fbpx

7 acessórios unissex que você precisa conhecer

Foi-se o tempo em que as coisas na moda tinham que ser preto no branco, com tendências exclusivas para homens e tendências específicas para mulheres.

A sociedade evoluiu, o mundo mudou e o universo fashion deixou de ser um tabu, especialmente para o público masculino que ainda tinha aquela ideia de que se preocupar com a aparência e o visual afetava a virilidade deles (é mole?!). Prova disso são os acessórios unissex.

Sem impor regras ou padrões para o próprio uso, eles trazem versatilidade e fluidez para as mais diferentes composições do dia a dia, tornando o seu guarda-roupa mais eclético e atual. E é para lhe inspirar e fazê-lo conhecer mais sobre eles que listamos neste post sete exemplos de acessórios que estão em alta e conquistando cada vez mais adeptos. Confira!

1. Chapéu

Fonte: goo.gl/yxPydC | goo.gl/SmDERH

Os chapéus são um clássico entre os acessórios unissex e isso não é para menos. Para se ter ideia, são diversos os modelos, como o panamá, o boater, o fedora ou o pork pie, que harmonizam com blazers, vestidos, calças jeans, saias longas, entre tantas outras peças comuns ao vestuário masculino e feminino.

Sem mencionar, é claro, que sempre existe uma versão para combinar com o seu estilo, por mais clássico ou fashionista que seja.

E sabe o que é mais curioso? A esmagadora maioria dos formatos, especialmente aqueles com abas maiores e estrutura funda, foi criada com peças destinadas apenas aos homens. Contudo, ao longo das décadas, eles caíram no gosto das mulheres e passaram a integrar desde produções delicadas até aquelas mais sensuais e arrebatadoras que só elas são capazes de pensar.

Entretanto, mesmo com a praticidade e versatilidade desse item, fique atento: nada de usar um com abas muito grandes ou muito pequenas para não ficar desproporcional ao seu corpo — ainda mais se você é do tipo musculoso!

2. Touca

Fonte: goo.gl/C37Py6

A touca, de certa forma, é uma versão mais informal do chapéu. Com a função primordial de aquecer no frio, pouco a pouco ela tornou-se uma peça para complementar os looks urbanos, especialmente os ligados aos movimentos do hip hop e de skatistas — tornando-se parte da identidade e das mensagens deles.

Fonte: goo.gl/omdzJQ

Com isso, ela passou a ser produzida com tecidos mais leves, como algodão e microfibra. Afinal, não dá para usar um modelo de lã o dia todo na cabeça morando no litoral, onde as altas temperaturas são constantes, não é verdade?

Casacos, camisas e calças de moletom, bermudas, leggings, camisas de manga longa, camisetas básicas, tênis e colares e pulseiras de metal são algumas das peças que mais combinam com ela no dia a dia.

3. Boina

Fonte: goo.gl/ZzMSd9 | goo.gl/Q7MQ5s

Já a boina, ao contrário dos últimos dois exemplos, tem uma pegada mais sofisticada e é ideal para quem precisa se produzir com personalidade e bom gosto.

Fonte: goo.gl/fxNDnS

Podendo ser estruturadas e até ter abas (assim como um chapéu), elas vão muito bem com visuais hipster e yuccie. Um dos grandes motivos disso é que ambos os estilos contam com muitas referências retrô à forma de se vestir entre os anos 40 e 60 — justamente o período em que elas estavam em alta.

Fonte: goo.gl/mXc8hA

Portanto, blazers, suéteres, cardigans, camisas sociais, coletes, calças chino, saias plissadas e vestidos midi são alguns dos exemplos de roupas que harmonizam sem dificuldades com ela. Já quanto a outros acessórios, a lista é grande, mas inclui óculos de sol, suspensórios, gravatas-borboleta e lenços.

4. Relógio

Fonte: goo.gl/CxxqSe | goo.gl/hoV2Uv

Se antes os modelos mais rebuscados eram considerados masculinos e os menores e mais delicados eram femininos, hoje essas regras antiquadas ficaram para trás e os novos formatos de relógio passaram a mesclar o melhor dos dois mundos. Isso é notável principalmente pelas pulseiras de couro, as cores mais neutras (como rosa dourado, amarelo e cinza) e a estrutura da caixa de tamanho médio.

Porém, é preciso estar atento na hora de se produzir, porque cada versão se adequa melhor a um tipo de visual, como o esportivo/swag, o social e o casual. Por essa razão, vale a pena ter mais de um modelo para que ele harmonize com o que você tem no guarda-roupa, seja calças moletons e camisa oversized, seja calças flares e vestidos longos.

5. Colar

Por sua vez, o colar tem a capacidade de renovar e transformar até mesmo os looks mais básicos. É o tipo de peça curinga que vai bem com praticamente tudo, de regatas e camisetas até camisas sociais e vestidos de alfaiataria, e ainda permite o uso combinado com inúmeros outros acessórios, como pulseiras, anéis, cintos, bonés, relógios, mochilas etc.

Uma das razões que explica tamanha versatilidade é a diversidade de materiais com a qual ele pode ser feito, como couro, metal, pedras e tecido.

Por essa razão, os colares podem ser usados nos mais diferentes ambientes e ocasiões, como no trabalho, na faculdade, no encontro com o paquera, no almoço de família e o que mais você imaginar!

6. Pulseira

A pulseira não é muito diferente do colar no quesito versatilidade. Contudo, culturalmente, ela sempre foi um item mais usado pelas mulheres. Não é à toa que você encontra uma vasta gama de modelos, formatos e materiais (couro, corda, metal, pedras e tecido) para elas.

Porém, nos últimos anos isso tem mudado e cada vez mais os homens descobrem o poder desses acessórios unissex para a composição de um visual cheio de atitude e criatividade, independente das peças de roupa terem um aspecto mais básico, urbano ou casual chic.

Isso porque, por meio dos pingentes, é possível fazer uma série de referências ao seu estilo pessoal (como o náutico, por meio âncoras e lemes), à sua religião (como o cristianismo e o budismo, por meio de cruzes e face do Buda) ou ao seu gênero musical preferido (como o rock, por meio de guitarras), por exemplo.

7. Cordão para óculos

Para finalizar, não podemos deixar de fora o cordão para óculos, seja ele de grau, seja ele de sol — um dos acessórios unissex que está em alta na moda. Além de ser útil para deixar o óculos repousado sobre o dorso, ele auxilia para que você não o perca, especialmente quando está em locais com muitas pessoas, como festas, festivais etc.

Porém, esse não é o único aspecto positivo dele. De fácil combinação com outras peças, como pulseiras e colares, o cordão para óculos vai bem com visuais casuais, esportivos, praianos e, é claro, com a boa e velha pegada urbana.

Ah, e não para aí. Afinal, é possível encontrar versões com diferentes cores, elementos (pedraria, correntes, contas de madeira etc.) e formatos distintos (trançado, estampado, liso, fino, grosso etc.) para diversificar os looks.

Como você viu, os acessórios unissex chegaram para ficar e tornar a moda muito mais democrática entre homens e mulheres. Por isso, adote-os para ter um visual bacana e com o qual você se sinta confortável e confiante. E se você precisa de um empurrãozinho nessa missão, entre em contato com a gente e confira os acessórios que temos para dar um up nas suas produções!

 

 

 

 

Posts Relacionados

Escreva uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *