fbpx

Como combinar camisa e gravata? Aprenda aqui!

gravata e camisa

Saber como combinar camisa e gravata é fundamental para quem deseja se vestir bem e de acordo com a moda atual, pois essas são peças básicas para nos apresentarmos com elegância em diversas ocasiões de nossa vida social e profissional.

Em um primeiro momento, pode até parecer difícil, especialmente se você não tiver um guarda-roupa com muitas opções. Mas seguindo algumas boas dicas, você verá que não há tanto mistério e poderá escolher sua camisa e gravata com mais confiança.

No post de hoje, você ficará por dentro de todas essas dicas e aprenderá como combinar essas peças de roupa das melhores formas. Estampa com estampa pode? Combinar cores escuras com claras é obrigatório? Acompanhe até o final e tire todas as suas dúvidas!

Combine a gravata com o terno

Fonte: https:| https://bit.ly/2pzOcYC | //bit.ly/2QyT63E | https://bit.ly/2C0g0wr

Além da camisa, é importante pensar também no terno que você vai vestir. Para tanto, o ponto de atenção principal são as cores.

Se o terno for de tonalidades sóbrias e discretas, como azul-escuro ou preto, você pode abusar um pouco nas cores da gravata, até mesmo usando aquelas nuances mais abertas e chamativas.

Entretanto, se o terno for de cores mais neutras, como bege ou cinza claro, é importante que a gravata também não seja muito chamativa para não gerar uma combinação desequilibrada.

Tenha cuidado com os contrastes

Gravata Masculina Fonte: Key Design

Contrastar as cores é uma boa estratégia inicial. Mas se você tiver medo de errar, apostar no básico é a melhor saída.

Por exemplo, preto no branco sempre cai bem. Se a camisa for branca, a gravata preta deixará a combinação clássica e elegante.

LEIA MAIS

Porém, o contrário não funciona tão bem. Dessa forma, se sua camisa for preta, que tal apostar em tons de cinza mais claros ou ainda um grafite para a gravata? Isso porque, nesse caso, o melhor é manter o contraste em tons mais aproximados ao da camisa.

Misture peças lisas com listradas ou estampadas

Fonte: Key Design

Mesclar uma peça lisa com outra listrada ou estampada te traz mais chances de acertos. Em um estilo mais tradicional, é indicado manter apenas uma das peças na proposta das listras ou estampas. Se você escolheu uma camisa listrada, por exemplo, pode ser mais discreto com uma gravata de uma cor só.

Agora, se sua camisa for lisa, você tem a possibilidade de usar gravatas com motivos variados, como xadrez ou desenhos – lembrando que ilustrações e padronagens deixam seu traje mais despojado, o que é uma boa ideia para ocasiões menos formais. Se o compromisso for mais sério e formal, pode ser conveniente evitar essa composição. Para resumir, pense sempre onde você vai usar o look antes de elaborá-lo.

Aposte na estampa com estampa

Fonte: Pinterest

Muito cuidado nesse ponto. A dica geral de combinar liso com estampado pode até ser desafiada, mas com cautela, ou você pode acabar com um visual cafona.

Voltemos à regra dos tons de cores por aqui. Mesmo com a estampa, se sua camisa tiver uma coloração mais clara, procure uma gravata em tom mais escuro, e vice-versa. Essa regra não deve ser quebrada, pois evitará erros nas combinações que você montar.

VEJA MAIS POSTS

Pensando nas estampas, tente padrões com diferentes proporções. Se o xadrez tiver quadrados menores (o chamado xadrez vichy), você pode combiná-lo com listras mais largas. Já se sua gravata for de bolinhas pequenas, pense em uma camisa de xadrez tradicional.

O mais importante é não utilizar as mesmas proporções nas duas peças: listras finas em uma? Listras grossas em outra. Camisas com estampas grandes? Gravatas com ilustrações menores e mais discretas. E assim por diante.

Aprenda a usar a gravata slim

Fonte: https://bit.ly/2OE3t8Q | https://bit.ly/2zUFPN6

Gravatas slim são aquelas mais fininhas, geralmente de corte reto. Se você gosta desse estilo de gravata, também deve ter alguns cuidados ao escolher suas combinações.

Se optar por uma gravata slim estampada, o melhor é que ela seja de estampas pequenas, já que sua largura é menor que as gravatas tradicionais. Além disso, como esse modelo dá a sensação de look mais justo, aposte em ternos e calças desse mesmo corte para deixar o traje proporcional e bem alinhado.

Dicas gerais sobre como combinar gravata e camisa

Depois de aprender a fazer combinações mais ousadas com suas gravatas e camisas, que tal ver aquelas dicas gerais para o dia a dia? Reunimos algumas aqui para você pegar com mais facilidade:

  • Se você pensar nas cores que usará, já terá meio caminho andado para acertar na vestimenta. Analise bem as tonalidades de tudo que você vestirá, da cabeça aos pés, e tente não passar de três cores diferentes na sua harmonização. Isso pode deixar seu look confuso ou muito chamativo, especialmente se escolher uma camisa listrada;
  • Se sua gravata tiver cores chamativas, tente combiná-la com camisas mais sóbrias – rosa com azul-marinho, por exemplo. Isso te dará um ar de modernidade sem deixar a elegância de lado;
  • Azul, preto e cinza geralmente vão bem com vermelho, preto, prata, azul e branco. Tons de amarelo caem bem com aqueles terrosos, como o marrom, vermelho ou laranja. Já o roxo e o rosa podem combinar entre si, além de poderem ser usados em ton sur ton para ousar também em looks monocromáticos;
  • Antes de se vestir, não se esqueça de testar as combinações. Coloque a gravata na frente das camisas disponíveis e balanceie as cores. Depois, faça o mesmo com o terno e a calça;
  • Na dúvida, aposte na sobriedade. É sempre melhor escolher entre os tons básicos e mais escuros quando ainda não estamos nos sentindo confiantes e ousados o suficiente;
  • Finalmente, depois de pronto, olhe-se bem no espelho e pense sobre o que você quer transmitir vestido dessa forma. Não se esqueça dos botões, prendedores de gravata, relógio, cinto e sapatos para finalizar. Lembre-se de que, muitas vezes, sua aparência pode funcionar como seu cartão de visitas.

Fonte: Key Design

Depois de conferir todas essas sugestões, tenha em mente que o mais importante é você se sentir bem com o seu visual, definindo seu estilo sem perder sua identidade. Com as peças certas no seu armário e nossas dicas em mente, ficará bem mais fácil saber como combinar camisa e gravata – e todas as suas outras roupas!

Gostou deste post? Então não deixe de assinar nossa newsletter e fique por dentro de todas as nossas novidades!

Posts Relacionados

18 Comentários

  1. Gabriel Viana disse:

    So tenho uma pergunta: o que combinar com uma gravata ponta reta(quadrada)?Uma calça jeans com um tênis casual , ou um terno mesmo?

    • Key Design disse:

      Boa tarde, Gabriel!
      Se você busca um look mais informal, pode sim fazer uma combinação com tênis casual e calça jeans, desde que não possua lavagens! A dica é: busque por calças em um tom só! Agora se é uma ocasião que exija mais formalidade, aposte no terno!

      Até mais!

  2. renata disse:

    Gostei muito do que li aqui no seu site.Estou estudando o assunto,Mas quero agradecer por que seu texto foi muito valido. Obrigada um beijinhu 😉

  3. Key Design disse:

    4.5

  4. Lúcia Helena elias disse:

    Olá, boa noite! No caso, a calça social preta e a camisa cinza escura, qual a cor da gravata à ser usada?

  5. pedro brito disse:

    olá, que camisa devo usar com um terno preto e uma gravata amarela?

    • Key Design disse:

      Olá, Pedro!
      Nessas condições, pode optar por uma camisa lisa preta ou até mesmo, na cor branca para uma combinação com menos informações. Mas, caso queira colocar um pouco mais de cor em seu traje, uma camisa em tom azul royal ou azul claro, são boas opções de combinação.

      Caso tenha mais dúvidas, é só chamar!
      Até mais =D

  6. Lima disse:

    Tenho uma dúvida. Posso usar uma camisa roxa com gravata rosa chá? Ou fica um visual muito poluído.

    • Key Design disse:

      Boa tarde, Lima!
      A dica é, sempre que for usar gravatas em qualquer tom de rosa, procure por ons claros que combine também com essa temporada de verão. Por exemplo: Tons claros de azul, bege, cinza e rosa! Na dúvida, opte por uma camisa branca que não terá erros, independente do tom de rosa escolhido para a gravata!

      Fico à disposição, Renan.

  7. J. Medeiros disse:

    Tenho uma camisa azul clara com pequenos quadrados brancos, de longe são imperceptíveis e gostaria de saber se ficaria bem com uma gravata cinza clara com alguns detalhes em azul da cor da camisa?! Minha dúvida maior é se uma gravata clara fica bem com camisa também clara.

  8. Renata kelly disse:

    olá! Gostaria de saber que cor de camisa usar com uma gravata rosa chá, mas com listras rosa claro. Camisa branca combina ou teria que ser uma camisa rosa clara? Parabéns pelo post, Obrigada.

    • Key Design disse:

      Eai! Tudo certo? Fica bacana com ambas as cores, qualquer uma que escolher vai ficar bem legal 😉

  9. rOCHA disse:

    ola , vou ser padrinho em maio minha esposa usara vestido longo Rose, e Tenho que usar terno preto com gravata Rose ! a pedido da noiva , estou na duvida que cor de camisa usar gostaria de cor escura mas acredito que nãi fica legal né?

    • Key Design disse:

      Olá! Tudo bem? Realmente as sugestões das noivas podem ser um pouco restritivas… O importante aqui é experimentar e ver como fica justamente por conta da variação de tons que existem. Olha só, a camisa branca é a certeza de que você não vai errar e o visual vai ficar harmônico. Talvez um tom de cinza funcione também. Qualquer dúvida pode chamar que a gente tenta te ajudar =) Obrigado e boa festa!

  10. Marcoa disse:

    Boa tarde, uma calça social preta, terno preto e camisa branca, cairia bem qual tonalidade de gravata?

Escreva uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *