fbpx

Viaje pelo Brasil: Destinos de outono

Existem destinos em estações específicas que valem a pena a viagem ‘fora de época’. E com o início do outono, resolvemos mostrar alguns pontos turísticos que pedem a visita neste período.

Cidade histórica, natureza ou praia: algum destes lugares para curtir o outono pode ser sua próxima parada.

Chapada Diamantina

No coração da Bahia

O parque da Chapada Diamantina tem 1.520km², possui atrações e atividades que podem deixar o visitante ocupado por semanas.

A visita por lá durante o outono é vantajosa por conta do período ser mais seco: o terreno mais árido facilita o acesso e as caminhadas nas trilhas e nos locais com água.

Conhecida por pessoas que amam ecoturismo e aventura, a Chapada tem cachoeiras, grutas, trilhas, formações rochosas e poços de águas transparentes que convencem qualquer pessoa a um mergulho revitalizante.

Para chegar ao local de avião, é necessário voar até Salvador e de lá pegar um voo para Lençóis, principal porta de entrada do parque.

Outra opção é voar até a capital baiana e de lá pegar um ônibus, considerando que a distância entre as duas cidades é de 430 km. Existe também a opção de fazer o trajeto todo via terrestre, dependendo da sua disposição, local de partida e tempo que ficará na estrada.

Para se hospedar você não precisa se restringir a Lençóis, cidade próxima com a maior estrutura de hotéis e restaurantes, pois existem outros vilarejos próximos que podem desempenhar esses e outros papéis muito bem.

Vale do Capão: lugares para se hospedar, gastronomia, cultura local e festivais movimentam a vila.

Rua no Vale do Capão

Andaraí e Mucugê: não são destinos principais, mas valem a visita e até uma pernoite.

O município de Mucugê está entre os destinos da Chapada

Arraial D’Ajuda

Localizada no sul da Bahia, Arraial D’Ajuda é um distrito de Porto Seguro e pode ser acessada através de uma balsa que funciona 24h por dia, que sai de meia em meia hora.

É considerada um dos destinos do outono brasileiro porque tem pouca probabilidade de chuvas neste período e temperaturas agradáveis durante todo o ano.

A programação por lá é diversa: beach club, parque aquático e praias tranquilas entram no roteiro.

Arraial D’Ajuda Eco Park

Para encontrar bons bares e restaurantes basta andar pela Rua do Mucugê e escolher um para chamar de seu – titulada como a “Rua Mais Charmosa do Brasil”, ela fica no centro do distrito e encanta pela rusticidade e simplicidade dos lugares.

Existem dezenas de lojas, mas o ponto alto do local é a gastronomia: são variadas especialidades de restaurantes e bares que oferecem boa comida, ótimos drinks e muita animação com bandas de jazz, blues, rock e MPB.

Arraial D’Ajuda é frequentada por brasileiros e muitos (muitos mesmo) turistas do exterior: europeus e norte-americanos povoam as ruas e as praias do local o ano todo!

Ouro Preto

A cidade do interior de Minas é um destino muito procurado!

O período do outono é indicado para visitar o local histórico por conta do tempo seco entre os meses de abril e setembro. Nessa época a temperatura durante o dia fica amena e os passeios a pé durante tornam-se mais agradáveis ainda.

Já a noite a promessa é de dar uma boa esfriada, ficando liberados os casacos, cachecóis e aquele vinhozinho perto da lareira.

A cidade de Ouro Preto agrada quem gosta de viajar e desfrutar de paisagens que contam histórias: fundada em 1711 e considerada Patrimônio Cultural da Humanidade em 1980 pela UNESCO, a região tem inúmeras atrações.

Igrejas: em Ouro Preto elas contam história, e vale a pena visitá-las por dentro também.

Igreja São Francisco de Assis

Museus: para saber um pouco mais sobre a fundação, disputas de terras e mineração.

Museu da Inconfidência

Mina da Passagem: já imaginou conhecer por dentro a maior mina de ouro aberta a visitação do mundo?

Mina da Passagem: entre Mariana e Ouro Preto

Mirantes: o da UFOP e do Morro São Sebastião são os mais procurados.

Mirante da UFOP

Campos do Jordão

A tradicionalíssima Campos do Jordão oferece passeios para quem procura natureza, arte, gastronomia ou um apelo mais urbano voltado para o descanso.

Ir durante o outono é uma boa opção: chances mínimas de chuva, paisagem maravilhosa, movimento moderado e frio garantido.

A cidade dispõe da sede de inverno do governo do Estado de São Paulo – Palácio Boa Vista –  e a visita ao prédio é uma atração: o local possui um acervo de mais de 3.000 obras de arte e visita guiada gratuita.

Palácio da Boa Vista

O Museu Felícia Leirner, também sediado em Campos, fica ao ar livre em meio ao jardim do Auditório Cláudio Santoro, reunindo 85 obras da artista em uma área de 35 mil m².

Para quem curte natureza, é oportuno desfrutar das trilhas na Serra da Mantiqueira, do arborismo entre as araucárias ou ainda realizar um agradável passeio a cavalo para curtir o ar puro com muito sossego.

Vila Capivari

Por fim, mas de longe menos importante, o local tem a famosa Vila Capivari, onde se concentram restaurantes com variados sabores internacionais, além da cervejaria Baden Baden e das delícias feitas em chocolates.

E aí, você já foi pra algum destes lugares? Tem vontade de conhecer algum deles? Conta pra gente sua experiência e indique outros destinos legais, vamos adorar saber 🙂

Até mais!

Por Mariana Müller Delamura


Posts Relacionados

Escreva uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *