fbpx

Conheça o poder dos acessórios masculinos para a moda

Ter estilo, bom gosto e criatividade na hora de se vestir são características essenciais para o homem moderno que deseja se destacar entre as pessoas ao seu redor e ter um visual bacana. Porém, para muitos, essa tarefa nem sempre é fácil, visto que às vezes falta informação, personalidades em quem se inspirar e o conhecimento necessário sobre o poder que os acessórios masculinos possuem.

É justamente por isso que preparamos um post especial sobre o assunto que envolve não apenas a importância deles na história, mas quais itens você não pode deixar de ter. Acompanhe!

1. Os acessórios ao longo da história

Fonte: Key Design

Entender como os acessórios masculinos evoluíram de apenas simples complementos a peças-chave no visual do homem moderno requer compreender também os movimentos culturais e o que eles representaram para a sociedade ao longo do último século. Ou seja, se aprofundar a respeito dos impactos sociais que eles causaram no comportamento e no vestuário masculino.

Um dos mais famosos, por exemplo, é o movimento rocker, estabelecido ainda nos anos 50 e que estava relacionado, inicialmente, com grupos de motoqueiros que adotavam as duas rodas como estilo de vida, como é o caso dos Greasers — um dos mais famoso dos EUA.

Pelo culto à virilidade e a ligação com o rock, único gênero musical aceito no meio, não demorou muito para que o movimento integrasse aqueles que amavam o ritmo e viam a música como meio transformador na comunidade.

O guarda-roupa de quem se definia como rocker tinha peças muito marcantes, como roupas e acessórios (braceletes, pulseiras e colares) de couro — o que facilitava o reconhecimento das tribos entre si.

Alguns anos depois, porém, houve desdobramentos político-sociais no meio que deram origem a outras vertentes tidas como anarquistas e que lutavam contra o estado e as regras sociais que segregavam e impulsionavam a criação de guetos, como os punks, os grunges e os skinheads.

Já na década de 1960, surgiu uma manifestação contracultural ao hedonismo capitalista, ao estado e às repressões sociais em relação ao gênero e ao sexo. A filosofia hippie pregava também o amor sobre a guerra, a paz e a liberdade individual para todos.

Graças à sua profusão, entre os anos 60 e 70, houve uma intensa quebra de tabus que envolviam a segregação racial, os direitos das mulheres, a estética e a moda. Para eles, vestir-se era muito mais do que um hábito ou necessidade. Era uma forma de lutar por direitos e equidade social, além, é claro, de expressar seu verdadeiro “eu”.

Esse movimento trouxe grande impacto, por exemplo, sobre o guarda-roupa masculino, que viu a chance de incorporar tendências e não ter medo de explorar determinadas cores chamativas, como o rosa e roxo, e peças tidas como femininas, como colares, pulseiras e brincos. A seguir, nós mostraremos um pouco de como esses movimentos foram retratados pela mídia:

No cinema

Poder dos Acessórios MasculinosFonte: www.popcidade.com.br

Muito dos movimentos citados há pouco foram transportados para a sétima arte. Às vezes como background das histórias, outras como parte da construção da personalidade e do visual do personagem principal.

Isso permitiu não apenas a expansão deles, como também a mescla com outras manifestações sociais, como a igualdade social e racial presente no hip hop, constantemente debatidos entre os anos 40 e 70.

Afinal, eles passaram de questões de nicho que a sociedade ainda estava aprendendo a lidar para um produto das massas, uma vez que foram fortemente inseridos num dos mais proeminentes meios de comunicação audiovisual: o cinema.

Com isso, os movimentos tornaram-se mainstream, isto é, populares, e passaram a ganhar identificação no grande público por meio do simbolismo que a vestimenta e os acessórios traziam e eram tão presentes neles. Alguns exemplos de filmes que mostram isso são:

  • Juventude Transviada (1955), no qual atuou o icônico James Dean — ator que se tornou referência do estilo rocker à época;
  • Hair (1979), no qual o pano de fundo da história se baseava nos conceitos de grupos hippies e como essa filosofia de vida podia mudar o mundo.

Na música

Fonte: goo.gl/JaFeR2

Além do cinema, a indústria fonográfica desempenhou um papel fundamental para reforçar os movimentos culturais, quebrar tabus, lançar tendências e estimular socialmente os homens a valorizar a moda nas roupas e nos acessórios — seja ela como estilo ou representação social.

Entre os anos 50 e 70, por exemplo, Elvis Presley popularizou o gênero do rock com apresentações que revolucionaram o mundo da música não apenas pela performance vocal, mas também pelos visuais com forte presença do couro em peças como jaquetas, calças, sapatos e acessórios (colares, relógios e pulseiras).

Além disso, o cantor era apaixonado convicto por óculos masculinos, o que impulsionou toda uma geração de homens no final da década de 1970 a copiar seu estilo.

No mesmo período, aqui no Brasil, surgiram diversos músicos, como Gilberto Gil, Arnaldo Baptista, Tom Zé e Caetano Veloso, que integravam o tropicalismo — vertente do movimento hippie em terras tupiniquins.

Em meio à luta pela repressão militar e o uso da música como forma de arte e resistência, eles trouxeram para a mídia audiovisual mais do que belas canções e letras: a liberdade de cor no guarda-roupa e a possibilidade abusar de acessórios, como pulseiras, colares, anéis, bandanas e chapéus.

2. O poder dos acessórios para a moda masculina

Fonte: Key Design

Os acessórios trouxeram um grande impacto para a moda masculina por permitirem a valorização do visual de todos os homens independente do tipo físico que possuem. Isso porque, quando bem empregados, eles realçam partes do corpo ou, se necessário, tiram o destaque de determinadas regiões. Alguns exemplos são o pescoço com os colares, a área da barriga com o cinto, a cabeça com bonés e chapéus etc.

Mas não só isso, pois os acessórios são extremamente democráticos. Isto é, ao contrário das peças de roupas que apresentam com frequência uma série de limitações quanto ao porte físico, eles não impõem exceções ou restringem seu próprio uso. Ao contrário, não importa se você é baixo ou alto ou magro ou gordo.

Se for do seu interesse, você não só pode como deve investir nesses itens para dar um up no visual, em especial aqueles mais básicos, e utilizá-los como forma de imprimir sua personalidade, demonstrar seus gostos e gera identificação com grupos e movimentos socioculturais.

3. Os melhores acessórios para homens

Fonte: Key Design

Agora que você entende a dimensão do impacto positivo que os acessórios masculinos podem causar no seu visual, é hora de saber quais são as 9 peças que não podem faltar na sua produção para lhe garantir um visual mais másculo, autoral e diversificado:

3.1. Pulseiras

Fonte: Key Design

Por muito tempo considerado um acessório apenas para as mulheres, a pulseira tem se tornado um item marcante no vestuário masculino e isso não é à toa. Afinal, ela não é apenas uma peça versátil que permite diferentes usos e combinações no seu dia a dia.

É um item capaz de expressar sua personalidade e gostos pessoais, de destacar e dar vida aos looks mais básicos e neutros e afirmar o seu estilo até mesmo nos menores (e muitas vezes esquecidos) detalhes da sua produção.

Para completar, há modelos com diferentes materiais que podem ser explorados independente da ocasião, como as pulseiras de corda, de couro, de metal, de pedras e de tecido, que mesclam tendências do universo da moda masculina e conferem um aspecto mais másculo ao visual.

3.2. Colares

Fonte: Key Design

Assim como as pulseiras, os colares também se tornaram peça essencial no vestuário dos homens e um dos acessórios preferidos quando se trata de moda para homens. E isso não é à toa, já que eles são peças que prezam pela praticidade e conforto independente do visual, o que permite o seu uso nos mais diferentes looks.

Além disso, ter um ou mais colares na produção pode ser uma forma de dar um up no visual e reforçar o seu estilo de vestir, seja ele casual, esportivo, street, swagger, hipster etc. Por essa razão, há uma boa diversidade de modelos, como o de couro, o de metal e o de tecido, para você explorar em suas composições.

3.3. Relógio

Fonte: Key Design

Outro acessório que tem um papel fundamental na rotina do homem moderno é o relógio. E isso não se deve apenas ao fácil e prático monitoramento das horas que ele proporciona e ao qual estamos todos acostumados.

Ao contrário, já que ele se tornou uma peça fundamental para evidenciar seu bom gosto, cuidado com a aparência e, é claro, seu estilo. Justamente por esse motivo é comum encontrar cada vez mais modelos que variam desde a pulseira até a caixa para que você tenha não apenas uma, mas sim várias opções para harmonizar com cada ocasião e não fazer feio no visual.

Alguns exemplos são os relógios esportivos, sociais e casuais que podem ser feitos com diferentes materiais, como borracha, aço e couro. Além disso, também há a possibilidade da peça ser analógica ou digital — o que pode influenciar na formalidade ou informalidade do acessório.

3.4. Carteira

Fonte: Key Design

Ela é um dos primeiros acessórios masculinos com o qual muitos homens têm contato. Por esse motivo, não é difícil conhecer algum amigo ou mesmo um familiar que tem verdadeira estima pela sua carteira e até mesmo a tornou um objeto de extremo apego.

Porém, o hábito de conservá-la consigo mesmo quando a peça está desgastada, desconfortável e com uma aparência muito aquém do desejado é um erro que não deve ser cometido. A razão disso é que você usa esse item inúmeras vezes ao longo do seu dia, seja ao guardar dinheiro, retirar algum cartão, mostrar um documento etc.

Logo, a carteira está frequentemente exposta aos demais à sua volta. Portanto, para evidenciar seu estilo e manter um visual coeso tanto na escolha das roupas quanto dos acessórios, é de suma importância ter um modelo adequado com um material resistente como o couro, tamanho adequado para os seus bolsos e tonalidade sóbria.

3.5. Cinto

Fonte: Key Design

Não, o cinto não tem como única função ajustar aquela peça que está folgada em você. Ao contrário, ele é a peça que desempenha o importante papel de harmonizar a parte superior com a inferior do seu look.

Por isso, você deve redobrar a atenção ao usar esse acessório, já que uma escolha duvidosa pode tirar o equilíbrio do visual e criar um ponto de atenção indesejável na parte final do seu abdômen.

Os modelos de cinto feitos com couro, por exemplo, vão muito bem com produções mais formais e casual chic. Enquanto isso, os de lona trazem mais liberdade para composições informais e básicas.

3.6. Gravata

Fonte: Key Design

Por não ser usada com tanta frequência, exceto se o seu ambiente de trabalho a exige como parte da vestimenta, como ocorre em ambientes corporativos, é comum que muitos homens acabem não dando o devido valor à gravata.

Como resultado, quando necessitam usá-la, seja para um evento mais formal, uma festa ou alguma celebração (casamentos, formaturas etc), acabam enfrentando dificuldades na hora de escolher um modelo, como o tradicional ou borboleta, e deixando a desejar no visual.

Por isso, é essencial conhecer sobre os diferentes tipos de tecidos, como a seda e o tricô, e as padronagens, sejam elas de poá, listras ou grafismos, que ajudam a personalizar seu look e torná-lo muito mais autoral e criativo.

3.7. Mochila

Fonte: Key Design

A mochila, por sua vez, desempenha um papel de grande importância na sua rotina. Afinal, é por meio dela que você transporta seus objetos pessoais, como computador, documentos ou peças de roupa, para a faculdade, o trabalho, a academia ou mesmo uma viagem no final de semana com os amigos.

Porém, ela não se restringe apenas a essa função. Isso porque quando bem empregada na sua produção, a mochila pode se tornar um complemento-chave para o seu visual e ser capaz de torná-lo mais harmônico e ainda reforçar seu estilo.

Além disso, a variedade de modelos ― como a tipo carteiro, a bag, a travel bag e a backpack ― permite que esse acessório esteja sempre com você, independente do ambiente ou situação — seja esta mais informal ou casual.

A backpack, inclusive, tem ganhado cada vez mais adeptos, pois possui um aspecto que mescla o contemporâneo e o retrô, o que garante a versatilidade necessária para o homem moderno que transita entre diferentes ocasiões durante o seu dia, como o trabalho, a faculdade e eventos com a galera.

3.8. Óculos de sol

Alguns usam os óculos por ter desenvolvido fotofobia, isto é, um quadro de aversão à luz. Outros, porque não perdem a oportunidade de ir à praia e precisam redobrar a proteção dos olhos contra os raios solares.

Fora esses casos, há ainda quem não abra mão de tê-los sempre à disposição para enfrentar a claridade nas ruas, especialmente no verão, que é capaz de provocar desconfortos visuais e até irritabilidade ocular. Porém, independente de qual seja o motivo que leve você a usá-los, é essencial que a sua escolha seja muito bem pensada.

Isso porque uma armação incorreta e com um acabamento que deixa a desejar, em especial na ponte, nas plaquetas e nas charneiras, pode comprometer não apenas o seu visual, como também o formato do seu rosto — já que pode colocar em evidência determinados contornos e até imperfeições faciais.

Por isso, dê preferência aos modelos mais delicados, principalmente nos aros e hastes, e com tonalidades, tanto nas lentes quanto na armação, que harmonizem com o resto do visual. Dessa forma, além de destacar os traços físicos da sua face, você vai mostrar que é o tipo de cara que dá a devida atenção a cada detalhe do visual.

3.9. Boné

Fonte: Key Design

Por fim, temos o boné, um item que é sempre lembrado pelos homens para amenizar o calor e diminuir a incidência dos raios solares no rosto quando o dia está ensolarado, seja ele de aba curva ou aba reta.

Apesar de parecer para muitos um acessório simples, acredite: ele tem um potencial capaz de transformar o visual e ser a peça-chave no seu look. Para isso, basta definir qual estilo você quer adotar nas suas produções. É o esportivo, com uma pegada mais casual e com referências a times, sejam eles de basquete, futebol ou futebol-americano, por exemplo?

Se a resposta for sim, não há erro: use os modelos de aba curva. Porém, se a intenção é ter uma imagem mais street e casual, com looks mais fluidos para diferentes ocasiões, como a faculdade e um barzinho com os amigos, invista nos de aba reta.

4. Os segredos para combinar acessórios masculinos

Uma vez que você já sabe quais acessórios não podem faltar em suas produções, é hora de aprender dois segredos fundamentais para combinar acessórios e manter o equilíbrio visual nelas: o mix de colares e o pulseirismo.

O primeiro diz respeito à utilização simultânea de não apenas um, mas vários colares. Para que isso ocorra com sucesso e não haja excessos ou mesmo sobrecarga de informações no seu visual, você deve intercalar peças com formatos diferentes, mas que tenham sempre o mesmo material, seja ele couro, tecido ou metal. Assim, você cria uniformidade visual entre elas.

Já no pulseirismo, por sua vez, você pode combinar pulseiras variadas, tanto em tamanho quanto material, ou até incluir o uso de relógios ao mesmo tempo. Isso porque a chave para que o equilíbrio seja mantido está nas cores dos itens. Ou seja, você deve usar peças de tonalidades que não geram contraste entre si, mas sim que se complementam e formam uma paleta de cores coesa e harmônica.

5. Inspire-se no street style

Fonte: Key Design

Para concluir este post, não podíamos deixar de trazer uma das principais tendências da moda masculina no momento: o street style. Afinal, esse estilo é uma ótima opção para você se inspirar na hora de compor o seu visual, ter mais confiança com as peças que usa e se destacar no seu círculo de amigos.

Mas se você ainda não o conhece ou sabe pouco a respeito dele, não tem problema. Vamos explicar tudo sobre essa moda que vem das ruas! A começar pela sua origem, já que ele é intrinsecamente ligado aos anos 80 e 90.

Isso porque ele surgiu como parte da identidade da cultura negra nos EUA e estava diretamente relacionado ao hip hop, enquanto movimento social e também gênero musical — assim como acontecia com o rap norte-americano. Dessa forma, a realidade das “ruas”, tão citadas nas canções, poderia fazer parte dos seus vestuários e levantar bandeiras e discussões.

Tudo isso, é claro, de uma forma mais autêntica e expressiva de se vestir que fosse além dos padrões fashion. Em paralelo a essa proposta, havia o anseio de que as roupas e acessórios prezassem pela praticidade, conforto e criatividade no dia a dia.

Mas foi apenas no início dos anos 2000 com a explosão de nomes da indústria fonográfica desses ritmos, como Eminem, 50 Cent, Chamillionaire e Ludacris, que esse estilo se internacionalizou, conquistou mais seguidores e despertou o interesse da moda. Com isso, ele passou a sofrer constantes mutações.

Uma das mais marcantes, senão a mais importante, foi que esse estilo passou a ser adotado também por outros dois grupos sociais: os praticantes de diferentes modalidades de skate, inclusive de competições, e aqueles envolvidos com o grafite nos grandes centros urbanos dos Estados Unidos.

Outro ponto importante é que a intensa variedade de experimentações com peças e o acúmulo de referências com o passar dos anos trouxe novos formatos, cores pouco usuais e uma infinidade de possibilidades para o guarda-roupa, em especial, o masculino.

Alguns exemplos são as camisetas oversized e longtail e a cartela de cores fortes, como as nuances de vermelho, verde e cinza escuro. Por conta disso, o street style passou a representar além de um movimento social e começou a promover misturas constantes com outros estilos, como o esportivo, o retrô e o casual.

Logo, ele se tornou um visual que não se restringia a um nicho ou movimento e se converteu em uma tendência repleta de referências, que está sempre buscando novas mudanças e que proporciona originalidade a quem se veste assim.

Porém, não parou aí, já que nos últimos anos houve um aumento considerável de adeptos desse estilo que criou novas vertentes dentro dele. Ou seja, além dos habituais looks despojados, as composições que traziam a moda das ruas incorporaram também o casual chic, o que permite que hoje você use o street style em vários ambientes, inclusive o do trabalho.

Agora que você já sabe acerca da origem do street style e como ele se tornou essa grande aposta do mercado da moda, é hora de conferir as nossas dicas de vestuário a seguir para adotá-lo no seu cotidiano:

Peças que não podem faltar

  • camisetas com formato diferenciado, como oversized, longline, long sleeve, relaxed e longtail;
  • camisas jeans;
  • camisas com estampas de listras ou xadrez;
  • camisetas básicas;
  • camisetas com estampas e grafismos esportivos ou musicais;
  • casacos com e/ou sem capuz de moletom;
  • calças jeans (skinny ou slim fit);
  • calças jogger, meggin (com bermuda por cima) e cropped;
  • calças e bermudas de sarja;
  • calças e bermudas de moletom.

Calçados essenciais

  • tênis de lona convencional;
  • tênis slip-on;
  • tênis sneakers (especialmente se você anda de skate).

Acessórios que dão um up no visual

  • mochilas do tipo bag e backpack;
  • pulseiras de couro, corda e pedra;
  • colares de couro e tecido;
  • relógio com pulseira de couro;
  • bonés de aba curta e aba reta.

E então, gostou de saber mais sobre o papel dos acessórios masculinos na história e como eles impactaram a moda para todos os homens? Pois agora aproveite nossas dicas de acessórios que você não deve deixar de ter e se inspire no street style para ter um visual exclusivo e cheio de personalidade! Aproveite o tema deste post e conta pra gente nos comentários: de qual acessório você não abre mão nos seus looks?

Poder dos Acessórios Masculinos

Posts Relacionados

Comentários

  1. […] anel masculino é um acessório que está em alta! Eles são capazes de marcar o gestual de um homem com muita firmeza, expressão […]

Escreva uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *