fbpx

Chega de dúvidas: saiba como limpar o seu tênis

Muitas pessoas se perguntam como limpar o tênis, já que é utilizado por todo mundo (ou quase) e precisa de uma atenção especial.

E, quem possui esse hábito de limpeza, conhece muito bem suas vantagens, pois é um processo essencial no dia-a-dia para se ter uma maior durabilidade no material.

Por isso separamos algumas dicas de como limpar o tênis e fazê-lo durar! Vamos conhecê-las?

Como limpar os variados modelos de tênis?

Para que você aprenda como limpar os seus tênis, é preciso antecipadamente analisar qual o material ou tecido usado nele!

Com essa informação, você será direcionado aos cuidados necessários a serem aplicados no seu calçado na hora de higienizar, tirar maus odores ou manchas. Confira:

Para os tênis brancos

Fonte: goo.gl/yGi7VG

Nessa primeira dica falaremos do tênis mais clássico: o branco. Assim como roupas e tecidos claros, são fundamentais alguns cuidados para que o material não amarele ou manche.

Dessa forma, para limpar aquele seu calçado branco e deixá-lo clarinho, basta misturar água quente com detergente, limpando-o e esfregando com alguma escova de cerdas bem firmes, sem esquecer as partes interiores.

Um ótimo truque também é utilizar algumas gotas de vinagre branco ou bicarbonato de sódio com detergente e água em cima da mancha, sendo eficientes para marcas difíceis.

Para esse último, basta colocar o bicarbonato, a água e o detergente em um pote até que vire uma pasta, pôr em cima da sujeira e esfregar com uma escova. Após isso, o seu tênis vai estar como se tivesse acabado de comprar!

Para os tênis de camurça

Fonte: goo.gl/bMndCz

Esse modelo de tênis é um dos mais fáceis de limpar, pois as sujeiras mais leves podem ser tratadas somente com uma borracha escolar, aquelas para lápis. Basta esfregar na sujeira e aos poucos ela vai ser removida.

Ademais, é preciso tomar cuidado com o uso excessivo de água na hora de limpar um tênis camurça, para não estragar o tecido.

Para marcas difíceis, e só necessário uma colher de sopa de condicionador para cabelos e duas colheres de água. Misture os produtos e passe no calçado, deixando agir por no máximo 15 minutos.

Após esse processo, retire o resto do produto com algum pano úmido que seu tênis vai estar novinho.

Para os tênis de couro

Fonte: goo.gl/X1qtRL

Para não estragar esse material, tente evitar mergulhar o calçado na água, tudo bem? Pois o tecido pode ressecar na hora da água evaporar.

Para a limpeza do couro, use uma escova úmida com sabão e água, esfregando até remover toda a sujeira. Depois, finalize passando um pano úmido para retirar os resíduos.

Para os tênis de plástico

Existem calçados que possuem partes em plástico, que também estão sujeitas a manchas e corrosões.

Elas podem ser tratadas com um pano úmido, mas para sujeiras difíceis, utilize produtos com óleos, como manteigas, pois dão brilho ao material e removem 100% da oxidação do plástico.

Como limpar as partes dos calçados?

Agora pensando em outro ângulo, os tênis também precisam ter uma limpeza boa nas suas partes gerais, confira algumas delas:

Palmilhas

Para evitar manchas difíceis ou até odores ruins em seus tênis, é essencial higienizar as suas palmilhas! Você pode esfrega-las com uma escova usando sabão e água ou lavar diretamente na máquina.

Se as sujeiras forem resistentes, utilize do bicarbonato de sódio, deixando as palmilhas dentro de uma caixa e, depois de algumas horas, as esfregando novamente.

Cadarços

A forma mais eficaz — e mais fácil — de lavar os seus cadarços são na máquina de lavar. Para não acabar com o tecido, coloque-os dentro de um saco para roupas frágeis antes de começar a limpeza. 

LEIA MAIS

Solas

As solas dos calçados também precisam de cuidados especiais, e a sua limpeza pode ser feita com detergente biodegradável e água em um pano bem úmido.

E para retirar aquelas pedras desagradáveis da sola, basta utilizar uma faquinha ou chave de fenda pequena em suas ranhuras!

Entressola

Essa parte pode ser lavada da mesma forma que a sola, e caso a sujeira persista, basta tirá-la com uma borracha branca de escola.

Partes com chiclete

Fonte: goo.gl/24etpz

Certamente, muitos já tiveram a infelicidade de ter uma goma de mascar presa entre as ranhuras da sola do seu calçado, batalhando para retirar ela de lá.

Para essa batalha se vitoriosa para você, basta utilizar um isqueiro líquido para soltar o chiclete ou usar um pedaço de gelo em cima, pois o gelo endurece a goma que vai saindo aos poucos, deixando seu material quase intacto!

Partes com chulé

Para retirar aquele mau odor do seu tênis, primeiramente é preciso sempre guardá-lo após o uso em um local arejado! Se deixar o seu calçado úmido, os fungos vão juntos, causando aquele cheiro desagradável.

O bicarbonato de sódio também é uma forma de remover o mau odor, além de uma boa escovação, tanto fora quanto dentro do tênis.

Ademais, caso o cheiro permaneça, a solução é passar um pano umedecido com um pouco de vinagre, passando em toda a palmilha e interior do calçado. Depois, deixe secar e ele vai estar sem nenhum mau odor!

Os meus calçados podem ser lavados na máquina?

Fonte: goo.gl/ndNT9N

Normalmente, nas etiquetas dos produtos há uma indicação que informa se podem ser lavados na máquina ou não. Caso a lavagem seja liberada, basta colocá-los dentro do aparelho com sabão e água fria ou quente, retirando suas palmilhas e os cadarços.

Se o seu tênis for de um material sensível, lave-o junto com algumas toalhas ou sacolas para peças especiais e delicadas, a fim de não diminuir a durabilidade do material.

Entretanto, é essencial ressaltar que cada material e tecido exige uma limpeza diferente. Logo, alguns produtos e formas de lavagens podem danificar o produto! Por isso, é preciso ler com bastante atenção as etiquetas dos seus calçados e respeitar suas formas de higienização. Entendendo como limpar o tênis, você tem em mãos o conteúdo ideal para manter a durabilidade do material e se manter dentro da moda!

E aí, gostou do nosso artigo? Então comenta aqui o que você achou e se inscreva na nossa newsletter para não perder nenhum post. Até mais!

 

Posts Relacionados

Escreva uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *