fbpx

Descubra o charme da estampa floral masculina

Ela tomou conta das ruas e é difícil não encontrar imagens no Instagram e Pinterest quando você busca novas referências para dar um up no visual — já que, a cada dia, conquista mais e mais adeptos. Mas, afinal, como surgiu a tendência da estampa floral masculina e por que ela está tão em alta na moda?

É para falar sobre isso e trazer dicas de como inseri-la em suas produções do dia a dia, que preparamos este post especial. Acompanhe!

Como a estampa floral masculina surgiu?

Fonte: goo.gl/eddzgF | goo.gl/6p9Qow | goo.gl/JpTTA4

Você, certamente, já ouviu falar do movimento hippie, que teve seu auge nos anos 60, não é verdade? Pois bem, esse movimento da contracultura, que marcou a história dos Estados Unidos (e do mundo), foi o precursor da estampa floral masculina na moda. Ficou surpreso em saber? Calma, explicaremos melhor!

Acontece que os hippies não buscavam apenas “paz e amor”. Ao contrário, eles pregavam uma luta contra os tabus e a visão retrógrada que limitavam tanto a mulher quanto o homem na sociedade, especialmente quando o assunto era o comportamento e o modo de vestir de ambos.

Por conta disso, começaram a criar um estilo próprio — seguido por quem compartilhava dos ideais do movimento e depois pela grande massa — que teve um enorme impacto para os homens da época. Afinal, aspectos que até então eram considerados femininos, como ter cabelo grande e usar acessórios e roupas coloridas, passaram a fazer parte do visual deles.

Foi aí que elementos que já estavam presentes em peças do vestuário das mulheres, como as estampas florais, invadiram o guarda-roupa masculino em camisas, calças e outros itens extravagantes e cheios de vida.

Contudo, no final da década de 1970 e início de 1980, essa tendência caiu em desuso e tornou-se uma característica de nicho da moda — no caso, dos hipsters. Anos depois, já no final de 2015, o mercado fashion — estimulado pela febre do retrô — resolveu não apenas resgatá-la, mas popularizá-la mais uma vez.

Para isso, grandes grifes, como Armani e Dolce & Gabbana, repaginaram o floral print para o verão europeu e lançaram versões com padrões irregulares (maxi e micro), paletas de cores complementares, sépia e black & white, padronagem mista de flores e plantas e mix do floral com o lettering.

Quais são as peças de roupas com essa padronagem?

Fonte: goo.gl/Rs6uAZ | goo.gl/y22ehg

A estampa floral masculina teve uma aceitação tão boa no universo fashion que passou a ser explorada por diferentes marcas, nas mais distintas peças, a fim de criar roupas com o visual mais autêntico, dinâmico e personalizado. Para se ter ideia, é possível encontrar bermudas, calças, blazers, jaquetas, sungas e muitos outros itens com essa padronagem.

Contudo, foram as regatas, camisetas e, em especial, as camisas que melhor casaram com essa tendência. Não é à toa que essa última conta com três modelos que ajudam a diversificar o guarda-roupa do homem moderno: a manga longa, manga curta e a polo.

A primeira é a tradicional camisa social, que pode ser usada para ocasiões mais formais — porém, é claro, com um toque de estilo. Já a segunda, a camisa de manga curta, tende a ser o meio-termo. Isso porque ela vai bem tanto com produções mais restritas e situações sérias quanto com composições despojadas e ambientes informais.

Por fim, a polo floral é uma releitura da clássica camisa polo que possui cores chapadas e aspecto mais sisudo. Justamente por conta disso, ela traz um visual mais leve, descontraído e jovial a essa peça que, certamente, você já usou alguma vez.

Com quais estilos esse tipo de estampa combina?

Fonte: goo.gl/po7bSr | goo.gl/4iMsuz

Sem dúvidas, a estampa floral masculina tem como principal característica a versatilidade. E por não faltarem opções de modelo de camisa e, principalmente, padrões para escolher, é possível construir com facilidade um visual bacana e antenado com as novidades da moda.

Entretanto, muitos homens apresentam dificuldade e até um pouco de insegurança em explorar looks mais ousados e ricos em cores — ainda mais quando estão no processo de encontrar qual estilo combina mais consigo. Por essa razão, reunimos três que fazem uso do floral print com frequência para mostrar como se produzir no dia a dia e, quem sabe, lhe inspirar a adotá-los. Veja:

Hipster

O hipster é um estilo que se apropria de diversos aspectos estéticos do movimento hippie. Por isso, não é de se estranhar que ele preserve a valorização de estampas com tonalidades mais intensas, padrões com tamanho maxi e com presença de flores e plantas. Vale ressaltar que isso não acontece apenas em camisas, mas também em calças, calçados etc.

Quem se identifica com essa forma de se vestir costuma ser o cara que gosta de chegar, como diz o ditado, com o pé na porta. Isso porque para compor o visual com uma pegada vintage há o uso combinado de peças (coletes, gravatas, sapato social etc.) de outros estilos, como o caso do social, e de uma aparência mais personalizada graças à barba, às tatuagens e aos acessórios de corda, pedras e couro.

Casual chic

O casual chic, por sua vez, é o estilo com um ar mais moderno, urbano e que valoriza a fluidez da produção entre diferentes ocasiões, por meio de estampas florais sutis e com padronagens mistas com lettering. Afinal, muitas vezes, você precisa ir da faculdade para o trabalho e de lá para um encontro com a namorada e não dá para destoar dos ambientes, não é?

Além das camisas de manga longa e curta, é comum serem usadas tanto camisetas quanto regatas. Ainda, por haver uma cartela mais diversificada de opções, que você pode investir em uma série de combinações com calças jeans e jogger, bermudas, tênis de lona, sneekers, desert boots e muito mais.

Yuccie

Já o visual yuccie — considerado por muitos como o novo hippie do século XXI — é o estilo ideal para quem gosta de unir conforto, discrição e bom gosto. Quem o adota no dia a dia, não abusa do floral print com padrões chamativos ou coloridos. Ao contrário, prefere uma padronagem micro e com poucos tons e subtons — geralmente mais terrosos e escuros.

São os caras que não abrem mão de uma sobreposição, especialmente com blazers e jaquetas bombers, adoram calça chino e de sarja e se amarram em botas, como a work boots e a yellow boots. Ah, acessórios também não faltam, ainda mais se forem de couro.

E que acessórios usar?

Fonte: goo.gl/tpPamX | goo.gl/E5PGWf

Há pouco, você viu alguns estilos e como a estampa floral é inserida neles. Agora, falaremos dos acessórios que podem ser combinados com esse tipo de padronagem para não faltar inspiração na hora de compor novos looks. Confira abaixo:

Agora que você já sabe tudo sobre a estampa floral masculina, não deixe de se inspirar nessa tendência para renovar o guarda-roupa e se vestir com estilo e personalidade. Aproveite o tema do post e confira também quais são as roupas masculinas que estão na moda no exterior!

Posts Relacionados

Escreva uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *