o macacão era um item comum no guarda-roupa masculino. Algumas das combinações mais frequentes eram com camisas xadrez e camisetas básicas na cor branca — além das tradicionais botas. Contudo, a peça ficou bastante associada aos estilos country e farmer e, com isso, acabou em desuso.

Agora, ele voltou com tudo para, mais uma vez, ter papel de destaque no visual do homem moderno. Mas não se trata do mesmo modelo ao qual estávamos habituados, isto é, feito de denim, com alças e cavas baixas. Ao contrário: trata-se de uma versão repaginada, à qual muitas mulheres já estão acostumadas: o jumpsuit.

Ele nada mais é do que um macacão peça única, que funciona sem a necessidade do uso de camisas, camisetas ou regatas. Afinal, sua parte superior é completamente fechada. Porém, essa não é a única diferença entre ambos. Abaixo, você vai ver quais são as demais mudanças do atual macacão:

  • abertura frontal por meio de zíper ou botões;
  • mangas longas e dobráveis;
  • presença de bolsos frontais na parte superior e também na inferior;
  • modelos em cores sólidas ou com estampas;
  • possibilidade de modelagem acinturada com elastano ou laço;
  • ausência de jeans, uma vez que os principais tecidos são algodão, poliéster e sarja.

Mas se você acha que a releitura do macacão acabou por aí, saiba que está enganado. Isso porque, devido ao calor do verão europeu, surgiu a necessidade de adaptar o jumpsuit para as altas temperaturas e, assim, proporcionar mais conforto e praticidade aos homens que o usam.

Foi assim que surgiu o male romper, idealizado pela campanha romphim da ACED Design. Ele preserva praticamente todas as características do primeiro, embora seja feito unicamente de algodão — por ser um material orgânico que permite a transpiração da pele e a circulação de ar internamente.

Outras alterações marcantes são as mangas curtas e o comprimento acima dos joelhos, de maneira similar ao macaquinho utilizado na moda feminina. Uma das grandes promessas desse novo modelo é que ele preza pela versatilidade e, por essa razão, combina com os mais diferentes ambientes e ocasiões.

Além disso, o novo macacão também valoriza a pluralidade de corpos e estilos, visto que os criadores buscavam uma peça que não se prendesse a apenas um tipo físico — ou seja, que pudesse ser utilizado por qualquer um, já que o caimento valoriza a todos, independentemente de ser alto ou baixo, magro ou gordo, musculoso ou não.

5. Camisas com estampas

Floral-3Fonte: i.pinimg.com

Esqueça o xadrez, as listras e os grafismos. Se essas são as suas referências quando se trata de camisas com estampas, saiba que a moda deu um novo significado ao termo “estampado”. Na Europa, em especial no Reino Unido, França e Itália, a tendência para o vestuário masculino é ir além dos detalhes e tornar as gravuras ou ilustrações o ponto-chave dessas peças.

E não se engane: não são apenas as camisas, mas também as camisetas e regatas ganharam novos padrões. Dessa forma, é possível ter um visual personalizado e único tanto para sair com os amigos e se divertir em uma festa quanto no ambiente de trabalho. Mas quais são as estampas em alta lá fora? É isso que você vai descobrir abaixo:

Estampas florais

Que as estampas florais já estão há um bom tempo figurando entre as roupas masculinas na moda, não é novidade — e você certamente já sabe disso. Contudo, elas passaram a ter um protagonismo maior nas coleções mais recentes lançadas internacionalmente, com uma releitura do uso e da forma com que eram empregadas nas roupas.

Hoje, a tendência é que a camisa se torne uma verdadeira tela de arte, na qual flores e folhas criam composições que vão dos visuais hipster e vintage ao moderno e contemporâneo. Justamente por isso, o que você veste é completamente coberto por uma combinação de cores, tamanhos e formatos distintos.

Estampas de frutas

Outra versão que se tornou febre, especialmente na primavera e no verão europeus, foi a estampa de frutas. Isso porque elas trazem um frescor tropical para o visual masculino, deixando-o mais leve, colorido e, é claro, divertido.

E não, as frutas não tomam todo o espaço da camisa como acontece com o floral. Ao contrário, o estampado vem de forma irregular e busca valorizar o contraste harmônico com os demais itens do look, em especial bermudas e acessórios (boné, ecobag, óculos, entre outros).

Estampa militar

Por último, não poderíamos deixar de citar a estampa militar, tão marcante nos anos 90, que voltou a ser incorporada no visual dos homens. Porém, o mix de verde e verde-musgo, que é uma característica marcante desse padrão, deu lugar a uma paleta mais diversificada. Agora, o estampado não tem apenas um tom, mas sim vários.

Cinza e cinza-chumbo, branco e bege, amarelo e creme, azul-marinho e azul, são alguns exemplos. Além disso, as camisas camufladas trazem outro aspecto diferente: punhos, colarinhos e barra das peças na cor preta ou branca.

6. Bônus: os homens mais estilosos do mundo

Depois de falarmos sobre as roupas masculinas na moda, é hora de conhecer uma lista de homens estilosos que mostram que, sim, cuidar da aparência e do visual não só é necessário, como importante para se destacar nas relações pessoais e profissionais.

Afinal, sentir-se bem e confortável com os próprios looks é um passo indispensável para alcançar uma maior autoconfiança. Por isso, acompanhe e não deixe de se inspirar!

Drake

Fonte: melindadaily.com

Para começar, temos o Drake, um dos rappers mais conhecidos da atualidade e que traz no visual uma forte influência do hip hop — que é um dos principais movimentos sociais que representam a cultura negra norte-americana.

Esse estilo é marcado por peças mais soltas e leves, que privilegiam o conforto e a praticidade para se movimentar. Porém, Drake é um verdadeiro visionário e está sempre um passo à frente dos futuros lançamentos do mercado fashion.

Um exemplo é a adoção de peças que estão em alta apenas no underground, no grafite e no street e, só um tempo depois, se tornam tendências da moda masculina mundial.

Por isso, quem curte essa pegada e gosta de camisas oversized e longline, calças de moletom, sneakers, tênis cano alto e afins, deve ficar atento ao cantor, pois ele é referência no assunto!

Jared Leto

Fonte: vogue.com

Jared Leto tem fama de ser camaleão, e isso não é à toa. O vocalista de 30 Seconds to Mars e ator de filmes prestigiados, como Clube de Compras Dallas, não se nega a mudar de visual quando é preciso e de surpreender tanto a mídia quanto os fãs.

Ele já teve diferentes cortes (e cores) de cabelo, penteados inspirados no estilo punk e street, e uma boa variedade de tamanhos de barba. Já quando se trata dos looks, ele dá — com o perdão do trocadilho — um show à parte.

A razão disso é que Leto não tem medo de inovar e apostar em composições com cores fortes e contrastantes, abusar de tecidos acetinados e, ao mesmo tempo, mesclar tudo isso com uma pegada rock n’ roll jaquetas de couro, por exemplo, são recorrentes em suas produções.

Afinal de contas, cada peça traz um pouco da intensa personalidade que ele possui e mostra que, quando se está confortável com o que se usa, é impossível não se destacar.

Rodrigo Santoro

Fonte: pinterest.com

Um brasileiro que não poderia ficar de fora desta lista é Rodrigo Santoro. Isso porque ele, que começou a trilhar a carreira ainda na década de 90, é um dos nomes mais prestigiados quando se trata de personalidades nacionais no mercado internacional. E não é apenas o talento dele que desperta a atenção.

A razão disso é que, além de um visual ecléticoque vai desde o básico ao sofisticado sem dificuldades, ele desponta como uma ótima referência para quem procura por ideias para mandar ver em produções mais formais sem cair na mesmice ou na eterna repetição de peças.

As composições com terno e blazer, por exemplo, são um ponto alto do famoso, pois sempre primam pelo bom gosto e caimento adequado. O motivo disso é que Rodrigo entende que o guarda-roupa de um homem moderno deve prezar sempre pela versatilidade, qualidade e, acima de tudo, valorização da silhueta.

Chay Suede

Fonte: homensquesecuidam.com

Outro nome brasileiro que pode ser a fonte de inspiração que você precisa para dar um up no visual é Chay Suede. Isso porque o cantor e ator possui um estilo bastante versátil e com uma leve pegada rocker.

Ou seja, no dia a dia, os looks dele são majoritariamente casuais, valorizando o conforto e o bem-estar, e facilitando sua transição por diferentes ambientes. Contudo, quando chega a hora de fazer sobreposições, ele não abre mão das jaquetas de jeans e de couro.

Fora isso, yellow boots e até coturnos costumam figurar entre as composições de Chay, promovendo um mix de combinações bastante autoral e criativo. Outra característica do cantor é que, assim como Rodrigo Santoro, ele também não dispensa peças com um caimento slim fit, o que dá um apelo estético superior às roupas, especialmente por ele ter o porte físico magro.

Harry Styles

Fonte: papelpop.com

Se Harry Styles pudesse ser definido em uma frase, certamente seria “o rei das estampas”, como sugeriu a GQ Magazine, que o elegeu o homem mais estiloso em 2016.

O motivo disso é que o cantor britânico, famoso por integrar a banda One Direction, tem como marcas registradas o uso de camisas estampadas e a presença de chapéu fedora, o que o ajudam a construir visuais com pegadas vintage e hipster.

As camisas, em grande parte de viscose, seda ou algodão, costumam trazer ilustrações como as florais, geométricas, tribais, militar e de frutas. As estampas são milimetricamente pensadas para harmonizar com os acessórios (relógios, óculos e colares e pulseiras de couro), que nunca ficam de fora, além de realçar o tom de pele do cantor — um truque que poucos homens utilizam na hora de se vestir.

Outro ponto forte nas produções de Harry fica por conta do excelente gosto para calçados, com destaque especial para as coleções que ele possui de chelsea boots e desert boots.

Jaden Smith

Fonte: fashionbubbles.com

Por último, não podíamos deixar de citar Jaden Smith, o filho mais velho de Will Smith. Apesar de ser o famoso mais novo da lista, com menos de 20 anos, ele já se consagrou como um verdadeiro lançador de tendências e é constantemente requisitado por grandes marcas para campanhas publicitárias e editoriais.

Isso porque, para ele, cada peça pode ser usada para dar asas à criatividade, explorar o físico, quebrar padrões e repensar a forma de se vestir — tanto para homens quanto para mulheres, como disse em entrevista à GQ Magazine, em 2016.

Por esse motivo, ele segue um estilo bastante contemporâneo que traz referências aos demais e está, principalmente, na vanguarda do que será lançado como tendência. Cintura alta, jumpsuit e male ramper, por exemplo, já foram utilizados por Jaden em diversas ocasiões, como eventos e participações em programas de televisão.

Como você viu, as roupas masculinas na moda estão sempre sendo reinventadas, ganhando novas referências e trazendo propostas diferentes de estilo. Tudo isso, é claro, para que os homens possam (re)descobrir o guarda-roupa, explorar novas combinações, se divertir enquanto se produzem e imprimir a personalidade em cada peça que usam.

Agora é a hora da pergunta que não quer calar: entre as tendências que citamos ao longo deste post, qual você usaria? Conta pra gente nos comentários!

Posts Relacionados

Comentários

  1. Guilherme disse:

    Muito boa essa matéria, gostei bastante!

Escreva uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *