fbpx

3 atividades benéficas à mente que vão te ajudar no trabalho

Os profissionais mais competitivos sempre estão à procura de métodos e atividades para maximizar a performance no trabalho, e às vezes essa necessidade de aumentar a produtividade pode ser encontrada no tempo livre através de maneiras simples.

Com atividades que comprovadamente fazem bem ao cérebro e, consequentemente, ajudam no desempenho no trabalho, alguns exercícios são essenciais para o profissional de praticamente qualquer setor.

Yoga

Man practicing yoga against a urban background

Em um mundo cada vez mais caótico em que a velocidade e a rapidez dos afazeres da rotina só aumentam, existem momentos em que o melhor a se fazer é se desligar de todos os problemas e clarear a mente. Para isso, uma alternativa saudável e muito benéfica à mente é a yoga.

Segundo a especialista Anna Trökes, que ensina yoga há mais de 40 anos, essa atividade é uma arma poderosa que beneficia tanto o corpo quanto a mente. A alemã deu uma entrevista ao site Deutsche Welle em que disse que a yoga é benéfica para as pessoas reduzirem o nível de estresse, depressão, ansiedade e outros males.

“Ao longo de milhares de anos, a yoga desenvolveu estratégias que podem nos ajudar a minimizar o impacto de fases estressantes sobre nossas vidas”, afirma a especialista.

Ela completa dizendo que essa atividade é fundamental para ativar o estado de relaxamento do corpo, o que condiz naturalmente com a diminuição do estresse.

Para entender mais sobre os efeitos da yoga e como ela pode ser benéfica à mente, é importante saber que existem várias maneiras diferentes de praticar essa atividade, como a clássica, power, hot, acro e tantas outras.

Poker

Uma das modalidades esportivas mais populares dos dias atuais, o poker se tornou uma “febre” nos últimos 20 anos com a ascensão da versão online. Atualmente, só no Brasil são mais de 8 milhões de competidores e esse número não para de crescer.

O poker é um oásis quando o assunto é estratégia e a parte teórica do esporte: existem diversos livros famosos que fazem parte da cabeceira de praticamente qualquer competidor de sucesso.

No entanto, para se divertir e jogar poker não é necessariamente preciso se aprofundar no esporte e passar horas estudando. Uma das belezas dessa modalidade é justamente a possibilidade de jogar com apenas o conhecimento básico.

Além disso, o poker é uma modalidade extremamente social em que em um único jogo é possível juntar até 10 pessoas na mesma mesa. É uma atividade entre amigos, que tem o potencial de relaxar os participantes e criar novas amizades.

Seja de terno e gravata ou com a roupa mais causal possível, o poker é extremamente democrático em todas as formas e isso ajuda a modalidade ser tão popular no mundo todo.

O lado social não é a única vantagem do poker à mente. A ciência já comprovou que esse esporte traz outros benefícios ao cérebro. O Dr. Stephen Simpson é um dos maiores estudiosos sobre os efeitos desse esporte nas pessoas e afirma:

“Quando praticamos novas atividades, novos caminhos para os neurônios são criados. Todo esse processo é saudável para a mielina, o que é positivo para o cérebro. Quanto mais jogamos poker, mais mielina é criada”.

Com isso, o praticante assíduo de poker tem uma mente mais adaptável às situações adversas e que gera uma capacidade de concentração maior para as tarefas da rotina.

Em linhas gerais, jogar poker de maneira descontraída com os amigos relaxa a mente e ainda turbina a capacidade do cérebro gerando maiores níveis de concentração e aumentando o poder de adaptabilidade.

Caminhada

Close up woman walking on a path. Fitness concept.

Diferente do poker, a caminhada é um esporte físico. Além de ter os seus benefícios já comprovados há tempos para o lado físico, essa atividade é fundamental para o bem-estar mental.

Segundo um estudo feito pela Universidade de Essex, no Reino Unido, caminhar em áreas verdes e bem arborizadas pode melhorar consideravelmente a saúde mental, com o aumento na autoestima e humor.

Além disso, a caminhada ajuda a deixar o cérebro mais saudável e retarda o envelhecimento — é o que diz um estudo estadunidense realizado pela Universidade de Illinois. A caminhada também ajuda a elevar a coordenação e torna o corpo mais rápido em responder aos diversos estímulos.

Outro importante tópico que comprova a eficiência da caminhada para os profissionais é o fato de que ela, quando realizada constantemente, aumenta a produção de estimulantes no corpo — o que naturalmente afasta a sensação de sonolência.

Esses são apenas alguns entre vários efeitos positivos da caminhada para a sensação de bem-estar mental, pontos que consequentemente contribuem diretamente para uma produtividade maior no trabalho.

Que tal começar 2020 com esses hábitos benéficos à sua saúde e ao seu dia a dia? 🙂

Posts Relacionados

Escreva uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *