Há tempos que especialistas sugerem que a comida pode ser o melhor remédio para diversos distúrbios. Afinal, a natureza é rica em prover uma série alimentos e nutrientes, capazes de prevenir e até curar doenças e problemas no nosso corpo, além de trazer muitos benefícios para a saúde.

Uma alimentação saudável, rica em vitaminas, minerais e fibras é a chave para manter o bom funcionamento do organismo. E ainda confere outras vantagens, como pele e cabelos impecáveis!

Dessa forma, você se nutre de forma natural, e raramente precisará recorrer a tratamentos caros ou remédios. Então, para começar já a investir em um estilo de vida melhor, conheça estes 9 alimentos essenciais que vão dar um upgrade na sua saúde e trazer mais vigor para seu dia a dia!

Fonte: http://www.eatthis.com/

Fonte: http://www.eatthis.com/

1. Oleaginosas

Nozes, castanhas e amêndoas são alguns exemplos de frutas oleaginosas. Além de serem muito deliciosas, elas são ricas em ômega 3, o que auxilia na redução da pressão arterial e diminui os riscos de doenças cardiovasculares.

As oleaginosas também são fonte de gordura insaturada, que ajuda a reduzir o colesterol e os triglicérides. E ainda tem mais! Elas possuem minerais, como cobre, magnésio e selênio, que contribuem para minimizar o estresse e produzir mais energia para o corpo.

Fonte: http://www.eatthis.com/

Fonte: http://www.eatthis.com/

2. Aveia

A aveia é uma excelente fonte de fibras e carboidratos de baixo índice glicêmico. Assim, elas conferem mais saciedade e dão energia e mais disposição, mas sem levar o organismo a sofrer picos com a liberação de insulina no sangue.

Portanto, a aveia ajuda a controlar a taxa de açúcar, prevenindo doenças como a diabetes, por exemplo. Aliás, vale lembrar que a diabetes é uma das principais causas de impotência sexual masculina.

Então, uma sugestão é caprichar em um café da manhã com aveia, banana e mel. A banana é rica em serotonina — que regula o humor, te deixando mais alegre e combatendo a apatia — enquanto o mel é um energético natural.

Fonte: http://www.eatthis.com/

Fonte: http://www.eatthis.com/

3. Vegetais verdes

Vegetais como rúcula, couve, espinafre, brócolis e agrião são fontes inesgotáveis de diversos nutrientes importantes para a saúde, da cabeça aos pés. Especialistas apontam, inclusive, que eles ajudam a combater diferentes doenças e, no caso dos homens, impactam na produção de esperma e no aumento da fertilidade.

A rúcula e o brócolis, por exemplo, possuem muita vitamina C e fibras que beneficiam o sistema imunológico e tratam da saúde do coração. Também são ricos em flavonoides, compostos anti-inflamatórios que combatem alergias e minimizam os riscos de danos na pele.

peixe

Fonte: http://www.eatthis.com/

4. Carnes magras

Carnes magras, como o peixe e o frango sem pele e gordura, possuem certas proteínas — principalmente a queratina e o colágeno — que são amplamente conhecidas por dar mais força aos cabelos, prevenindo, assim, a queda de fios e a calvície.

Os peixes, em especial, devem ser consumidos pelo menos duas vezes por semana, pois são fonte de ômega 3, selênio e vitamina B3.

Esses nutrientes ajudam a melhorar a circulação no couro cabeludo, fazendo com que a entrega de nutrientes para os fios seja facilitada. Além disso, eles ainda protegem o couro cabeludo das radiações solares e de inflamações.

Fonte: www.shutterstock.com

Fonte: www.shutterstock.com

5. Chá-verde

Assim como o café, o chá-verde possui cafeína, uma substância termogênica que eleva a disposição e estimula o metabolismo, resultando em queima de gordura e maior gasto calórico.

Mas o chá também detém aminoácidos e antioxidantes, que contribuem mais ainda para a perda de peso e a prevenção de doenças do coração, do câncer e da diabetes.

cantaloupe

Fonte: http://www.eatthis.com/

6. Alimentos alaranjados

Alimentos com coloração alaranjada, como cenoura, abóbora, manga e mamão, têm betacaroteno, que é excelente para manter a pele bonita e protegê-la dos raios solares. Grosso modo, esse nutriente prepara a pele para entrar em contato com o sol e, de quebra, ajuda o corpo a produzir melanina e chegar a um bronzeado perfeito.

Além disso, o betacaroteno tem a função de regular a produção de sebo, impedindo a oleosidade excessiva do couro cabeludo. E ainda ajuda manter os fios mais saudáveis e com mais elasticidade.

Fonte:www.shutterstock.com

Fonte:www.shutterstock.com

7. Água de coco

A água de coco é uma fonte poderosa de hidratação e energia para o corpo. Formada por um combo impressionante de nutrientes, essa bebida é incomparável perante a qualquer outro produto reidratante industrializado para ser consumido após a prática de esportes, por exemplo.

Além de ser um hidratante potente, a água de coco reduz os riscos de doenças, contribui para um melhor desempenho das funções renais e da digestão. Ela também ajuda a manter o sistema imunológico em pleno funcionamento, dispondo de propriedades antienvelhecimento.

strawberries

Fonte: http://www.eatthis.com/

8. Frutas vermelhas

As frutas vermelhas fazem muito sucesso na hora da sobremesa, e o lado bom disso é que elas são riquíssimas em antioxidantes. Essas substâncias ajudam a prevenir vários tipos de infecção, como as urinárias, e ainda evitam a perda de memória.

O morango, a framboesa, a amora e até o tomate possuem licopeno. Um antioxidante responsável por conferir a cor vermelha a esses frutos e muito importante para saúde dos homens, pois reduz as chances do desenvolvimento de câncer de próstata.

alho

Fonte: www.shutterstock.com

9. Alho

Desde a antiguidade o alho é usado para tratar vários tipos de doença. E suas propriedades antivirais e antibacterianas fazem dele um forte agente contra gripes, resfriados e outras infecções.

De fato, esse superalimento tem grande potencial, e traz diversos benefícios para a nossa saúde, como o combate à pressão arterial e aos radicais livres.

Além disso, o alho possui um princípio ativo chamado de alicina, que é muito útil no tratamento para acne, asma e artrite. E essa substância ainda ajuda a melhorar o fluxo sanguíneo para os órgãos genitais, contribuindo para saúde sexual masculina!

Enfim, investir em uma alimentação saudável é mesmo o segredo para manter corpo e mente sãos! Por isso, incorpore esses alimentos nas suas refeições, e comece a sentir seus benefícios no seu organismo e a sensação de bem-estar que eles podem proporcionar! Experimente!

E aí, gostou do nosso post sobre alimentação saudável? Já costuma consumir algum desses itens no seu dia a dia? Quais deles? Deixe-nos o seu comentário e divida com a gente a sua experiência!