fbpx

As praias do nordeste brasileiro que encantam qualquer turista

Sempre que você vê alguma foto ou pesquisa sobre o litoral do nosso país bate aquela vontade de chamar os amigos e explorar as praias do nordeste brasileiro, seja de carro ou avião, não é verdade? Afinal, as orlas são majestosas, faz sol o ano todo e há inúmeras possibilidades de entretenimento e diversão.

Pensando nisso, reunimos 5 sugestões de locais que você pode aproveitar durante um feriado prolongado ou mesmo nas férias e conhecer com a galera. Ficou curioso para saber quais são? Então, continue a leitura!

1. Baía do Sancho — Fernando de Noronha (PE)

Fonte: www.mochileiros.com

Para começar nossa lista de praias do nordeste brasileiro, que tal a incrível Baía do Sancho, na Ilha de Fernando de Noronha, no leste de Pernambuco? A região, bastante popular entre os aficionados por colocar os pés na areia e curtir dias ensolarados, é uma grande fonte de belezas naturais.

Há as falésias, as costas montanhosas, o mar que se divide entre o verde e o azul e a presença de golfinhos, peixes e inúmeros corais etc. Além disso, por ser uma praia mais reservada do que as demais, ela também funciona como um ambiente para quem procura por tranquilidade para relaxar, meditar e, principalmente, descansar.

Já para quem busca atividades moderadas para se exercitar sem radicalizar, é possível fazer percursos de bike, percorrer trilhas por entre a mata e os mirantes locais — que dão uma visão privilegiada do arquipélago — e levar os amigos para os passeios de canoa havaiana, que passam não apenas pela Baía do Sancho, mas também por outras praias próximas.

2. Praia do Patacho — São Miguel dos Milagres (AL)

Praia-do-PatachoFonte: www.maceioalagoas.com

Saindo de Pernambuco e indo para Alagoas, você encontra a formosa (e curiosa) Praia do Patacho, em São Miguel dos Milagres. A região é bastante singular devido a uma peculiaridade: sua mutabilidade. E o motivo disso é que o cenário local se transforma de acordo com o nível do mar, criando, assim, diferentes praias no mesmo lugar.

Durante os períodos em que a maré está cheia — que chegam a durar, inclusive, um dia inteiro —, por exemplo, parte da faixa de areia é “engolida” e as águas ficam próximas dos coqueirais. Porém, quando ela está baixa, é comum surgirem longas piscinas naturais de um azul vívido e intenso, que se interligam por toda a orla.

A Praia do Patacho também é um canto que agrada a quem deseja espairecer e relaxar enquanto pratica o ecoturismo. Você pode realizar trilhas, acampar na natureza e conferir de perto tanto a vegetação típica do ambiente quanto alguns dos animais da nossa fauna marinha, como é o caso do peixe-boi — espécie comum na região principalmente em época de acasalamento.

3. Baía dos Porcos — Fernando de Noronha (PE)

Praia-da-Bahia-dos-PorcosFonte: melhoresdestinosdeviagens.com

Outro destino de Fernando de Noronha que vale a pena conhecer é a belíssima Baía dos Porcos. Trata-se de uma praia que, certamente, é um dos pontos turísticos mais conhecidos no país, graças à combinação entre formações rochosas, vegetação rica em espécies da flora brasileira e um mar azul turquesa inigualável.

Sem dúvidas, essa combinação dá um ar intimista e convidativo à praia. Porém, as belezas naturais não acabam aí. Para quem pratica mergulho, seja ele livre (snorkeling) ou autônomo (uso de cilindro de oxigênio), o local se converte em um excelente observatório da fauna marinha.

Isso porque você pode conferir de perto diferentes espécies de corais, peixes, arraias e até tartarugas, que fazem do arquipélago um canto único e inesquecível. Por fim, ainda é possível ver os golfinhos que mergulham em praias próximas e, vez ou outra, também passam pela Baía.

4. Praia de Moreré — Ilha de Boipeba (BA)

Fonte: www.guiadabahia.com.br

Outro lugar que você não pode deixar de visitar é a pacata Praia de Moreré — especialmente se a sua intenção é descansar, recuperar as energias e se desligar de uma semana corrida de faculdade e trabalho. Afinal, ela fica em uma pequena ilha da Bahia (a Ilha de Boipeba).

Para ter acesso à praia, é preciso recorrer a lanchas ou barcos, o que faz do local ainda mais tranquilo e reservado se comparado a outros destinos. Uma vez lá, você pode se hospedar na pitoresca vila de pescadores e desfrutar dos costumes locais, como os festejos ou a boa conversa de rua na tradicional e secular Praça de Santo Antônio.

Para quem deseja praticar mergulho ou apenas fazer flutuação, a região também é uma boa opção, visto que há diversas lagoas, riachos e piscinas naturais com recifes de corais: um cenário deslumbrante para se ter contato com a natureza e entender por que é importante preservá-la.

5. Praia de Jericoacoara — Jijoca de Jericoacora (CE)

JericoacoaraFonte: Pinterest

E, por último, temos a Praia de Jericoacoara — que não poderíamos deixar de fora da lista de praias do nordeste brasileiro. Localizada em Jijoca de Jericoacoara, no litoral do Ceará, ela se tornou um lugar que todo amante de esportes radicais deve visitar pelo menos uma vez na vida.

Não é à toa que, devido ao sol e aos ventos constantes, o local se tornou ponto de encontro para quem pratica kitesurf, windsurf, surf, parapente e asa-delta. Também são comuns os passeios repletos de adrenalina, feitos de buggy pelas dunas que compõem a paisagem paradisíaca da praia.

Outro atrativo da área é a gastronomia rica em pratos com frutos do mar, como caranguejo, camarão e lagosta. Logo, não se surpreenda com a diversidade de barracas (literalmente) à beira-mar. 

Além disso, não muito distante do encontro do mar com a areia, você encontra a charmosa vila de Jeri. O vilarejo reúne pescadores, artesãos e moradores locais, que apresentarão a você um pouco mais da cultura nordestina.

Gostou de descobrir quais praias do nordeste brasileiro você tem que conhecer? Escolha seus locais preferidos e pense bem na sua mala de viagem. Coloque roupas leves, se quiser um estilo náutico (como camisetas e bermudas), chinelos, acessórios (como bonéóculos de sol e pulseiras de corda ou couro) e, é claro, o protetor solar! E se você tem mais alguma sugestão de praia, já sabe: deixe-a nos comentários!

 

 

Posts Relacionados

Comentários

  1. sophia disse:

    UOU!!! Amei!
    Quero conhecer todas!

Escreva uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *