fbpx

Entenda o que é novembro azul e como ele começou

Entender o que é novembro azul é fundamental para que a campanha atinja cada vez mais homens! A mobilização acontece por uma causa muito nobre e vem sendo adotada com mais força a cada ano no Brasil.

O movimento é realizado anualmente para conscientizar a população masculina a respeito do câncer de próstata, abordando tudo que é necessário saber sobre a doença, a fim de despertar o alerta geral para o seu risco.

O post a seguir trará tudo que você precisa saber sobre o novembro azul, explicando como a campanha surgiu, como funciona e a importância no âmbito geral para que ela aconteça cada vez mais forte. Continue a leitura e confira!

Entendendo melhor o que é novembro azul

Fonte: goo.gl/hF46vi

O outubro rosa se encerra e dá segmento às campanhas de conscientização contra outras doenças. O novembro azul é a versão direcionada aos homens e com foco em um novo problema: o câncer de próstata.

A mobilização acontece dentro do mês inteiro, mas 17 de novembro é a data mundial de conscientização acerca da doença, que é o sexto tipo de câncer mais comum e o segundo que mais acomete os homens no Brasil, como explica a campanha.

O novembro azul veio muito bem a calhar, já que ele é uma espécie de continuidade do outubro rosa, com o mesmo conceito, apenas direcionando as atenções para outro problema similar e que, nesse caso, atinge mais os homens.

A campanha foi inspirada por um outro projeto mundialmente conhecido e que também visa a chamar atenção para a doença.

Conhecendo a origem da campanha

Uma campanha mundialmente conhecida inspirou o novembro azul, basicamente pela proposta de conscientização a respeito do câncer de próstata. O Movember (Mustache + November, na tradução literal, “Bigode + Novembro”) foi criado por um grupo de amigos australianos, em 1999, e ganhou o mundo com uma proposta divertida, mas com o viés sério.

A campanha estimulava os homens a deixarem o seu bigode crescer durante todo o mês de novembro, e que, ao final, usassem o dinheiro economizado no barbeiro para fazer doações às instituições de apoio ao câncer. O mês escolhido foi justamente pelo dia mundial de conscientização acerca da doença.

Do bigode para a barba toda

Fonte: goo.gl/hJfWrE

A adesão foi tamanha que o movimento mudou de nome, passando a ser No Shave November (na tradução, “Novembro Sem Raspar”) e o foco não era só mais no bigode, mas na barba toda, para mostrar a força e a necessidade de um impacto maior, diante da importância do combate ao câncer.

A grande sacada dos pelos da face foi justamente para despertar nos homens o desejo de se sentir forte e saudável, sempre com o bigode e a barba vastos e cultivados, fazendo uma referência à queda de pelos, algo muito comum durante a quimioterapia.

Ou seja, a grande mensagem é para que os homens mantenham-se com suas barbas cheias e com seus corpos saudáveis!

A brincadeira é apenas mais uma das maneiras de tentar mobilizar a população masculina a respeito dos riscos da doença e de como ela atinge os homens — especialmente aqueles acima dos 65 anos — ao redor do mundo.

Incentivando a mobilização masculina

Para que a campanha tenha real sentido e atinja a população masculina, é necessário que ela entenda o quão importante é o movimento, para que os próprios homens incentivem essa mobilização e falem sobre o assunto uns com os outros.

LEIA TAMBÉM

Isso acontece a partir do momento em que eles sabem quais os riscos do câncer de próstata e o tamanho de sua incidência na população masculina. Com a real dimensão, é possível conscientizar e repassar a importância da campanha novembro azul.

Exame de toque ainda é barreira

Fonte: goo.gl/Csw76w

Uma das grandes batalhas da área de saúde está relacionada ao exame de toque, necessário para todo homem que completa 40 anos. Ele dura apenas 15 segundos e é fundamental para a detecção da possibilidade do câncer, mas ainda é visto com muito preconceito.

A campanha novembro azul é importante para falar também sobre o exame, já que ele está diretamente ligado à redução da incidência da doença. A quebra do preconceito deve ser estimulada, em prol da redução dos casos de câncer de próstata.

Para isso, é cada vez mais importante que os órgãos federais e de saúde divulguem a campanha amplamente, alertando para os riscos e divulgando os números impactantes sobre a doença, para homens em todo o mundo.

Conhecendo melhor o câncer de próstata

Também é essencial saber do que se trata o câncer de próstata, a fim de compreender melhor o que é essa doença e o motivo de tanta mobilização acerca de sua possibilidade de incidência nos homens.

A próstata é uma glândula, presente apenas no corpo masculino, situada na parte inferior do abdômen. Ela está próxima da uretra, envolvendo a região responsável por armazenar e conduzir a urina até a excreção.

A principal função da próstata é a produção do sêmen, contribuindo com fluídos que compõem 70% dele. O câncer pode se desenvolver gradativamente, sem apresentar nenhum sintoma durante um tempo, mas quando os indícios aparecem, manifestam-se por meio de problemas durante a micção.

Prevenção

Fonte: goo.gl/EszqpS

A possibilidade de incidência da doença aumenta a partir dos 40 anos, quando se é recomendado o exame de toque retal, um dos principais recursos de prevenção do câncer de próstata.

Além dele, hábitos mais comuns do dia a dia podem ajudar, como uma dieta regrada, rica em grãos, cereais integrais, frutas, legumes e verduras. A redução da ingestão de gordura animal e de álcool também é importante, assim como a extinção do hábito do fumo.

Aliar essa dieta adequada a exercícios físicos é fundamental para sair na frente no que diz respeito à saúde, sendo importante para prevenir não só o câncer de próstata, mas também muitas outras doenças.

Tratamento

Fonte: goo.gl/FKdQ4N

O tratamento contra a doença é tradicional no que se diz respeito a outros tipos de câncer, podendo ser feito por meio de radioterapia, cirurgia, quimioterapia e tratamento hormonal, especialmente em casos de metástase, quando o tumor se espalha pelo corpo.

Vale ressaltar que a decisão pelo tratamento mais adequado é tomada pelo médico, por meio de recomendação e, também, em uma escolha feita junto ao paciente.

O câncer de próstata é uma doença séria, que mata 1 homem a cada 40 minutos, então, todo cuidado é válido! Entender o que é novembro azul é fundamental para se conscientizar e alertar outros homens! Gostou do conteúdo? Marque um amigo no post para que ele conheça o tema!

Posts Relacionados

Escreva uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *