fbpx

Esfriou? Saiba como cuidar da sua barba no inverno!

As épocas de baixas temperaturas nos obrigam a ter alguns cuidados especiais com nosso corpo, especialmente com a pele. Cuidar da barba no inverno é uma dessas necessidades ― e por uma série de motivos.

A limpeza, hidratação e manutenção dos fios são fatores fundamentais para que ela sofra menos durante os períodos de inverno, se mantendo higienizada e com uma aparência sempre ótima. 

Adotando certos métodos com mais frequência, você certamente poderá curtir o frio com sua barba na melhor forma. Ficou curioso para saber quais são esses cuidados essenciais para a saúde dos seus preciosos fios? Acompanhe a leitura!

Dê foco extra na hidratação

Fonte: goo.gl/1eRzN7

A estação mais fria do ano traz consigo um clima mais seco, o que influencia diretamente na hidratação do nosso corpo. Beber os tão aclamados dois litros de água por dia se torna uma missão quase impossível, e tudo isso acaba se refletindo na condição de sua pele.

O ressecamento durante o inverno é algo natural. Dessa maneira, a barba também sofre, ficando com uma aparência mais pobre, sem brilho e opaca. A hidratação é fundamental par reverter esse quadro.

É importante se esforçar para estar sempre hidratado. Beba diariamente uma quantidade satisfatória de água e tenha como aliados os tratamentos específicos, como cremes hidratantes para a barba.

Evite coçar a barba

Fonte: goo.gl/zVfmVY

Por conta do ressecamento mencionado acima, a vontade de coçar o rosto tende a aumentar nessa época do ano. Entretanto, é fundamental evitar ao máximo fazer isso. A pele já estará fragilizada pela ação do tempo seco, e o ato de coçar pode agredi-la ainda mais.

Trata-se de um ciclo vicioso: quanto mais você o fizer, mais a vontade se intensificará. Além disso, o ato pode acabar fazendo com que sua barba fique falhada, trazendo um dos problemas mais chatos para quem cultiva os pelos.

Não abra mão da loção pós-barba

Fonte: goo.gl/hAqneC

Os banhos quentes são praticamente obrigatórios no frio — afinal, quase ninguém prefere se arriscar naquela água congelante, não é mesmo? Saiba, no entanto, que esse banho colabora diretamente para o aumento do ressecamento da pele.

Como solução, a loção pós-barba também cumpre muito bem o papel de manter a barba hidratada nos períodos mais gelados. Portanto, quando terminar de fazer a manutenção dos fios, use a loção para dar uma amenizada no sofrimento que a pele do seu rosto está passando.

Não se esqueça de usar água fria na hora de aparar os pelos do rosto! Já citamos aqui que a água quente não faz bem para ela, mesmo nos dias frios de inverno.

Mantenha a barba aparada

Fonte: goo.gl/hkA6mL

No frio cresce a vontade e a motivação de deixar a barba crescer mais e criar aquele volume tão desejado pela maioria dos barbados. É completamente compreensível e, de fato, é a melhor época para deixar os fios crescerem.

Entretanto, deixar a barba se desenvolver não quer dizer largar de mão a manutenção dela quando se trata de aparar os pelos. Ela ficará mais cheia naturalmente, mas isso não deve acarretar em uma barba bagunçada.

LEIA MAIS

Não aparar a barba resultará em fios sem direção e padrão. Para mantê-la de modo uniforme e sem aquele aspecto de desleixo, é fundamental a visita ao seu barbeiro, ou até mesmo a manutenção feita em casa.

O volume não será afetado de forma significativa. Essa manutenção serve apenas para evitar que a barba tenha um excesso daqueles pelos que sempre parecem maiores que os outros, trazendo um aspecto bagunçado.

Mantenha a barba limpa durante o dia

Fonte: goo.gl/wbVR27

A higiene é um dos fatores que mais influenciam na saúde da barba, e esse cuidado precisa ser potencializado no inverno. No frio bate aquela preguiça natural de lavar o rosto por conta do clima.

A água gelada é um incômodo e parece que queima sua pele, mas o esforço é válido! Adote o hábito de lavar os pelos da face duas vezes ao dia. Esse é um costume bem simples, mas que se torna muito importante.

A higiene bem implementada no inverno evita que os pelos da barba fiquem excessivamente ressecados e quebrando, o que resultará na queda dos fios, pois os mesmos ficam fragilizados por conta de hábitos ruins.

Use produtos próprios para cuidar da barba no inverno

Fonte: Vito

É muito comum lavar a barba no banho usando o shampoo. Mas esse hábito é extremamente prejudicial aos fios, especialmente no inverno. Por não ser apropriado para o rosto, o shampoo remove a oleosidade natural da pele, responsável pela hidratação.

A perda dessa camada de hidratação contribui para o ressecamento da pele, o que influencia negativamente a qualidade dos fios da barba, trazendo os problemas que já citamos aqui.

Os pelos da face precisam de cuidados específicos para que se mantenham hidratados, fortes e com uma aparência impecável. Ter produtos voltados para esse tipo de cuidado com a barba é fundamental para obter ótimos resultados no cuidado e na manutenção dos fios. Conheça alguns desses produtos:

Shampoo para a barba

Como já citamos, dispense o uso dos shampoos de cabelo! Há produtos voltados inteiramente para a barba. Estes, além de limpar e deixar os pelos com ótima aparência, também darão a hidratação necessária, além da sensação de frescor.

Óleo para a barba

O óleo traz vida e saúde para os fios, combatendo o estado quebradiço em que eles podem atingir durante o inverno. Eles são ideais também para manter a aparência de uma barba uniforme e com direção nos fios. Aplique o produto na barba logo após lavar com shampoo, pelo menos uma vez ao dia.

Balm para a barba

Este produto é indispensável para os cuidados da barba, especialmente no inverno. Ele combate diretamente o tão falado ressecamento, além de trazer brilho e vida para os pelos, tirando aquele aspecto opaco.

Loção pós-barba

A loção acalma a pele após o processo de aparo dos pelos, que muitas vezes é feito com navalha ou barbeadores, e acaba naturalmente agredindo a pele. O produto dá sensação de alívio e melhora a irritação na região do rosto.

Aprendeu novas maneiras de cultivar fios saudáveis e bonitos no rosto? Deu pra perceber que cuidar da barba no inverno requer alguns hábitos, mas nenhum deles que não possam ser facilmente incluídos na rotina de todo homem. O foco deve estar na manutenção, na higiene e na hidratação! Compartilhe o post para mais barbados saberem como cuidar dos seus fios durante o frio!

Posts Relacionados

Escreva uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *