fbpx

Quais são os acessórios masculinos essenciais?

Entra ano, sai ano e a mesma dúvida permanece sendo compartilhada por muitos homens, especialmente os que estão descobrindo a moda somente agora: quais são os itens que não podem faltar para construir um visual bacana, versátil, repleto de estilo e que, de quebra, ajudem a aumentar a confiança? Pensando nessa questão, reunimos todos os acessórios masculinos para 2018 que são essenciais.

Dessa forma, você confere em um só lugar o que está faltando para você dar um up nas suas produções e se vestir bem independentemente do dia e da ocasião. Continue a leitura e confira!

Acessórios masculinos para o verão

Fonte: Key Design

Para começar, não podemos deixar de falar dos acessórios ideais para o verão, não é mesmo? Afinal, a estação mais quente do ano dura até quase o final de março e é um período em que muita gente costuma aproveitar para tirar férias do trabalho e — juntando com o recesso da faculdade — viajar com a galera para o litoral.

Por isso, abaixo, há alguns dos itens que, junto com o protetor solar, não podem faltar para curtir o clima, o mar e, é claro, os eventos que costumam rolar na areia.

Boné

A nossa primeira sugestão entre os acessórios masculinos para 2018 é o boné e já dá até para imaginar o motivo disso, não é verdade? Com a chegada do verão, aumentam-se as temperaturas, a sensação de abafamento e a incidência dos raios solares.

E mesmo que a sua intenção seja aproveitar ao máximo as praias e só sair delas quando o sol se pôr, não dá para marcar bobeira e descuidar da proteção da pele, especialmente a da face que é mais sensível e delicada.

Portanto, usar um bom boné ajuda a aliviar o calor, a evitar uma insolação e a diminuir as chances de ocorrerem aquelas incômodas (e dolorosas) queimaduras no rosto. Além disso, um modelo bacana com cores chapadas ou lettering traz um ar despojado e mais casual para o visual — o que casa perfeitamente com a estação.

Chapéu

Já se você deseja diversificar o acessório sobre a sua cabeça, não tem problema! Uma boa opção é contar com um chapéu na mala. Dessa forma, é possível revezá-lo com o boné quando quiser montar uma produção mais casual chic para ir a um restaurante ou bistrô, por exemplo.

Porém, cuidado na hora de escolher os modelos, já que nem todos combinam com um ambiente mais praiano e podem acabar chamando a atenção dos demais pelo motivo errado! Os indicados para o verão são apenas dois: o panamá e o boater — visto que são feitos de palha, abas curtas e têm uma cor neutra (branco, creme, bege, off white etc.).

Óculos de sol

Falar em verão e não citar os bons (e tradicionais) óculos de sol é impossível, não é mesmo? Isso porque, assim como os bonés e os chapéus, eles são bastante úteis mesmo quando você não está na praia ou na orla.

É só lembrar que nessa época do ano a radiação solar é mais intensa e que os problemas causados pelo excesso de claridade (dor de cabeça, irritabilidade, enjoo etc.) tendem a aumentar e a trazer mais incômodos.

Portanto, vale a pena caprichar na escolha deles e, se possível, ter à disposição não apenas um, mas dois ou mais modelos. Dessa forma, é possível variar nas composições com mais peças de roupas (regatas, shorts, bermudas, camisetas etc.) e explorar diferentes armações com pegadas clássica, vintage e casual.

Cordão para óculos

E já que mencionamos os óculos, acrescente a eles um cordão. A razão disso é que, fora ser uma peça em alta na moda masculina, ele traz mais cor e dinamismo às produções mais básicas. Entretanto, não acaba aí os motivos para ter um ou mesmo mais modelos desse acessório.

Sabe o porquê? É que, como falamos lá no início do tópico, não vão faltar eventos para você curtir com os amigos enquanto está com o pé na areia. Raves, festivais, shows e programas culturais à beira-mar são só alguns exemplos.

Logo, garantir que você não perca seus óculos no meio da multidão é essencial — e o cordão vai ajudá-lo nessa missão, deixando-os sempre repousados (e seguros) sobre o seu peito.

Pulseira de corda

Fonte: Key Design

Não é por estar na praia ou na piscina que você precisa abrir mão de usar acessórios para dar um up no visual. Ao contrário, itens como pulseiras são mais que bem-vindos! “Mas se eu for dar um mergulho não há risco de eu perdê-las ou, pior, a água danificar o material delas?”, você deve estar se perguntando.

Essa é uma questão bem simples de resolver. Basta optar por modelos de corda que, além de resistente e seguros, podem ser molhados sem problema — de quebra, ainda secam rápido quando expostos novamente ao sol.

Além disso, eles têm outro ponto positivo: são excelentes para compor looks inspirados no estilo náutico — que tem tudo a ver com o verão —, pois contam com fechos/pingentes de âncora, gancho etc.

Acessórios masculinos para o inverno

Saindo do verão e entrando no inverno, o extremo oposto, é o momento de pensar em looks com um maior número de roupas para sobreposições e cores mais sóbrias para espantar o frio. Porém, o que pode parecer simples, na verdade, pode se tornar um grande problema nas suas produções: o exagero de itens.

Para evitar deixá-las sobrecarregadas com peças que não conversam entre si, saiba quais são os acessórios masculinos para 2018 que não devem faltar nessa época do ano e que vão ajudá-lo a criar um visual muito mais harmônico:

Touca

Nessa estação marcada pelas temperaturas mais baixas, os bonés e os chapéus dão lugar às toucas que cumprem o papel de aquecer as extremidades do seu corpo, como as orelhas, e evitar que o frio provoque dores de cabeça.

Podendo ser encontrada em várias cores, tecidos e, inclusive, formatos — como é o caso do oversized —, ela harmoniza com diferentes estilos (street, yuccie, casual, esportivo etc.) e produções para as mais distintas ocasiões (faculdade, barzinho, programa a dois com a namorada etc.).

Portanto, dá para usá-la ao longo do dia sem medo e apenas trocar as demais peças. Prático e simples, não é mesmo?

Cachecol

Se você é adepto da touca para se aquecer, sem dúvidas também deve usar um cachecol. Mas não se engane: não estamos falando daquele feito com lã e que tende a ser mais volumoso e ideal para invernos rigorosos.

Ao contrário, há versões de tricot, microfibra e algodão que são mais maleáveis e agradáveis para usar no cotidiano e evitar que o frio afete sua garganta deixando-a inflamada. Entretanto, tenha atenção ao escolher os seus cachecóis!

Como existem muitas opções de tamanhos e formatos, o ideal é dar preferência àqueles com tranças — que têm um visual mais requintado e sério — e com comprimento superior a 60 centímetros para poder dar mais voltas ao redor do pescoço e explorar diferentes nós.

Lembe-se também de que como ele é um acessório que destaca o seu rosto é fundamental estar com a barba bem cuidada e hidratada!

Pulseira de pedras

Fonte: Key Design

As pulseiras também marcam presença aqui. Contudo, são as de pedras que se destacam por conta do aspecto mais casual chic. Um detalhe que é fundamental para quem tem o dia a dia corrido e precisa ir de um ambiente para outro sem trocar o look e não fazer feio independentemente da ocasião.

Elas combinam tanto com peças mais básicas, como os diferentes tipos de camisetas masculinas, quanto aquelas mais pomposas e típicas do inverno, como cardigans e camisas de malha.

Sem mencionar que os modelos com tons terrosos têm uma vantagem a mais: o equilíbrio visual com as botas (yellow boot, desert boot, ankle boot etc.) — que são uns dos calçados mais usados na estação pelos homens.

Jaqueta de couro

Fonte: Key Design

Estranhou ao ver a jaqueta de couro como um dos acessórios neste tópico? Pois saiba que há uma explicação. Acontece que no mundo fashion há os que a consideram uma peça de roupa, outros a veem um acessório — visto que o seu uso é condicionado ao inverno ou aos dias frios — e aqueles que a identificam como ambos.

Polêmicas à parte, não há como negar que ela é um item pouco explorado no vestuário dos homens (passando boa parte do ano guardada no interior do guarda-roupa) e que tem um potencial gigantesco quando se trata de você se vestir bem, com atitude e com uma aparência ainda mais masculina.

Um das razões que explica isso é que o material com o qual ela é feita, o couro, é produto bastante associado à virilidade na cultura ocidental e no mercado da moda.

Portanto, quem quer se destacar por onde passa, chamar a atenção das mulheres e se produzir com bom gosto, em especial para sair à noite, deve ter diferentes modelos, como o bomber — versão mais casual que combina tanto com o estilo rocker quanto com o estilo hippie.

Inclusive, vale ressaltar que a jaqueta de couro é uma peça curinga por evitar o excesso de roupas, como casacos, camisas de segunda pele, camisetas etc. Basta vesti-la e, quando entrar em locais fechados, retirá-la com praticidade e comodidade.

Acessórios para o trabalho

Fonte: Key Design

Chegamos a um tópico que causa muitas dúvidas e incertezas entre os homens que querem se vestir bem, de maneira confortável e estilosa, mas não sabem ao certo como proceder no ambiente de trabalho.

Isso porque não são poucos os que atuam em empresas, escritórios, departamentos, áreas judiciais, estabelecimentos médicos e afins que exigem uma maior formalidade ou, em alguns casos, até impõem um código de vestimenta.

Se esse também é o seu caso, você, certamente, está se questionando — e com razão — quais os acessórios masculinos para 2018 dos quais não se deve abrir mão. Por isso, confira quais são eles para mandar ver nas produções mais sociais sem abdicar da atitude e da sua personalidade:

Gravata

Item clássico nos visuais formais, a gravata pode ser a melhor amiga ou a pior inimiga do homem colocando todo o look a perder e deixando o visual sofrível.

Isso acontece porque muitos caras insistem em optar por modelos acima do tamanho indicado para o próprio corpo e com cores ou estampas que não conversam com o resto das peças, como camisa social, calça de alfaiataria, paletó e terno.

Por isso, ao escolher a sua, opte por versões slim — especialmente se você for magro e não tiver os ombros largos (o chamado biotipo ectomorfo) —, com cores sólidas (vermelho, preto, azul-marinho, cinza, verde etc.) e com estampas de listras ou poá que não há erro.

Quando se sentir mais seguro e quiser explorar outros formatos para trazer mais identidade à composição, aposte nos modelos de tricot. Além disso, uma boa sugestão é incluir um tie bar mais dinâmico, como um com formato de óculos ou âncora.

Cinto

O cinto não serve somente para assegurar que suas calças não fiquem frouxas ou, em casos mais raros, deslizem pelas suas pernas e lhe deixem em um momento para lá de constrangedor. Ao contrário, ele é o acessório que promove o equilíbrio entre as peças superiores (paletó, blazer e camisa social) e inferiores (calça e calçado).

Por esse motivo, é tão importante ter à disposição um ou mais cintos com um material adequado (como é o caso do couro), tamanho discreto, fivela com design minimalista e sem cores chamativas e/ou estampas que possam até mesmo infantilizá-los.

Ah, e tem mais: ao se vestir de maneira mais formal, você deve ficar atento ao tipo de sapato social escolhido. O motivo? Simples: é via de regra harmonizá-lo com o cinto que se pretende usar por meio do mesmo material e tonalidade criando, assim, uma unidade visual.

Pulseira de metal

Fonte: Key Design

Quer mais uma sugestão de pulseira para diversificar os looks e não chamar a atenção por estar usando uma peça que destoa do ambiente de trabalho? Então aposte sem medo nos modelos de metal. Discretos, com design diferenciado e cores sóbrias (preto, prata, rosa pálido etc.), eles são a pedida perfeita para looks formais.

Além disso, o material que compõe essas pulseiras é versátil e não apresenta dificuldade em ser combinando com os demais acessórios que já citamos nem com os diferentes tipos de corte de paletós, como o inglês, o americano ou o italiano.

Acessórios para homem moderno

Fonte: Key Design

Já entre os acessórios masculinos para 2018 que são essenciais para o homem moderno, estão peças que traduzem características que representam (e muito) o perfil de quem está antenado com a moda e sempre apto a experimentar as novidades que são lançadas tanto no mercado fashion nacional quanto no internacional.

Isto é, a versatilidade, a criatividade e a personalidade. Por isso, é importante dar uma conferida neles e se inspirar:

Case

Que as cases se popularizam e se tornaram indispensáveis no cotidiano das pessoas, disso ninguém duvida. Sem elas, pode ser uma tarefa bastante árdua garantir que seu celular não sofra nenhum dano quando escorrega das suas mãos ou vai de encontro ao chão por acidente.

Contudo, o homem moderno não usa qualquer capa em seu smartphone. Ao contrário, ele busca por modelos diferenciados e que sejam sinônimo de exclusividade, como o caso das cases de tecido sintético que remetem ao couro e têm um aspecto de maior requinte e bom gosto.

Abotoadura

A abotoadura é o tipo de acessório para o cavalheiro moderno que sabe que os detalhes são capazes de fazer a diferença em um visual. E como ele é um item que demonstra elegância e status, pode ser justamente o que faltava para arrematar aquele look social com terno ou blazer.

E você pode se surpreender com os ambientes e ocasiões em que será possível usar uma abotoadura, visto que ela vai bem tanto com casamentos e festas de formatura quanto com eventos do trabalho ou reuniões/jantares com possíveis clientes (se você é do tipo “homem de negócios”).

Colar de couro

Fonte: Key Design

O couro mais uma vez se faz presente como o material de um acessório, dessa vez o colar — um dos itens mais usados no universo masculino. Simples, com uma boa gama de pingentes para fazer referências aos seus gostos e crenças pessoais e com um aspecto bastante másculo, ele é ideal para ser a peça-chave do seu look.

Acredite: não é exagero quando falamos isso. Produções básicas, especialmente com camisetas, camisas e regatas lisas e de cores chapadas, ganham uma aparência mais jovial, dinâmica e cheia de atitude.

Para completar, ainda é possível apostar no mix de colares e em pegadas étnicas com o mix de colares. Mas atenção: ao combinar diferentes modelos, use o bom senso para não sobrecarregar o visual nem usar peças que destoem entre si, combinado?

Acessórios indispensáveis para homens

Para finalizar nosso post, temos um tópico que não se trata dos acessórios que serão tendências para este ano. Na verdade, são aquelas peças atemporais e que não podem faltar sob nenhuma hipótese no seu vestuário, não importa se você é jovem ou velho, gordo ou magro, baixo ou alto etc. Veja quais são elas:

Carteira

A primeira dessas peças é a carteira. Isso mesmo, aquele acessório que você tem usado durante anos — se duvidar, desde a adolescência — sem sequer trocar.

Contudo, esse é um hábito ruim que não apenas você, mas também outros homens cometem sem se dar conta de que prejudicam o próprio visual, pois passam uma imagem de desleixo bastante negativa aos demais.

Por isso, faça 2018 ser diferente e coloque como meta substituir aquela carteira surrada e desgastada por uma nova, preferencialmente de couro, com cores sóbrias (preto, azul marinho, tons terrosos etc.) e tamanho adequado ao bolso de calças e bermudas — em especial aqueles com modelagens skinny e slim.

Relógio

O relógio também é atemporal e capaz de ser inserido entre looks básicos, casuais, esportivos e formais sem dificuldade. Em grande parte, graças à diversidade de materiais com os quais pode ser feito, como o couro, o metal e a borracha, e aos formatos adotados quanto ao marcador, aos ponteiros e ao mostrador.

Por essa razão, vale a pena contar com mais de um modelo para não errar na mão em situações em que o dress code é muito específico, como casamentos e eventos corporativos, e poder investir em outras tendências, como o combo de relógio com pulseiras — que está em alta entre quem se identifica com o estilo urbano.

Mochila

Clique para ver mais mochilas

O último dos acessórios indispensáveis para qualquer homem é a mochila. E engana-se quem pensa que o motivo é apenas a praticidade de carregar objetos e itens pessoais entre diferentes lugares.

Apesar de, sim, ser essa a principal função dela, esse item mostrou para muitos caras algo óbvio, mas ainda pouco aplicado na prática: quando bem usada, essa peça valoriza os demais acessórios, como boné, óculos, colar e pulseira, e ajuda a construir um visual mais coeso e caprichado. Não é à toa que existem diferentes modelos, como:

  • a backpack — que tem uma pegada mais retrô e é indicada para looks casual chic, podendo ser usada em eventos, reuniões de família, festas, programa romântico com a paquera etc;

  • a bag — que é a versão mais clássica e que flui muito bem em looks descolados e informais tanto para ir à faculdade quanto num passeio com os amigos no fim de semana;

  • e a travel bag — que é ideal para quem malha ou pratica algum esporte e precisa transportar roupas e calçados do trabalho para a academia ou da faculdade para o ginásio, por exemplo.

Agora que você já está por dentro das nossas dicas de acessórios masculinos para 2018, nada de perder mais tempo: adquira logo as peças que ainda não possui e diversifique o seu guarda-roupa! Afinal de contas, saber se vestir bem é muito mais do que apenas uma questão de estética ou status, é cuidar de si, valorizar os próprios atributos físicos e construir uma autoestima poderosa.

Aproveite e assine já a nossa newsletter para conferir outras dicas e sugestões sobre como mandar ver na hora de se produzir!

Posts Relacionados

Escreva uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *