fbpx

Oversized masculino: como entrar nessa moda?

Você está por dentro do estilo oversized masculino? Há tempos ele tem feito muito sucesso no cenário da moda mundial, aparecendo em diversas coleções de marcas do streetwear. Com peças em tamanhos maiores que o normal, o design é mais agressivo e estiloso, dando muita atitude a quem usa.

Por serem pouco convencionais, os itens oversized precisam de uma atenção extra ao comporem um visual. Isso garante o uso adequado, transmitindo uma pegada estilosa de alguém que domina essa tendência. Que tal conhecer melhor?

Este post tem tudo que você precisa saber sobre a moda oversized, para que comece a adotar esse estilo agora mesmo. Confira!

Quais as principais peças dessa tendência?

Fonte: goo.gl/SFghf6 | goo.gl/Ux9iWF

A moda oversized se consagrou entre o estilo urbano mundial, fazendo isso por meio de algumas peças específicas. Desde seu surgimento era possível ver basicamente jaquetas, camisetas e moletons dominando esse estilo, o que se mantém até hoje, com algumas variações em relação a cortes e ajustes.

Como cada uma delas tem suas características específicas, é interessante saber como esses itens aparecem seguindo essa linha. Há algumas variações, como camisetas que são mais alongadas, mas justas. Nesse caso, elas não são consideradas oversized, já que o conceito desse estilo são medidas maiores nas peças de uma maneira geral. Quer conhecer mais sobre os principais itens?

Camisetas

Fonte: goo.gl/3MB5k3 | goo.gl/h3zSR7

As camisetas aparecem como um dos itens mais popularizados entre o estilo oversized. Com variações de todos os tipos, o conceito é que tenham comprimento, mangas, largura e até mesmo golas maiores do que peças tradicionais.

Com o avanço da tendência, as t-shirts normais passaram a dividir espaço também com as regatas, muito trabalhadas pelo designer Jerry Lorenzo por meio da sua marca, a Fear of God. Em uma variação interessante, apareceram peças sem mangas, mas com um corte de uma camiseta normal, em uma linha mais despojada, sem costura nas barras.

Quem anda de mãos dadas com o estilo oversized é a linha destroyed. T-shirts desbotadas, com furos, rasgos e uma aparência surrada são um sucesso, em uma combinação que traz um estilo “desleixado” fashion, sempre em tons mais fechados, como cinza chumbo, preto e verde militar.

Moletons

Fonte: goo.gl/xZYRxG

Os moletons também têm sido fortes alvos das intervenções da moda oversized. Eles são encontrados principalmente nos suéteres básicos, aqueles de gola careca, e nos hoodies, que são os casacos com capuz, também conhecidos como canguru. Essas peças têm tomado o cenário de moda urbana pelo mundo, com investimento pesado das principais marcas.

Entre os que mais têm feito sucesso nos últimos anos, são os hoodies da Vetements, cada vez mais conhecida pela sua abordagem até mesmo exagerada nas peças, com um oversized bem além do que estamos acostumados, mas mesmo assim fazendo muito sucesso. Em 2017, a grife obteve grande êxito mantendo essa pegada em uma colaboração com a marca esportiva norte-americana Champion.

Os suéteres de moletom também têm seu espaço reservado, fazendo a cabeça dos antenados em moda e estilo urbano pelo mundo. Quem não abre mão dessa peça é o rapper Kanye West, aliando conforto e estilo em altos níveis. Inclusive sua linha de roupas possui ótimas opções desse item.

Jaquetas

Fonte: goo.gl/a2bSLF

Para temperaturas mais baixas e ocasiões não tão informais, as jaquetas trazem elegância e estilo, sempre com modelagens acima do normal. Afinal, estamos falando de oversized! Elas foram muito trabalhadas pelas marcas ao longo dos últimos anos, impulsionando modelos como as puff jackets e as militares, principalmente.

A Balenciaga entrou de cabeça nessa tendência em 2017, já que o ano marcou um contato ainda maior da grife com o estilo das ruas. Entre as principais peças que a marca colocou no mercado foi a sua puff jacket, aparecendo em cores chamativas e extravagantes. Seus designers investiram também nos blazers e jaquetas discretas, especialmente com comprimentos que remetiam à ideia de sobretudo.

Fonte: goo.gl/yTp38e

Para quem gosta de algo mais neutro, é possível encontrar jaquetas jeans oversized. Quando usadas abertas, elas são capazes de elevar muito o nível do visual. O mesmo acontece com as jaquetas militares, em cores como preto e verde. Mais pesadas, elas são rígidas e perfeitas para quem prefere um look mais fechado, com seriedade e estilo.

Quem pode usar itens oversized?

Fonte: goo.gl/vBxhrK

A moda do oversized masculino não faz distinção, mas é importante saber quais efeitos visuais essas peças maiores oferecem para cada um. Diferentes tipos de altura e pesos podem influenciar, fazendo com que o resultado não seja o esperado. Entretanto, é importante sentir-se bem, independentemente de qualquer coisa.

Gordinhos podem?

Os itens oversized têm a tendência natural de deixar a silhueta mais larga, o que pode acabar sendo pior para os mais gordinhos. Entretanto, isso não tem tanto efeito quando se trata das jaquetas, limitando o problema às camisetas. Vale cada um julgar qual é a interferência no visual, experimentando as peças e entendendo se caíram bem.

Baixinhos podem?

Fonte: goo.gl/NbfKWC

Como a moda oversized se concentra mais nas partes de cima, pode ser que isso tenha um efeito negativo para a silhueta, que vai parecer mais encurtada, pelo fato da barra das camisetas e dos agasalhos irem até mais embaixo, muitas vezes passando da linha da cintura. Isso pode fazer alguns caras se sentirem ainda menos altos, o que talvez não agrade. O importante é testar!

O que fazer para não errar?

Fonte: goo.gl/8TRQPV

Alguns cuidados básicos são essenciais para você tirar todo proveito do estilo oversized sem mandar mal. Lembre-se que você estará usando roupas pouco convencionais, então todo cuidado é pouco para que consiga o efeito pretendido. A primeira dica importante fica por conta da numeração das peças.

Tamanho

Você não precisa usar roupas com um tamanho a mais. Como a modelagem já é naturalmente acima do comum, use seu próprio número. Escolher uma medida abaixo também não é recomendável, já que a proposta é estar oversized, não é mesmo?

Calças

A parte de baixo também requer alguns cuidados básicos para mandar bem. As calças são perfeitas para não errar, mas se você é adepto das skinny, esqueça essas peças quando optar por um look oversized. A diferença entre as modelagens será muito grande, o que causará desarmonia no visual. Opte por calças mais retas, ou até mesmo as que têm um ajuste mais próximo às pernas, mas nunca muito coladas.

Calçados

Os tênis são perfeitos para o estilo oversized, mantendo a linha urbana e descolada. Vá em opções como os de skate (Vans é uma ótima pedida!), os casuais retrô e os esportivos retrô. As botas também entram bem nessa linha, de preferência aquelas com uma pegada militar, em tons escuros.

Acessórios

Os acessórios precisam ser mais discretos nesse estilo, com uma pegada mais descolada. Colares e pulseiras de metal entram perfeitamente na linha oversized. Os bonés fecham o look com estilo e atitude, perfeitos na combinação!

O oversized masculino é sucesso no mundo e também pode atender você da melhor forma! Basta ter atitude, fazer as escolhas certas e seguir as dicas que viu ao longo deste post. Comece a planejar seu próximo look agora mesmo!

Gostou deste conteúdo? Você pode ter acesso a mais, recebendo tudo em seu e-mail. Para isso, basta assinar nossa newsletter!

Posts Relacionados

Escreva uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *