fbpx

Selecionamos 10 grafiteiros brasileiros para você conhecer

O graffiti é uma das mais fascinantes e visualmente impactantes formas de expressão artística e o nosso país é um celeiro de talentos! Os grafiteiros brasileiros deixam os muros das grandes metrópoles mais coloridos a cada dia.

O talento chama tanta atenção que esses artistas levaram suas cores para outros países, pintando muros das principais capitais do mundo, levando o nome do Brasil em forma de arte e mostrando que aqui tem cultura urbana!

Selecionamos 10 grafiteiros de respeito que têm espalhado sua arte contundente e impactante em muros ao redor do mundo. Continue a leitura e confira!

1. Eduardo Kobra

Fonte: diariodoturismo.com.br

Kobra é um dos grafiteiros brasileiros mais renomados e conhecidos ao redor do mundo. Sua estética mistura cores, padronagens e texturas com retratos realistas e com traços bem definidos, representando pessoas na maioria de suas obras.

Natural de São Paulo, o artista começou sua carreira na cidade antes de cair no mundo, especialmente com o seu projeto chamado Muro de Memórias, no qual resgata o passado por meio de personagens em seus trabalhos nos muros de vários países.

2. Alex Senna

Fonte: streetartnews.net

Alex é um dos grafiteiros mais diferenciados, com uma estética única em suas obras! Seus traços simples, mas muito expressivos, são predominantemente em preto e branco, já que o artista é daltônico.

Fonte: www.alexsenna.com.br

É nessa pegada que ele trabalha em murais sentimentais, em que a temática geralmente é o amor e as relações interpessoais. Seus traços lembram os de histórias em quadrinhos, até com uma temática infantil, por conta da influência que esse tipo de literatura teve na vida de Alex.

3. Binho Ribeiro

Fonte: www.obeijo.com.br

Binho é uma verdadeira lenda do graffiti! Ele é um dos pioneiros da arte na América Latina, pintando muros desde a época em que a atividade ainda era muito marginalizada pela sociedade como um todo.

Além de grafiteiro, Binho também é fundador e principal curador da Bienal do Graffiti, festival que ocorre em São Paulo, e também atua nessa função para grandes marcas, devido ao seu vasto conhecimento dentro do segmento.

Fonte: bruevangelista.wordpress.com

Os murais de Binho estão espalhados por todo mundo, sempre com muita expressividade para todos os elementos que compõem a sua arte, especialmente os animais marinhos, marca registrada de suas obras.

4. Mag Magrela

Fonte: magcrua.blogspot.com.br

Uma das principais mulheres na cena do graffiti nacional, Magrela conquistou seu espaço sozinha. Autodidata, a menina criada na Vila Madalena, em São Paulo, aprendeu a pintar e desenhar vendo seu pai fazer o mesmo.

A alma de suas obras está na representação da figura feminina sobre elementos comuns à mulher na sociedade brasileira, com um ressalto acerca da batalha diária e da resistência dentro de uma sociedade pouco amigável às mulheres. Seus traços únicos e inconfundíveis estão espalhados pelo Brasil, Portugal e pelos EUA.

5. Marcelo Eco

Fonte: passeiosbaratosemsp.com.br

O carioca vem conquistando cada vez mais espaço entre os grafiteiros brasileiros! Seus traços são muito marcantes, com linhas retas e fortes para construir seus personagens únicos e característicos, com forte influência dos quadrinhos.

Eco tem feito muitos trabalhos institucionais e pintado para algumas galerias no momento, mas sua origem é a rua, da pichação. Ele também já fez parte de projetos sociais para os quais grafitou em comunidades carentes do Rio de Janeiro e também em uma aldeia em Angola.

6. Anarkia Boladona

Fonte: roulets.blogspot.com.br

Panmela é um nome pouco conhecido na cena do graffiti, mas experimente perguntar por Anarkia Boladona! A carioca oriunda da pichação sempre foi guiada por seu instinto rebelde, que a transformou em uma das artistas mais respeitadas do segmento.

O grande retrato dos muros que Anarkia pinta são as mulheres. As personagens mostram o trabalho e a beleza feminina, mas também ilustram obras de protesto e do clamor pelo fim da violência doméstica. O assunto, inclusive, fez parte de um projeto que levou os murais da carioca para Nova Iorque, globalizando seu traço único.

7. Os Gêmeos

Fonte: pt.wikipedia.org

Gustavo e Otávio são dois dos mais renomados grafiteiros no cenário mundial. A dupla forma Os Gêmeos, assinatura de obras espalhadas por diversos países, com os inconfundíveis personagens amarelos que ilustram os murais que os irmãos pintam.

As inspirações dos artistas são muitas, mas as principais são as causas sociais. Foi com essa temática que eles conquistaram espaços enormes em muros ao redor do mundo. Gustavo e Otávio são artistas que também fazem esculturas e instalações, mas foi com as tintas que eles escreveram seus nomes na história da arte urbana contemporânea.

8. Zezão

Fonte: www.zippergaleria.com.br

Zezão é mais um dos grandes nomes da história do graffiti nacional! Ele iniciou suas atividades com os sprays como um simples passatempo, após se ver impossibilitado de andar de skate por conta de um acidente que sofreu.

O hobbie virou uma paixão e Zezão se tornou um ícone no cenário brasileiro. Para quem começou pintando muros de esgotos e tubulações de estações de tratamento, ter suas obras expostas nas ruas de Paris ou de Los Angeles foi uma bela evolução para ele, não é mesmo?

9. Rodrigo Branco

Fonte: Pinterest

Cria de São Paulo, Rodrigo tem um traço característico e muito interessante nas obras que pinta pelos muros da capital paulista. Sua maneira peculiar de retratar rostos, sempre com uma estética torta e abstrata, fez com que ele ganhasse muito destaque.

O artista já retratou essa complexidade de seus graffitis em vários muros ao redor do mundo, despertando sempre uma confusão, mas também a certeza da genialidade e da qualidade das suas obras.

10. Nina Pandolfo

Fonte: seleneferreira.com.br

Nina retrata como ninguém a expressão do olhar feminino na arte urbana, por meio de personagens diferenciadas e com forte influência da cultura e dos traços físicos indígenas. Tudo isso em um ambiente moldado pela natureza e por elementos que remetem à infância.

A delicadeza das obras de Nina encanta, fazendo com que elas passassem a ser retratadas em diversos países, sempre ressaltando a beleza feminina, com cores suaves e muito agradáveis.

Gostou de conhecer melhor cada um desses grafiteiros brasileiros? Que tal compartilhar esse post em suas redes sociais? Assim seus amigos também podem conhecer os artistas mais legais do cenário urbano nacional!

Posts Relacionados

Escreva uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *