fbpx

7 estilistas brasileiros de moda masculina que você precisa conhecer

O guarda-roupa masculino está ganhando cada vez mais versatilidade e graça. Essa quebra com a monotonia é resultado do trabalho de vários estilistas brasileiros de moda masculina, que se empenharam em explorar tendências e colocar nas passarelas propostas que deixam o visual dos homens mais ousado e estiloso.

Nesse cenário, muitos estilistas fizeram história em nosso país, lançando criações originais, criativas e revolucionárias direcionadas aos homens. Para saber um pouco mais sobre essas trajetórias, conheça abaixo 7 estilistas brasileiros de moda masculina e suas carreiras de sucesso:

1. Rique Gonçalves

Fonte: Blog do Paulo Ruch

Com o desejo de unir moda, design e comportamento urbano, traduzindo essas referências em roupas, o estilista carioca Rique Gonçalves criou sua marca, a R. Groove.

A intenção de Rique era fugir do surfwear — um estereótipo das marcas do Rio de Janeiro — e criar coleções inspiradas na vibração das ruas das cidades, flertando com o pop e o vintage ao mesmo tempo. O resultado desse trabalho, além de surpreendente, ganhou diversos prêmios nos últimos anos como melhor desfile e estilista revelação.

A linguagem que o estilista desenvolve para suas peças é representada em estampas tecnológicas e cortes inusitados, que têm por trás uma proposta divertida e descolada para a moda masculina.

Dessa forma, é válido afirmar que Rique conquistou o público e a crítica com seu streetwear com gosto de sal do mar!

2. João Pimenta

Fonte: Revista Donna

João Pimenta saiu de Minas Gerais no fim dos anos 80 e chegou a São Paulo cheio de sonhos. Ele deixou seu trabalho de lavrador no interior para se transformar em um dos maiores estilistas brasileiros de moda masculina dos últimos tempos.

Contudo, engana-se quem acha que ele abandonou totalmente seu passado. Muito pelo contrário: os aspectos religiosos, folclóricos, culturais e artesanais do interior e dos povos brasileiros são os principais temas de suas criações

Uma das suas coleções mais icônicas foi a feita para o verão de 2013. Inspirado na Folia de Reis, o desfile surpreendeu a plateia com um cenário incrivelmente festivo e modelos mascarados.

João ficou conhecido no início de sua carreira pela destreza com a qual misturava matéria-prima de baixíssima qualidade com tecidos nobres. Seu talento e olhar apurado para mesclar materiais irreverentes continuam sendo o DNA de sua marca.

3. Felipe Fanaia

Estilista Felipe FanaiaFonte: Style Br

Uma das principais características da marca criada por Felipe Fanaia é não possuir identidade. Explicando melhor, o objetivo do estilista é justamente desconstruir uma imagem específica: para ele, cada coleção é uma história, com cortes, tecidos e materiais distintos. Sendo assim, sua marca é sempre mutável.

O estilista já fez desde coleções baseadas em filmes de horror até inspiradas no longa “As Patricinhas de Beverly Hills”. Suas criações trabalham com o conceito de exclusividade e são voltadas para o que ele denomina de street chique.

Assim, Felipe oferece para seu público um olhar diferente para cada peça, apostando em um visual de impacto com roupas desconstruídas e conceituais. Seu principal interesse é ser autêntico e inovador.

4. Danilo Costa

Estilista Danilo CostaFonte: Casa de Criadores

Danilo Costa é mais um dos estilistas brasileiros de moda masculina revelado pela Casa dos Criadores. Criativo, sempre gostou de desenhar desde criança. Seu gosto pela estamparia, pela ilustração e pelo lúdico permanece até hoje em suas criações.

Em 2015, por exemplo, Danilo lançou uma coleção inspirada em ursos pandas. Na passarela, os modelos com camisetas enormes estampadas com o panda e o uso de padrões com ursinhos coloridos mostravam que o visual masculino pode ter graça, diversão e muito estilo.

Tricôs estampados, gorros com pompons enormes, estampas engraçadas com donuts, pizzas, insetos, entre outras referências, são marcas registradas de seu estilo jovial.

5. Alexandre Herchcovitch

Estilista Alexandre HerchcovitchFonte: Lilian Pacce

Consagrado estilista brasileiro, Alexandre Herchcovitch é o favorito de muitas pessoas, tanto para a moda masculina quanto para a feminina. Sendo assim, resumir seu estilo e carreira não é uma tarefa nada fácil.

Nas passarelas, seu passatempo é surpreender o público com coleções incríveis e simplesmente inesquecíveis. De fato, suas criações representam pontos altos na moda brasileira, com referências e inspirações que vão desde Hello Kitty até Carmem Miranda.

Na moda masculina, sempre soube misturar com maestria a alta-costura e a alfaiataria com o streetwear, lançando mão de materiais e imagens diferentes como o xadrez e as caveiras — que viraram identidades visuais de sua marca.

No fim, Alexandre prova que é um verdadeiro artista. Seu talento, criatividade e ousadia servem como base e inspiração para outros estilistas que desejam algum dia alcançar tanto sucesso.

6. Ricardo Almeida

Estilista Ricardo AlmeidaFonte: iCasei

Escolha principal de celebridades como Rodrigo Santoro e também de muitos políticos como o prefeito de São Paulo, João Doria, Ricardo Almeida é referência nacional no quesito alfaiataria impecável.

O paulistano domina como ninguém a arte de vestir o homem com um visual pautado na elegância clássica, sem deixar de garantir a silhueta moderna e confortável.

O estilista atende a clientela estrelada em seu ateliê em São Paulo, onde desenha peças sob medida. Sua marca oferece tudo o que um homem requintado necessita: sapatos, cashmeres, gravatas, camisas e até costumes completos com a assinatura de Ricardo.

Foi por conta de seu talento e maestria que ele construiu um império, com mais de 15 lojas próprias e uma gigante fábrica que confecciona cerca de 6 mil peças de alfaiataria por mês, até mesmo em tempos de crise econômica.

Isso mostra que, em um cenário financeiro difícil, os homens precisam focar no que é essencial e eliminar supérfluos — e o melhor investimento que alguém pode fazer é ter um terno muito bem cortado por Ricardo Almeida.

7. Rodrigo Fraga

Estilista Ronaldo FragaFonte: Revista Donna

Irmão do grande estilista Ronaldo Fraga, o mineiro Rodrigo Fraga é um dos maiores representantes da moda masculina contemporânea.

Sua marca registrada é criar peças atemporais com modelagem primorosa, afinal, o estilista é um grande amante da alfaiataria masculina e prefere atender clientes e criar peças sob medida à participar de grandes desfiles.

Por conta do seu intenso trabalho de investigação da vestimenta dos homens, Rodrigo, que acumula mais de 20 anos de carreira, é considerado um especialista em moda masculina em nosso país.

Como você pode perceber, o Brasil conta com muitos artistas e profissionais consagrados, dedicados a criar um estilo inconfundível para deixar os homens mais elegantes. Agora, você tem referências de sobra para aprimorar seu visual!

Gostou de conhecer esses grandes estilistas brasileiros de moda masculina? Qual é o seu favorito? Conhece mais algum que faltou em nossa listagem? Conte para a gente nos comentários!

Pulseiras Masculinas

Posts Relacionados

Escreva uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *