A moda é muito conhecida pela sua efemeridade: o que, hoje, é tendência, amanhã já não será mais. Independentemente dos modismos, estar bem-vestido e ter elegância nunca sai de moda. Combinar peças de forma inteligente e evitar certas gafes é algo possível de ser feito por homens que tenham qualquer tipo de estilo

Você não precisa ser especialista em moda masculina para aprender a evitar certos deslizes que comprometam a sua imagem. Para não cometer mais erros de estilo, conheça 6 deslizes que você não pode cometer quando o assunto é moda masculina. Prepare-se para ser o cara mais elegante do pedaço! 

homem ajustando terno

Fonte: www.shutterstock.com

1. O tamanho errado 

O tamanho certo para suas roupas é baseado nas medidas do seu corpo. Comprar peças folgadas, com a desculpa de que elas são mais confortáveis ou que disfarçam uns quilinhos a mais, é um grande erro de moda.

Tecido em excesso nas peças não esconde, mas potencializa o problema: os panos acabam criando a impressão de mais volume no corpo. Ao mesmo tempo, itens como camisas grandes demais criam a ilusão de ombros caídos, dando uma impressão de descuido — e até de desânimo. Já camisetas e jaquetas longas demais achatam a silhueta, fazendo com que a pessoa pareça ser bem mais baixa do que realmente é. 

O contrário também é uma péssima ideia: peças muito justas ou com botões tensionados — que parecem que vão soltar a qualquer momento — desfavorecem qualquer homem. 

Já que sabemos que cada loja tem uma modelagem diferente, esqueça o que está escrito na etiqueta e leve as peças para o provador. Aprenda a comprar apenas aquilo que te veste melhor de todos os ângulos. Quando estiver experimentando, observe:

  • a peça não deve apresentar excesso de tecido, como se estivesse empapando em algum ponto;
  • a costura dos ombros em camisas e jaquetas, por exemplo, deve estar no lugar certo;
  • ternos e jaquetas devem fechar bem em todos os botões; 
  • a manga precisa estar no comprimento correto. Para camisas, deve ficar rente à linha do punho — no caso de blazers, eles devem revelar 1 cm da camisa que está por baixo. 

Se você encontrar uma peça legal, mas que tem algum probleminha, saiba que muita coisa pode ser ajustada por uma costureira. Para um visual mais sofisticado, o ideal é que tudo esteja sob medida, de acordo com seu corpo. 

homem usando calça comprida

Fonte: goddesign.net

2. Calça curta ou longa 

Ainda em relação ao tamanho certo, a calça é um assunto à parte. Para não passar vergonha por aí, é muito importante fazer a bainha com o sapato no pé, e não descalço, especialmente para calças sociais. Assim, você garante que elas não fiquem curtas ou longas demais.

A altura correta é aquela em que a calça cai rente ao peito do pé e um pouco acima da linha do salto na parte de trás. Para calças jeans ou chino, você pode fazer a bainha descalço e subi-la a dois dedos do chão.

Se ainda não deu tempo de fazê-la, use a peça com a barra dobrada para fora — um detalhe que deixa o visual bem moderno. Escolha um sapato como dockside ou mocassim para ficar ainda mais descolado! E, nesse caso, não se esqueça de dispensar a meia. 

homem usando gravata

3. A gravata curta ou longa demais 

Uma gravata curta demais é muito deselegante. Lembre-se de que ela deve chegar até a altura da fivela do cinto — ou seja, se algum centímetro de camisa estiver aparecendo entre a gravata e a calça, saiba que ela está curta! 

Ao mesmo tempo, a gravata não pode ultrapassar a fivela e cobrir todo o cinto — assim, já estará comprida demais. Assista a vídeos de tutoriais e pratique bastante os nós para acertar na altura! 

homem usando acessórios

4. Esquecer dos acessórios 

Você já deve ter ouvido a máxima do estilo de que “menos é mais”, certo? Esse mantra da moda é super válido. O que acontece, porém, é que muitas pessoas, por receio de pecarem pelo excesso, deixam os acessórios de lado. O resultado disso é monotonia e um visual sem graça. 

Faz tempo que a moda masculina saiu da mesmice e o guarda-roupa dos homens ganhou mais acessórios, como colares e pulseiras, chapéus, meias coloridas, mochilas e pastas estilosas, entre muitos outros apetrechos que deixam o look muito mais interessante.

Usar tudo ao mesmo tempo deixa o visual carregado e não é legal, mas é importante lembrar que os acessórios são fundamentais e dão vida à produção. Eleja algumas peças como um belo cinto, com uma pulseira de couro e uma mochila de lona com detalhes também em couro — uma grande tendência de moda masculina do momento — para dar um toque de modernidade e graça à composição. 

homem usando meia

5. A meia errada 

Para muitos homens, escolher a meia certa continua sendo um verdadeiro impasse. Para não errar, aposte em um truque: opte por uma meia que combine com a cor do sapato.

Então, sim, é uma boa ideia você ter meias diferentes nas cores de todos os seus sapatos. Especialmente para aqueles que não gostam de ousar muito, essa dica é bem prática. 

Já os arrojados podem divertir-se com a moda das meias coloridas e estampadas, que ganhou adeptos até no meio executivo. Meias divertidas com calça social e terno estão na moda, porém, para não criar um efeito estranho, tenha atenção à harmonia entre as cores do sapato, da meia e da calça. Agora, os modelos brancos esportivos ficam na academia e só, ok? 

homem usando tênis de academia

Fonte: www.winnetnews.com

6. Tênis de academia fora de hora 

O tênis esportivo é muito confortável e ótimo para caminhadas e atividades físicas, mas ele não deve ser utilizado para todas as ocasiões.

Hoje em dia, o que não falta são opções de tênis e sapatos masculinos mais descolados e bonitos que incluem sneakers mais sociais, sapatênis, docksides, boat shoes, entre muitos outros. Toda essa variedade de calçados casuais está aí para mostrar que você não precisa usar o tênis da academia para sair com a desculpa de que precisa de conforto. 

Esses sapatos podem ser coloridos, neutros ou estampados, ter detalhes em couro ou lona e podem ser usados com bermudas e calças para um visual bem atual e descontraído. Deixe o tênis da academia para a hora de malhar e saia por aí com muito mais estilo.

Com essas dicas de moda masculina, você descobriu quais os deslizes que você não deve cometer para investir em um visual apurado e chamar muita atenção de todos — pelos motivos certos! 

Agora que você sabe de alguns erros de estilo para evitar, que tal ver nossos acessórios, feitos especialmente para o homem sofisticado e contemporâneo, e dar um super upgrade no seu visual? Conheça agora a nossa loja virtual