fbpx

Pochete masculina: moda ou breguice?

Adorada por muitos, malvista por outros tantos. Assim é a pochete masculina, que teve seu auge entre os anos 80 e 90 e, depois, caiu em desuso por ser considerada uma peça antiquada (e, até mesmo, cafona) para o visual dos homens. Porém, como, na moda, nada se cria, tudo se reinventa, ela está de volta graças às tendências vintage e retrô, que têm resgatado diversos acessórios que fizeram sucesso no passado.

E como esse item veio para (re)ocupar um lugar especial no guarda-roupa dos caras modernos, vale a pena fica por dentro de como usá-la com elegância, com o que combinar esse item e principalmente com o que não usar. Por isso, preparamos um post especial com as principais dúvidas sobre esse acessório que dá o que falar e gera tantas opiniões calorosas a respeito. Confira!

Afinal, a pochete masculina é brega ou fashion?

Fonte: thecut.com

A resposta mais precisa para essa, que é uma das principais dúvidas, pode lhe surpreender. Isso porque a pochete é um pouco das duas. Sim, meu amigo, ela pode ser tanto brega quanto fashion, vai depender da forma que você vai usá-la. 

Desde a sua criação, ainda na Idade Média, no século XII, essa peça foi pensada como um acessório que visava à praticidade de carregar itens que não podiam ser colocados no bolso. Séculos depois, durante a década de 1980, ela se tornou um produto da moda que completava o look masculino informal e casual do dia a dia, seja para o trabalho, seja para a faculdade. 

Contudo, o que a fez ir de item em alta para um item rejeitado na virada do século XX foi o fato de muitos homens, que achavam a moda um tabu para a masculinidade, usarem modelos excessivamente estruturados e grandes para se diferenciarem das versões femininas — o que deixava a pochete muito saliente na produção.

Para completar, ainda havia aqueles que insistiam em mesclar esse acessório com roupas formais, como camisa social, terno, calça de alfaiataria e paletó. O resultado, como já é de se imaginar, é que ele ficou marcado como cafona e caiu totalmente em desuso.

Contudo, como dissemos no início do post, a moda mais uma vez trouxe essa peça e deu uma verdadeira repaginada nas características dela (tamanho, formato e material) para que ela se encaixasse com a composição de looks modernos que são a cara do homem do século XXI — que entende e valoriza a importância de se vestir bem.

Agora, além de mais compactas, elas são fabricadas com couro, microfibra, poliéster, entre outros materiais, apresentam estampas e grafismos exclusivos e um formato sem estrutura que pode remeter a pequenas necessaires, mochilas e, até mesmo, minipastas.

Com qual estilo a pochete masculina combina?

Fonte: assets.vogue.com

Bem, você já percebeu que o estilo formal não combina nem um pouco com pochete masculina, não é verdade? Por isso, deve estar se perguntando quais os tipos que harmonizam e, inclusive, permitem uma boa variação na composição de looks. Para tanto, basta ter em mente que o caminho são as produções despojadas. Se o seu visual tiver essa pegada, você está no caminho certo!

Mas se você ainda está montando seu guarda-roupa e descobrindo qual é o seu estilo, nós damos uma ajudinha: o urbano, o esportivo, o swag, o hipster e o praiano são ótimas opções e oferecem a liberdade de que você precisa para experimentar diferentes modelos de pochetes para sair com os amigos, ir a um barzinho, curtir um festival etc.

Com quais acessórios ela vai bem?

Fonte: thefashiontag.com | mtv.com

Como dito há pouco, a pochete masculina é voltada para complementar o visual casual e despojado, não o social. Por isso, ela acaba sendo uma peça bastante flexível quando o assunto é combinar com outros acessórios

Entretanto, o segredo para não exagerar no look e deixá-lo sobrecarregado é criar uma unidade visual por meio de cores e/ou subtons complementares — o que deixa a produção muito mais harmônica. Abaixo, nós listamos alguns exemplos de acessórios para você usar quando estiver com uma pochete. Veja:

Quais os calçados indicados para combinar essa peça?

Fonte: i.pinimg.com | collegefashion.net

Já quanto ao tipo de calçado ideal para usar com pochete masculina, não há erro. Basta optar por modelos que estejam diretamente ligados aos estilos dos quais já falamos neste post. Portanto, pode apostar, sem medo de errar, em tênis de lona, sneakers (com e sem cadarço) e tênis esportivo.

Por outro lado, para ir à praia com a galera curtir o sol, especialmente no verão, está liberado combiná-la com chinelo de dedo, sandálias de tira e alpargatas.

Quais são os cuidados para usar pochete masculina sem parecer brega?

Fonte: crfashionbook.com

Se depois de ler tudo o que já falamos sobre pochete masculina, você decidiu utilizá-la, ótimo! Entretanto, se ainda há receio quanto à maneira como ela deve ser segurada ou mesmo presa à sua roupa para que você não pareça estar numa viagem de volta ao passado (e com um aspecto pra lá de cafona), saiba que há alguns cuidados simples e eficientes.

O primeiro deles é: jamais use-a na mesma posição do cinto, logo abaixo da barriga. Esse foi um dos motivos para ela ser considerada tão careta e antiquada e ser deixada de lado no início dos anos 2000.

Sem mencionar que, visualmente, ela pode lhe dar uns quilinhos a mais e dar uma forma diferente à sua silhueta, especialmente se for um modelo volumoso. Portanto, quem gosta de valorizar o físico para chamar a atenção das mulheres tem mais uma razão para evitar esse tipo de uso.

Já o segundo diz respeito às formas corretas de utilizá-la. Basicamente, existem três: presa na cintura, mas com a estrutura em um dos lados do corpo — vai depender se você é canhoto ou destro —, nas costas — como se você estivesse segurando uma mochila de uma alça só — e na diagonal do dorso — com a alça circulando as costas e a estrutura parcialmente inclinada para um dos lados do corpo.

Como você viu, a pochete masculina promete ser um acessório que ainda vai dar muito o que falar, mas com sabedoria, estilo e bom gosto é possível, sim, utilizá-la sem erro no dia a dia. Por isso, nós queremos saber de você: há pretensão da sua parte em adotá-la no seu visual? Você já conhece algum amigo que a usa? Deixe o seu comentário e conte-nos tudo o que pensa a respeito!

 

Posts Relacionados

Escreva uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *