Vestir-se bem não é um desafio tão grande quanto pode parecer à primeira vista. O grande segredo para isso é ter um guarda-roupa preparado para as mais diversas ocasiões e saber como utilizar as roupas que você tem da maneira mais adequada.

Se você pretende equipar seu guarda-roupa agora, não se preocupe com os custos, pois você não precisa gastar muito para tanto: basta investir em algumas peças-chave e você estará pronto para ir trabalhar ou ir a um casamento com estilo.

Para aprender saber quais são as peças em que você deve investir para ter um guarda-roupa completo, veja abaixo a lista com 8 itens indispensáveis!

homem usando camisa branca

Fonte: www.yokamen.cn

1. Camisa branca

Uma camisa branca de botões deveria ser a primeira peça a entrar em seu guarda-roupa, devido à sua longa tradição, que já dura muitas décadas. Por ser um item tradicional, ela é uma peça coringa para qualquer tipo de ocasião, tendo em vista que cai bem em qualquer situação e combina com várias opções de calça e acessórios.

Pode apostar que você não vai errar se usar a combinação de camisa branca com terno e gravata, assim como não vai fazer feio se quiser usá-la com uma bermuda e tênis para ir a uma festa informal (você pode, inclusive, arregaçar as mangas e deixar alguns botões abertos para garantir um ar mais descolado).

homens usando calça jeans

Fonte: www.314bxg.com

2. Calça jeans

A calça jeans já deixou muito claro que é uma peça que veio para ficar. Desde quando surgiu nas vitrines, ela nunca saiu de moda e seu sucesso só aumentou. Hoje, ela é um item indispensável para o guarda-roupa de qualquer pessoa.

Essa é uma peça muito versátil, que pode ser usada nas mais diversas ocasiões — basta saber como combiná-la com os acompanhamentos corretos para dar o tom que você busca. Ela pode ser utilizada até mesmo em ocasiões formais, se acompanhada de camisa e sapato sociais.

É importante ressaltar que o mercado oferece diversos modelos de calça jeans, que vão desde versões mais sérias — lisas, sem ornamentos ou detalhes — até outras mais despojadas, como o estilo destroyed (“destruído”), que é uma tendência desta estação e traz roupas rasgadas e desbotadas para dar ao look uma aparência despojada.

homens usando polo

Fonte: theidleman.com

3. Camisa polo

A camisa polo é uma excelente alternativa para ocasiões que exigem seriedade sem muita formalidade, pois ela dá um ar mais descolado do que camisas de botão, mas sem ser tão informal quanto uma camiseta comum. Por isso, invista nela para ir ao trabalho ou para ir a um encontro.

O modelo mais comum é o liso, que pode ser encontrado em todas as cores que você imaginar, mas você também pode dispor de camisas polo listradas e com estampas — elas estão em alta nos últimos tempos.

homens usando terno

Fonte: www.manify.nl

4. Terno

Para ter um guarda-roupa masculino completo, uma peça que não pode faltar é o terno. Ele é um item obrigatório em certos ambientes de trabalho (para executivos ou advogados, por exemplo), mas também é uma peça indispensável para ir a festas e cerimônias que exigem trajes a rigor.

Não se esqueça, ainda, de ter algumas opções de gravata para acompanhar seu terno. Se você não quiser investir em uma grande quantidade, dê preferência a cores mais sóbrias, como o cinza e o azul escuro, que caem bem em qualquer ocasião.

homem usando bermuda

Fonte: cahaya.us

5. Bermuda

Em um país tropical como o Brasil, a bermuda não pode ficar de fora de um bom guarda-roupa. Essa é uma peça muito usada durante o verão, já que em algumas regiões do Brasil as temperaturas chegam a atingir 40 graus nessa época.

No Rio de Janeiro, por exemplo, entre dezembro e fevereiro, ela pode ser utilizada para trabalhar até mesmo em escritórios jurídicos. Além de ser uma forma de escapar do calor, as bermudas são ótimas para compor looks informais e despojados. Por isso, são excelentes para uma ida à praia e ao barzinho com os amigos.

Se você não quer se arriscar combinando cores e estampas, invista em modelos mais básicos — como jeans, preto ou marrom —, que certamente combinam com qualquer camiseta do seu guarda-roupa. Se quiser ousar, que tal comprar uma bermuda de cores fortes, como vermelho, ou estampada? Elas caem muito bem para pessoas jovens e modernas.

homem usando sueter

Fonte: www.highsnobiety.com

6. Suéter

Assim como a bermuda é sua melhor amiga durante o verão, o suéter será seu companheiro fiel durante o inverno, principalmente se você mora em regiões de frio intenso, como o Sul e o Sudeste. Além de proteger das baixas temperaturas, o suéter ainda confere um certo charme e é ideal para quem busca uma boa aparência.

Os suéteres são geralmente usados por cima de camisetas ou camisas sociais e devem combinar com elas para não fazer feio. Por isso, lembre-se de dar preferência às cores neutras quando for às compras. Para os mais descolados, também há versões estampadas e coloridas — lembre-se de equilibrá-las com peças neutras, que caem melhor no inverno.

homem usando cinto

Fonte: www.keydesign.com.br

7. Cinto

Um cinto de couro é uma peça muito versátil, já que pode ser utilizado tanto para o dia a dia quanto para ocasiões formais. Além disso, se seu material for de qualidade ele pode durar por muitos anos. Então, não tenha medo de investir em uma peça dessas.

O ideal é ter apostar em cintos de cores neutras, como preto e marrom, que combinam com os mais diferentes estilos e tons de roupas. Se quiser inovar, invista em cintos coloridos ou estampados, que são ótimos para incrementar o visual para situações informais, como um passeio no final de semana.

homem usando acessórios

Fonte: www.keydesign.com.br

8. Outros acessórios

Tenha sempre em mente que um look não é feito somente de roupas. Por isso, aposte em diferentes acessórios para incrementar as suas produções. Algumas opções são óculos escuros, chapéus, colares ou até mesmo bolsas.

Uma dica infalível que nós damos é investir em colares ou pulseiras de couro, que são uma tendência da moda masculina. Eles combinam com todos os estilos de roupas casuais e ainda ajudam a construir um estilo moderno e descolado.

Quer dar um up no seu guarda-roupa? Veja nosso post com 8 dicas para usar acessórios masculinos em couro

cinto leather belt pulseira bran silver pulseira smith lava