fbpx

Roupa para entrevista de emprego: o que devo vestir?

E aí, parceiro! Diz para mim, quantas vezes você já teve dúvidas sobre a melhor roupa para entrevista de emprego? É realmente uma decisão que precisa ser bem pensada, tendo em vista a importância desse momento.

Vários fatores podem influenciar nisso, mas é importante saber quando ser mais formal e quando dá para ser mais descolado. Além dessas duas linhas, há uma série de outros pontos importantes e que precisam ser observados.

Nós vamos te ajudar com isso! Neste post você vai ver como se vestir para a sua próxima entrevista sem erros. Confira já!

Analise o cargo em questão

Fonte: goo.gl/SXafNf

É importante que o candidato à vaga de emprego esteja sempre com o pensamento mais profissional possível, independentemente do nível do cargo que será ocupado. Entretanto, a hierarquia pode ser um fator que influencia, principalmente, no nível de formalidade da roupa escolhida.

Se você está concorrendo a um estágio, sua roupa para entrevista de emprego não precisa ser terno e gravata, por exemplo. É importante pensar no fato de não exagerar com muita formalidade, pois isso pode transmitir uma ideia de que você não tem noção do que está acontecendo. Não é o que queremos, certo?

Agora, se você já conseguiu atingir um nível mais alto e disputa vagas mais complexas, talvez seja importante usar algo mais sério e formal. Tente pensar, por exemplo, pelos 3 níveis de cargo: júnior, pleno e sênior. O nível de formalidade naturalmente aumenta de acordo com cada um deles.

Conheça mais sobre a cultura da empresa

Fonte: goo.gl/FhCZL1

Cada empresa tem sua cultura, o que está muito ligado também às determinadas áreas de atuação. Um escritório de advocacia não tem o mesmo clima de uma agência de comunicação, por exemplo. Isso faz com que cada um desses ambientes tenha exigências em relação à postura e, consequentemente, ao dress code. Então, se liga: esteja muito atento a isso!

Procure saber antes como a empresa onde você vai fazer a entrevista encara essa questão de roupas, pois você pode tranquilamente se adaptar a isso na hora de pensar a roupa que você vai usar. Um ambiente mais descolado pode te permitir usar um jeans e uma camiseta básica, enquanto um local mais sério certamente vai pedir uma camisa e calça social com um sapato.

A maneira como você se apresenta na entrevista diz muito sobre sua atenção a detalhes importantes, como esse das roupas. Se você se informa previamente e se apresenta no dia bem vestido, certamente já tem pontos positivos ao seu favor.

Deixe o senso comum de lado

Fonte: goo.gl/rhaq2a | goo.gl/9gSHb2

Nós sabemos que não é uma missão fácil, mas você precisa fugir do senso comum na hora de escolher roupa para entrevista de emprego. Não dá para chegar lá vestido como todos. É preciso mostrar sua personalidade em pequenos detalhes que vão fazer uma grande diferença no seu visual.

Se a vaga que você está se candidatando exige algo mais flexível, você pode buscar o diferencial em um sapato oxford, por exemplo. Ele é bastante estiloso e segue como uma opção de meio-termo, com mais expressão.

Em casos como os cargos que exigem algo bem formal, mostre que entende o que está fazendo e não use qualquer coisa. Vá com um terno ajustado, feito sob medida e que valorize seu corpo. Você ganha muito em elegância e presença, vai por mim!

Os acessórios podem ser os diferenciais mais precisos para ocasiões em que a formalidade não seja exigida. Um bom relógio ou pulseira fazem toda diferença, especialmente na hora de falar na entrevista, quando provavelmente você vai gesticular e mostrar que se expressa também pelo que está usando. Claro, não exagere ou misture diferentes estilos. Tudo deve ser usado com equilíbrio!

Evite as cores muito fortes

Fonte: goo.gl/PNcsz4

Uma importante regra que deve ser considerada nas entrevistas de emprego é que nada deve se destacar mais do que o seu conteúdo. O que você falar e a maneira como você se portar devem ser o foco principal, e cabe a você fazer com que nada atrapalhe isso. Sabe qual a melhor forma? Evitando que suas roupas chamem atenção.

As cores das suas escolhas não podem ser chamativas! Tenha isso em mente antes de escolher qualquer visual para esse importante momento. Tonalidades sóbrias não vão chamar mais atenção do que deveriam e vão deixar você se expressar sem que outras coisas desviem a atenção do recrutador.

Vermelho, amarelo, verde e qualquer coisa que seja muito impactante deve ser deixada em casa. A roupa para entrevista de emprego não deve sair muito do branco, azul-marinho e do preto. Além de elegantes, independentemente do nível de formalidade, essas cores garantem o tom sério.

Jamais abuse da informalidade

Fonte: goo.gl/htEYd5

É uma tendência que cada vez mais as empresas adotem uma cultura mais descolada, com escritórios mais amigáveis, menos rigidez com horários e uma liberdade significativa em relação ao dress code. Acredite: tem lugar que é permitido ir até de chinelo! Entretanto, vá com calma se você for fazer uma entrevista para uma dessas organizações.

Por menos rígida que a empresa seja com essas questões, não vai pegar nada bem abusar da informalidade logo na entrevista de emprego. Lembre-se: você ainda não é um funcionário!

Por mais que a cultura do local deixe o colaborador mais à vontade quanto às escolhas do que vestir, a entrevista é um momento bem sério em que você pode até abrir mão de uma camisa social, por exemplo, mas também nada de usar bermuda!

Se você for ser entrevistado por uma empresa moderninha e descolada, saiba equilibrar essa liberdade! Um jeans básico não tem erro e você pode combiná-lo com uma camisa gola polo ou uma t-shirt comum, com cores mais sóbrias. Elas até podem ser listradas, desde que o tom seja mais básico.

Fonte: Key Design

Nos pés, um bom tênis casual vai muito bem. Os acessórios ajudam a dar personalidade e destaque ao visual: colar, anel, um relógio e um bracelete de metal caem bem, sem exageros.

Outro detalhe que merece destaque são os piercings e tatuagens! Os desenhos vão aparecer de qualquer jeito e você não tem como evitar para sempre. Já os piercings podem ser retirados para a entrevista, mas também vale a pena considerar que você possa querer voltar a usar depois. O importante é ser sincero se for questionado, mas não tentar esconder, pois são coisas que fazem parte de você!

Com essas dicas, não tem erro: você vai mandar muito bem na hora de escolher a roupa para entrevista de emprego. Esse vai ser o primeiro passo para conquistar a vaga!

Gostou deste post? Você pode ter acesso a outros conteúdos como este assinando nossa newsletter e recebendo tudo diretamente no seu e-mail! Cadastre-se agora mesmo.

Posts Relacionados

Escreva uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *