fbpx

Aprenda a combinar terno e gravata

É normal que surjam diversas dúvidas na hora de escolher um look social, dentre tantas uma recorrente é “Qual a melhor cor de gravata para este terno?”.

Para um visual completo e elegante é essencial que todos os componentes estejam em harmonia, ao começar pela gravata e camisa.

Normalmente perdemos grande parte de nosso tempo pensando na melhor alternativa, e às vezes acabamos errando na escolha ou optando pelo mesma opção TODA VEZ. Chega disso! É hora de ser prático!

Confira nosso post e aprenda a combinar qualquer terno com gravata.

PALETA DE CORES

Basear-se numa paleta de cores é um bom começo para evitar erros na hora de combinar. Lembre-se sempre: as cores devem ser harmônicas.

Aproveite para dar uma olhada nesse vídeo do canal da Key, que ensina e dá umas dicas de combinações de gravatas:

Um bom começo para combinação de cores, é utilizando o círculo cromático. Ele é composto por três cores primárias, três secundárias e seis terciárias: escolha diferentes tons de uma mesma família e forme looks monocromáticos (mesma cor) ou looks de tom sobre tom.

Veja alguns exemplos:


Tom sobre tom: Terno Masculino, Camisa social e Gravata Masculina em tons de azul.

NA DÚVIDA OPTE POR TONS NEUTROS

Uma maneira prática e fácil de não cometer erros nas combinações é optar por ternos em tons neutros.

Por exemplo, um terno na cor preta quando combinado com uma camisa branca permite que você utilize qualquer tipo de gravata. Uma gravata estampada, gravata borboleta, em tons escuros ou claros, não existe muito erro, apenas lembre que se a camisa for de alguma cor, o tom da gravata deve estar dentro da mesma família de cor.


Terno preto, gravata social masculina em tom claro, e camisa social clara.

Terno preto, gravata estampada e camisa social masculina branca.

APOSTE EM ESTAMPAS

Não há problema algum em utilizar um terno estampado com uma gravata estampada, no entanto ao optar por tal, é necessário um cuidado redobrado para não errar nas combinações!

Para facilitar sua vida separamos uma dica que o fará ser assertivo em sua escolha, anote ai: os espaçamentos das estampas devem ir crescendo de dentro para fora e não o oposto, ou seja, uma estampa mais unida ou aglomerada na camisa, um espaçamento maior na gravata e uma estampa com espaçamento ainda mais largo no terno.

Veja:

Terno xadrez. camisa listrada e gravata estampada

Terno masculino listrado, gravata masculina estampada, camisa social masculina

SOBREPOSIÇÃO EM TEXTURAS


Gravata jacquard, terno masculino tweed, camisa listrada social masculina.

Além da sobreposição de tons e estampas, é possível compor sobreposições de texturas, ou melhor, combinar diferentes tipos de tecidos. Por exemplo, em dias mais frios é possível que algumas pessoas optem por ternos de tecidos mais pesados, dentre as opções temos o terno em tweed.

No caso de um terno tweed, devido à seu aspecto mais “brusco”, é recomendável utilizá-lo com gravatas mais sutis, por exemplo aquelas que não contenham brilho.

Por outro lado, em dias mais quentes a preferência vai para os tecidos mais leves, como o linho. No caso do terno em linho a dica é combiná-lo com gravatas jacquard, tricô, poliéster e algodão, sobrepondo texturas e compondo um visual chique, fresco e inovador (dica: opte por gravatas sem brilho).


Gravata masculina em tricô, terno tweed, camisa masculina poá.

No final das contas você não precisa ter medo de ousar! Quando for decidir qual gravata e terno for usar tenha apenas em mente certos pontos, como, por exemplo, a paleta de cores. Busque sempre a harmonização no look.

Ainda na dúvida? Aqui vai um macete para que não existam chances de errar e não esquecer mais!

E aí, gostaram? Deixe seu comentário, sugestões e fique sempre por dentro de nossas novidades!

Até a próxima!

Por Gabriela Alves Olguin

Posts Relacionados

Escreva uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *