fbpx

Conheça a história do álbum de figurinhas da Copa

Ano de Copa mobiliza muita gente pelo mundo afora revelando patriotismo, costumes e tradições. E tradição que bate ponto de quatro em quatro anos é a de completar o álbum. A cada edição que se aproxima mais pessoas se interessam em virar colecionadores e acabam investindo bastante na coleção.

Já que estamos falando em colecionar, que tal saber sobre a história destes álbuns e a repercussão das famosas figurinhas que são sucesso no mundo todo?

 Os pioneiros

Fonte: goo.gl/2w56DP | goo.gl/edcv19

O primeiro registro de álbum de figurinhas colecionáveis no Brasil é da Copa de 1950, sediada aqui no nosso país. O álbum foi idealizado pela indústria de balas e chocolates A Americana Ltda. e os livretos contavam com duas versões: a vertical e a horizontal, com todas as seleções participantes.

Os criadores do álbum tiveram a feliz ideia de atrelar o álbum de figurinhas ao que a empresa comercializava: balas. Ao invés de comprar pacotinhos com um número determinado de figurinhas, como é feito hoje, os cards vinham como brindes nas balas. Daí o nome “Balas Futebol! Craques do Campeonato Mundial de Futebol 1950 –  Brasil”.

O sucesso de quase 50 anos

Fonte: goo.gl/Frc8Ky

Vinte anos depois foi a vez dos italianos da Panini darem origem a mais nova febre mundial de coleções de Copa do mundo.

Os irmãos Giuseppe e Benito Panini abriram uma banca de jornal no ano de 1958 em Modena, na Itália, mas o grupo Panini – como é conhecido hoje – foi criado só em 1961 com o lançamento do primeiro álbum de figurinhas colecionáveis. Ele ilustrava os times e jogadores do Campeonato Italiano de Futebol.

Aproveitando a onda do Futebol, o grupo lançou em 1970 na Copa do México o seu primeiro álbum mundial, iniciando uma caminhada de sucesso. De lá para cá lançou o produto em todas as edições: Alemanha 1974, Argentina 1978, Espanha 1982, México 1986, Itália 1990, Estados Unidos 1994, França 1998, Japão e Coreia do Sul 2002, Alemanha 2006, África do Sul 2010, Brasil 2014, e a mais recente, Rússia 2018.

Fonte: goo.gl/2Jdnfu

O álbum desta edição conta com 682 cromos, e destas, 50 são as consideradas “figurinhas especiais” que incluem os emblemas das seleções participantes, o troféu da Copa, a bola oficial, o logotipo oficial da FIFA e o mascote. As 632 figurinhas restantes contam com as fotos dos jogadores.

O mais bacana de colecionar álbuns é poder revisitar o elenco das edições anteriores, relembrar os visuais mais diversos dos jogadores (quem não se lembra do topete estilo Cascão do Ronaldinho?), recordar quem eram os capitães, os que estavam em alta e até mesmo os que nos decepcionaram, né?

5 Curiosidades sobre os álbuns

Fonte: goo.gl/2L3VQB | goo.gl/WvNHNN

O hobby de colecionar e completar os álbuns da Copa renderam e rendem curiosidades desde a primeira publicação até a mais recente. E pensando nisso, separamos algumas bem legais para você conferir:

  1. As primeiras figurinhas, cards ou cromo foram vistas pela primeira vez em 1867 em Paris pela Litografia Bognard. Elas ilustravam os pavilhões da Feira Mundial de Comércio daquele ano.

      2. Antes de serem lançadas as figurinhas autocolantes em 1971 na coleção do Campeonato Italiano, elas eram feitas em um papel cartão fino e os colecionadores usavam cola para colocá-las no álbum. Outra técnica registrada era o uso de um adesivo triangular pequeno de lado duplo, que era colocado atrás dos cards para evitar o uso de cola nas páginas.

Fonte: goo.gl/pQ85ec

      3. Contando com um lance de muita sorte um colecionador gastaria na edição da Copa de 2018 o total de R$ 280,70 para completar o seu álbum. A opção é praticamente impossível, então calcula-se que este é o valor mínimo para ter uma coleção finalizada.

      4. Em 2018 existe a possibilidade de acompanhar ou criar o seu álbum no formato online, e a opção permite que você baixe a versão gratuita e receba de tempos em tempos pacotes com versões virtuais das figurinhas. Outro modo de ter a novidade é integrar o seu álbum físico na plataforma, conseguindo ver a porcentagem que falta para completar, criar grupos de troca e ler conteúdos especiais.

      5. Toda edição de Copa tem as figurinhas mais raras e procuradas pelos colecionadores. De 1970 a 2006 as mais procuradas foram estas:

  • 1970: Pelé (Brasil);
  • 1974: Cruyff (Holanda);
  • 1986: Maradona (Argentina);
  • 1990: Matthaus (Alemanha);
  • 1994: Romário (Brasil);
  • 1998: Thierry Henry (França);
  • 2006: Ronaldinho Gaúcho (Brasil).

A estimativa para 2018 é que as figurinhas mais desejadas sejam dos craques Neymar, Lionel Messi e Cristiano Ronaldo, provavelmente as mais especiais da edição.

Fonte: goo.gl/6FwXmL

Lembrando que o álbum e os cromos estão sendo vendidos desde março deste ano e os eventos de troca acontecem em vários locais no Brasil todo.

E aí, gostou de saber um pouco da história do álbum de figurinhas da Copa, sucesso entre crianças e adultos? Então aproveite o clima de Copa e fique ligado no Instagram, Facebook e site da Key Design para ver o lançamento da Coleção cápsula para torcer pelo Brasil!

Por Mariana Müller Delamura

Referências: goo.gl/MLvZ1K | goo.gl/TBvVNj | goo.gl/6gGPLr | goo.gl/WATiuJ

Posts Relacionados

Escreva uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *