fbpx

As mudanças de vestuário esportivo ao longo dos anos

Os esportes cresceram bastante nas últimas décadas e essa evolução dos competidores, tanto profissional quanto atlética, fez com que a indústria dos materiais esportivos crescesse junto com a ascensão de popularidade de diversas modalidades. A mudança de vestuário dos últimos tempos vai além do conforto dos atletas e se relaciona diretamente com a criação de novas propagandas e grandes campanhas de marketing.

No futebol, esporte mais popular do mundo, várias décadas se passaram até que as camisas fossem confortáveis como nos dias de hoje. Na década de 1930, por exemplo, as camisas eram muito pesadas e não havia muito cuidado na questão de como isso afetava a performance dentro de campo.

Fonte: goo.gl/5J7bfA

“No começo as camisas de futebol eram feitas de tecido de algodão, que é diferente da malha de algodão. A malha de algodão chegou ao esporte nos anos 30. É um tecido com toque mais suave e com mais brilho”, conta o engenheiro têxtil Eduardo Arrabaça.

Em meados da década de 1980 as camisas eram bonitas e mais confortáveis em comparação com as roupas da década de 1930. No entanto, a fibra natural, presente nas camisas dos anos 1980, ficavam ensopadas de suor nos jogos.

Segundo o professor Maurício Campos Araújo, coordenador do curso de têxtil e moda da Universidade de São Paulo (USP), isso ocorria por conta da força de absorção do algodão em comparação a outros tecidos. Já as fibras modernas de poliéster, que vieram após o fim da era do algodão nas camisas de futebol, conseguem executar essa transferência da parte interna à externa da roupa de maneira bem mais eficaz.

A tecnologia dry-fit (evolução das fibras sintéticas), presente em muitos uniformes atuais, apareceu no final dos anos 1990, mas não encerrou o progresso dos uniformes esportivos. Segundo Arrabaça, o dry-fit presente nas camisas atuais está 13% mais leve e a passagem de ar é 7% mais efetiva que o modelo primórdio.

LEIA MAIS

Nem tudo é perfeito. Mesmo com a toda a tecnologia das roupas esportivas atuais, elas ainda não conseguem serem perfeitas em ambientes muito úmidos e quentes. Na última edição do US Open, um dos torneios de tênis mais tradicionais desse esporte e que é disputado em Nova York, o excesso de umidade presente na cidade fez com que os tenistas tivessem que usar mais de dez camisas em uma única partida.

“Particularmente, eu nunca tinha suado tanto quanto este ano, nós estamos falando sobre usar dez camisas em uma única partida. É como se você jogasse na sauna, não sentimos o ar lá embaixo, não há circulação”, disse Novak Djokovic após bater John Millman nas quartas de final do torneio norte-americano.

Os materiais esportivos além da tecnologia: quando um esportista dita a moda

Não é somente a tecnologia que dita o rumo dos materiais esportivos em alguns esportes. No poker, por exemplo, as camisas de hóquei no gelo, apesar de irreverentes, foram muito populares na década de 2000. O competidor canadense Daniel Negreanu foi um dos responsáveis pela ascensão desse tipo de vestuário nas mesas de poker na década passada.

“Camisas de hóquei tiveram seu espaço, mas realmente elas não vestem muito bem, especialmente em meu corpo magro da época!”, brinca o esportista.

O tênis All Star Converse, hoje um clássico da moda roqueira e indie e também utilizado por skatistas, foi lançado em 1917 exclusivamente para as quadras de basquete. Cinco anos mais tarde, a empresa passou a patrocinar o lendário jogador Chuck Taylor — foi o grande salto da marca.

Fonte: goo.gl/qYidTy

Na década de 1920, o All Star Converse foi fabricado em todas as versões de lona ou couro preto e se tornou o primeiro tênis de basquete produzido em massa na América do Norte. Anos mais tarde, o tênis tornaria um símbolo de patriotismo para os norte-americanos.

Seja por aspectos tecnológicos para promover melhor performance ou por uma moda impulsionada por esportistas, os materiais esportivos têm a capacidade de ditar tendências e até mesmo serem símbolo de um país em prol de uma conquista.

E aí, curtiu saber um pouco mais sobre vestuário esportivo? Confira outros posts do blog e fique por dentro de diversos assuntos do universo masculino.

Acompanhe também o Facebook e o Instagram para não perder nossas novidades. E se tiver qualquer dúvida, é só falar com a gente através dos nossos canais de atendimento.

+55 43 3024.0775 | +55 43 98836.4166 | contato@keydesign.com.br

Até mais!

Posts Relacionados

Escreva uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *