Se existe uma regra de moda masculina que é repetida por gerações e gerações, essa é a de que o cinto deve combinar com o sapato. Mas será que é assim mesmo?

Se você é um cara estiloso, já aprendeu que as meias não precisam ser exatamente do tom das calças, e que existem truques para fazer combinações divertidas, ousadas e criativas. Entretanto, aqui, nós vamos manter um pouco a tradição das regras de etiqueta antigas: um cinto cuja cor não está em sintonia com a do sapato pode não dar em coisa boa!

Isso não quer dizer que você precise usar os dois itens exatamente da mesma cor. É possível acertar na produção e ficar muito elegante sem adotar um look com a combinação total entre as peças.

Seja para uma situação formal ou mais descontraída, você verá que é possível fazer uma variação entre os tons e deixar seu visual com contraste e bem mais interessante. Ficou curioso? Então confira nossas dicas e aprenda com nosso post a combinar cinto com sapatos. Acompanhe!

1. O caso do sapato preto

sapato preto

Antes de começar a falar um pouco sobre esse coringa do guarda-roupa de todo homem, vamos logo adiantar uma questão: sim, misturar marrom com preto continua sendo uma má ideia.

Realmente, sapatos pretos não são tão flexíveis no uso. Portanto, se você tem um par, providencie a compra de um cinto que combine com ele, sobretudo no mesmo material.

2. Sapato marrom: uma escolha flexível

sapato marrom

Um sapato marrom representa um neutro bem interessante, sobretudo os feitos em couro. Tanto os modelos sociais como outros, como dockside ou mocassim, são versáteis para fazer boas combinações com as peças de roupa e também com o cinto.

Você pode usar seu sapato marrom com uma variação de tons da mesma família, desde o creme até um tabaco bem escuro, que fica muito elegante. Em situações casuais, o sapato marrom é o que melhor se adapta a cintos ousados, de diferentes materiais, como corda e lona.

3. O traje social

homem usando terno

No caso do traje social, tanto para o trabalho como para algum evento formal, o ideal é que o sapato e o cinto sejam da mesma cor. Isso vale para qualquer cor de calçado.

A ideia aqui é um visual mais homogêneo. Então, os tons também devem combinar. Ou seja, se o sapato é marrom escuro, o cinto também deverá ser, para que nada fique destoando.

Outro ponto importante são as texturas. Se o sapato for de verniz, o cinto também deve ser do mesmo material (além da cor, claro). Assim, resumindo, aposte sempre em peças com acabamentos e materiais semelhantes e cores iguais ou bem próximas.

Não podemos esquecer aqui de falar das fivelas dos cintos. Invista em cintos finos com fivelas discretas, o que é mais elegante. Reserve as fivelas grandes e ousadas para looks casuais.

Uma boa dica também é prestar atenção ao metal da fivela do cinto: ela deve ornar com os detalhes metálicos do sapato, os suspensórios (se estiver usando), os botões do terno e das abotoaduras. Tudo deve estar em sintonia e coincidindo. Uma dica para os indecisos é apostar no prateado, que é mais discreto.

Por fim, invista em um cinto de couro legítimo para trajes formais. Materiais sintéticos não conferem o mesmo efeito de elegância e logo começam a descascar ou apresentar diferenças no formato, comprometendo todo o visual.

 

4. O look casual com calça: liberdade para ser criativo

homem usando cinto

Para passear por aí no dia a dia ou até para um ambiente de trabalho mais relaxado, as regras não são fixas e você não precisa se preocupar tanto com as cores do sapato e do cinto. O visual casual com calça dá mais liberdade de escolha e espaço para ousadias.

Nesse visual, sapatênis, loafers, docksides, sneakers são alguns dos modelos de sapato mais usados. Hoje em dia, eles podem ser encontrados nas mais diversas cores, portanto, na hora de escolher o cinto, você pode ser criativo também, porém sempre tendo em mente a questão do equilíbrio.

Os tons do cinto e do sapato não precisam ser iguais, mas é sempre melhor investir em um visual mais harmônico e em cores da mesma família, não é mesmo? Isso ajuda muito a manter o visual criativo, mas alinhado ao mesmo tempo.

Cintos feitos de tecido, lona ou corda com detalhes em couro — e até mais largos e com uma fivela um pouco maior — são excelentes opções para looks informais com sapatos casuais.

Aproveite também para variar a cor da fivela: o ouro velho é uma tendência atual e deixa o visual muito mais moderno, rock’n’roll e divertido!

5. O visual informal com shorts ou bermudas

homem usando bermuda cinto

Ao contrário da calça, o visual com shorts ou bermudas pede um pouco mais de discrição no cinto, sobretudo para cortes mais atuais, que são um pouco acima da linha do joelho.

Como o short é mais leve que a calça, um cinto grande e exagerado pode pesar muito na produção. Portanto, você pode continuar apostando nos modelos em lona, tecido ou até mesmo couro — sem necessariamente combinar a mesma cor nas duas peças —, apenas tomando cuidado e preferindo cintos mais finos e com fivelas menores, sem esquecer a harmonia entre os tons.

6. Cinto: um acessório que faz a diferença

homem usando cinto

O cinto é um acessório superestiloso para o visual masculino, portanto, não tenha receio de comprar itens diferentes e coloridos. Uma combinação interessante entre um sapato descolado e um cinto pode fazer uma grande diferença no look e deixá-lo com outra cara!

Assim, vale muito a pena ter elegantes cintos de couro e de qualidade para as situações formais, além de alguns outros mais contemporâneos e diferenciados, para modernizar e variar seu visual.

Na hora de ir às compras, tenha em mente os sapatos que você já tem em casa para escolher cintos que realmente vão ornar com eles, assim você faz escolhas mais acertadas. Com a combinação certa, esse acessório superversátil não vai te deixar na mão!

Com nossas dicas de como combinar cinto com sapatos, você se tornará um homem mais moderno, sofisticado e autoconfiante, atraindo todos os olhares para você — e pelos motivos certos!

Gostou do nosso passo a passo de como combinar cinto com sapatos? Então, aproveite sua visita a nosso blog e assine nossa newsletter! Assim, você recebe em primeira mão todas as nossas novidades!

produto cinto produto cinto produto cinto