fbpx

Moda masculina dos anos 90: quais acessórios voltaram com tudo?

Você, certamente, já reparou como a moda masculina dos anos 90 voltou com tudo e a cada dia está mais presente (de novo) nas ruas, não é mesmo? E isso não é à toa, já que esse movimento retrô está em alta no mundo fashion — tanto para elas quanto para nós — e tornando o resgate de roupas e acessórios que marcaram outras épocas a bola da vez.

Porém, muitos homens ficam com dúvida sobre quais são as peças com maior destaque nessa tendência do momento e principalmente como adotá-las no dia a dia para não ficarem com um visual sobrecarregado — afinal, ninguém merece chamar a atenção pelo motivo errado!

Pensando nisso, preparamos este post com os principais itens, quem mandava ver usando eles na década de 1990 e o que é preciso saber na hora de combiná-los. Acompanhe!

Boné de aba curva

Fonte: goo.gl/H5Q2Wa

O primeiro acessório deste post, como não pode deixar de ser, é o boné de aba curva. Isso porque ele se tornou muito importante (e representativo) em dois movimentos culturais que chegaram ao auge nos anos 90: o hip hop e o skateboarding

É justamente por isso que é difícil não pensar em nomes como Eminem, Will Smith, 50 Cent e Bob Burnquist e não lembrar automaticamente que eles sempre estavam com um exemplar na cabeça. Entretanto, vale ressaltar que não era qualquer modelo! 

Ao contrário, eles sempre tinham as mesmas características: cores chapadas (vermelho, verde, azul, preto etc.) e a parte posterior vazada. Agora, o boné retorna para incrementar o visual urbano e traz uma série de referências às ruas por meio de frases em inglês (o chamado lettering).

Para combiná-lo não há muito segredo: ele vai bem com pulseirascolares de couro e tecido. Fora isso, bermudas (sarja, moletom e jeans), camisetas (com ou sem estampas) e tênis de lona complementam o look com pegada streetwear.

Corrente

Fonte: Key Design

A corrente foi um dos tipos de colares masculinos mais presentes no visual masculino na década de 1990 e, assim como o boné de aba curva, teve a popularidade associada aos grandes rappers que estavam em evidência na mídia.

Entre os principais nomes, podemos citar Akon, Ceelo Green, Chris Brown e Snoop Dogg. Porém, a releitura dessa tendência tão forte no movimento hip hop trouxe mudanças significativas no design desse acessório. 

Para se ter uma ideia, os antigos formatos — que tinham como principais características a grande espessura do metal e o tamanho avantajado da peça — deram lugar a modelos mais refinados, discretos e com a presença de pingentes. 

Uma releitura que não abriu mão do aspecto másculo desse item, mas permitiu que ele não ficasse restrito apenas ao estilo esportivo e despojado de se vestir. É por conta disso que você pode combiná-lo com camisas sociais e blazers para ocasiões mais formais ou investir na combinação com looks urbanos compostos por camisetas oversized e longline.

Relógio de pulso

Fonte: goo.gl/MwAwF7

Outro item que voltou com tudo é o relógio de pulso. Neste momento, você deve estar se perguntando: “mas como assim?”, afinal, você vê diversos caras usando ele diariamente, não é verdade? Acontece que durante os anos 90 esse era um dos principais e mais significativos acessórios masculinos.

Era aquela peça que arrematava a produção e reforçava uma imagem mais viril. Tanto é que sair sem sem ele à época era, de certa forma, como estar nu. Acredita? Não é à toa que Ashton Kutcher, Richard Gere e John Travolta sempre tinham um consigo não importava qual fosse a situação.

E como nessa década não havia smartphones, tablets, MP3 players ou pulseiras digitais — e até mesmo celulares eram produtos que apenas uma pequena parte da população tinha —, ter um relógio era fundamental para conferir as horas.

Entretanto, como você já deve imaginar a esta altura do post, com o início dos anos 2000 ele foi deixado de lado e se tornou uma peça facultativa no visual masculino. 

Porém, isso está mudando e os homens estão redescobrindo o prazer de usar um bom relógio, especialmente os modelos com mostrador analógico, caixa de aço e pulseira de couro — que são ideais para combinar com diferentes tipos de looks casuais e sociais.

A única regra para você ficar atento é quanto ao uso de roupas esportivas, como moletom, shorts, tênis de correr e regatas, que vão bem exclusivamente com relógios esportivos, certo? 

Short curto

Fonte: goo.gl/CxW81f | goo.gl/9Tk2Xb

Saindo dos acessórios e entrando nas peças que marcaram a última década do século XX, há o short curto — geralmente feito de poliéster ou tactel. Ele é, literalmente, o antecessor das tradicionais bermudas de banho que tanto você quanto muitos outros homens usam para ir à praia.

De cores chapadas e listras nas laterais — o que o tornava facilmente reconhecível —, ele tinha o comprimento reduzido (acabando na metade da coxa) para facilitar a movimentação das pernas, em especial durante o nado no mar ou a prática de esportes na areia. David Beckham e Freddie Prinze Jr., por exemplo, o usavam com frequência.

 

Fonte: goo.gl/zeEfNe | goo.gl/yNCQk4

Como foi reinserido no verão europeu pelas grandes grifes do velho continente, como Dolce & Gabbana e Armani, o short ganhou vários adeptos ao redor do mundo e um novo visual. Dessa vez, ele conta com estampas, grafismos e ilustrações que dão um ar mais leve e moderno a essa peça retrô.

Ele vai muito bem com regatas, camisetas básicas e lisas, sandálias de couro, óculos de sol com uma armação com pegada vintage e, é claro, pulseiras de corda.

Camiseta estampada

Fonte: goo.gl/8PqH6r | goo.gl/AkuMYo

Dando continuidade às peças da moda masculina dos anos 90 que estão com tudo, há uma que não pode faltar aqui: a camiseta estampada. Mas não estamos falando do floral, do étnico e afins que se tornaram tendência nos últimos anos. Ao contrário, o que fazia sucesso com a rapaziada naquela época era a ostentação das marcas.

Isso mesmo que você leu. Carregar um símbolo, um desenho ou apenas o nome de uma grande empresa de roupas como a estampa da camiseta era a “cereja do bolo” nas composições casuais, pois agregava status (social e financeiro) ao cara. Ah, e quanto maior fosse a logo, melhor!

Fonte: goo.gl/56rZh1

Jay Z é um dos famosos que não abria mão de usar peças assim. Atualmente, esse gosto em exibir marcas é chamado de logomania e, como toda tendência que vem desse período, sofreu uma releitura.

Por essa razão, você verá diferentes logos de segmentos para além daqueles de vestuário, como as de tecnologia, cinema e até mesmo alimentação — o que acabou se tornando uma forma de mostrar mais das suas preferências.

Esse tipo de camiseta vai muito bem com calças jeans, de sarja ou jogger e tênis sneakers. Ah, quem curte camuflado nas produções, saiba que a logomania casa muito bem com outra tendência: o estilo militar.

Agora que você está por dentro dos acessórios e peças da moda masculina dos anos 90 que vão estar presentes no guarda-roupa masculino, já sabe: siga nossas dicas de combinação e tenha um visual cheio de referências a essa década nostálgica com estilo e muita personalidade!

E se você quiser ficar por dentro de outras dicas e sugestões sobre vestuário e acessórios para diferentes produções, não deixe de assinar já a nossa newsletter!

 

Posts Relacionados

Escreva uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *