fbpx

Moda para homens: esclarecemos 6 mitos para você

À medida que você se aprofunda nas tendências e novidades do mundo da moda para homens, você acaba se deparando com alguns mitos que, apesar de antigos, continuam a influenciar não apenas a sua forma de se vestir como também a de seus amigos e conhecidos.

Porém, nem sempre é fácil desmistificá-los e garantir o que é verdadeiro e o que não passa de um equívoco ou crença baseada em antigos tabus.

Foi pensando em tirar suas dúvidas de uma vez por todas que listamos 6 desses mitos e explicamos detalhadamente cada um. Acompanhe!

1. Acessórios servem apenas para mulheres

homem-pulseira

CLIQUE AQUI PARA VER MAIS PULSEIRAS

Muita gente acredita que acessórios só devem ser usados por mulheres. Parte dessa crença errônea deve-se a ideias ultrapassadas que pregavam que o vestuário masculino deveria ser o mais básico, simples e objetivo possível e que somente as mulheres precisavam se preocupar com o que vestir.

Porém, os anos passaram, houve mudanças sociais e culturais e a moda masculina ganhou um espaço fundamental no dia a dia de muitos homens. Hoje a grande maioria leva a sério a importância do visual para expressar sua identidade e personalidade.

E parte desse cuidado com a aparência e a produção passa pelo incremento do look com acessórios, como colares, pulseiras, bonés e óculos. Portanto, não tenha medo de investir no uso deles para reforçar seu bom gosto e estilo.

2. Listras engordam

mito-homemFontes: haibao.com – edwarsdhair.com

Outro mito que é resultado de constantes contradições relacionadas à moda para homens que você certamente já escutou. Afinal, as listras engordam ou não? Bem, a resposta mais precisa é: depende.

Isso porque o efeito que elas darão ao seu visual está diretamente ligado a outros fatores, como a sua altura e o seu peso. Por exemplo, se você é mais baixo que os seus amigos, vale a pena investir em listras verticais. Assim, sua silhueta é aumentada e a atenção das pessoas é voltada para o alongamento do seu tronco, não para o seu volume corporal.

Mas se o que você quer é disfarçar aquela barriguinha indesejada, pode ser uma boa evitar listras horizontais, pois elas atraem os olhares para a região abdominal e provocam uma sensação de “continuidade” que pode, sim, aumentar a região.

3. Jeans não é bem-vindo no trabalho

jeans no trabalhoFonte: Twitter – Brando Fashion

Se você é daqueles que acreditam que jeans e ambiente de trabalho não são uma boa combinação, está na hora de rever seus conceitos.

Esse é mais um achismo baseado em uma inverdade, isto é, na crença de que esse tipo de peça não traz seriedade e formalidade para esse tipo de espaço.

Mas acredite: tudo vai depender do modelo de calça que você escolhe. Afinal, se ela tem muitos detalhes, lavagens, cortes ou rasgos e até mesmo uma modelagem errada, provavelmente destoará do resto do seu visual e de seus colegas de trabalho.

Para evitar isso, opte sempre por modelos com corte slim fit, sem lavagens e, preferencialmente, com tons escuros como o preto e o azul índigo. Para agregar ainda mais valor à produção, você pode incluir um blazer e um sapato social.

4. Sapato e cinto devem ser da mesma cor sempre

Apesar de ser uma verdade quando se trata de roupas sociais, seja para o trabalho, um casamento ou evento formal, ocasiões que exigem um visual mais uniforme e homogêneo, essa regra não é válida para as roupas casuais, básicas e despojadas que você usa no seu dia a dia.

Com elas é possível apostar em composições de sapato e cinto de cores análogas ou complementares, utilizando color block ou mesmo texturas e formatos diferenciados de cintos que combinam melhor com cada tipo de calçado, seja ele uma bota, um dockside ou um tênis de lona, por exemplo.

5. Meias devem combinar com o calçado ou a calça

mito moda masculinaFonte: Cool Artisan

A combinação entre sapato, calça e meia dificilmente resulta em um look incorreto. Porém, ao contrário da regra para sapatos e cintos em roupas sociais, onde a composição é bastante rígida quanto à cor e ao material, aqui ela preza pela harmonia e o equilíbrio.

Ou seja, você pode usar desde modelos de meias lisas e de tonalidades discretas até aquelas versões estampadas e com cores mais intensas que ajudam a deixar sua produção mais leve, descontraída e antenada com a moda, já que elas estão sempre à mostra.

Para isso, basta pensar o look de acordo com cada ambiente, já que cada ocasião demanda um vestuário próprio, não é mesmo? Para a faculdade ou um passeio com a galera, você pode usar pares com padronagens tribais e geométricas que tragam uma pegada mais urbana.

Já para o trabalho, que exige uma seriedade maior, é possível investir em um estilo mais formal, porém não menos estiloso, com xadrez, listras e poás.

6. Terno deve ser folgado para ser confortável

O último mito da nossa lista diz respeito principalmente aos homens que costumam usar terno com mais frequência, seja por causa do trabalho ou porque frequentam ambientes mais formais.

Quem se reconhece nessa descrição certamente já escutou em algum momento que quanto mais largo for o terno mais confortável ele será. Porém, o que muitos não sabem é que isso é mentira.

Na verdade, além de não haver nenhuma relação direta entre ambas as coisas, essa combinação de traje social com tecido sobrando pode gerar um efeito reverso na sua aparência, deixando suas medidas mais largas do que realmente são e passando uma imagem de desleixo com o próprio visual.

O ideal é que essa peça tão importante e clássica do guarda-roupa masculino tenha uma modelagem slim fit, que tem um aspecto mais moderno e jovem ao mesmo tempo em que conta com um corte mais acinturado e capaz de realçar seu corpo.

E aí, conseguiu tirar suas dúvidas sobre os principais mitos relacionados à moda masculina? Então, aproveite para corrigir velhos hábitos e mudar seu visual para melhor. Afinal, a moda para homens é um universo cheio de possibilidades para renovar a sua aparência.

E se você tem outros mitos que gostaria de compartilhar com a gente, não se esqueça de deixar seu comentário!

Post 26-06-17 - Pedra

Posts Relacionados

Comentários

Escreva uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *