fbpx

Descubra por que você deve deixar sua barba crescer

Apesar do número de barbudinhos só crescer a cada dia, ainda há muita gente que se pergunta por que deixar barba crescer. Fatores como vida profissional, imagem pessoal, higiene, falta de conhecimento em cuidados essenciais com os pelos faciais podem deixar certos homens na dúvida se devem ou não entrar nessa onda.

Se você é uma dessas pessoas, vamos te dar sete razões para aderir a essa tendência que tem feito o maior sucesso!

1. Deixar barba crescer é saudável

Fonte: goo.gl/CwdUmG

Pesquisas mostram que a barba tem funções que ajudam a manter a saúde. Uma das mais conhecidas é a sua utilidade como um filtro natural, que ajuda a diminuir a ocorrência de alergias, evitando com que os agentes alérgicos cheguem aos olhos e ao nariz. Asmáticos estão entre os que mais ganham em manter a barba, pois ela colabora na redução das crises.

No inverno, a proteção térmica oferecida pela barba mantém o pescoço aquecido e protegido do vento. Isso diminui a possibilidade de inflamações na garganta, amigdalite e suas consequências.

Os pelos da barba também atuam como uma defesa da pele aos raios ultravioleta do sol, os famosos UV. Segundo pesquisa da universidade australiana de Southern Queensland, a incidência dos raios UV no rosto dos barbudos chega a ser 1/3 menor do que no de outras pessoas.

Na parte do rosto efetivamente coberta pela barba, a proteção contra o sol é 95% mais eficiente do que grande parte dos bloqueadores solares à venda nas farmácias. Portanto, olhando no longo prazo, deixar de fazer a barba acaba reduzindo as suas chances de ter câncer de pele.

2. Faz bem para a pele

Pelos encravados no rosto, foliculite e manchas são problemas que complicam a vida e comprometem o visual de muita gente. Uma das maneiras de fugir desses aborrecimentos é deixar a barba crescer. Isso possibilita com que a inflamação que provoca o pelo encravado não ocorra e evita cicatrizes.

Além disso, manter a barba grande, obviamente, elimina ou diminui a frequência com que o homem precisa raspar o rosto com uma lâmina de barbear, hábito que costuma a ser principal causa de infecções bacterianas no rosto.

Por fim, nas regiões de inverno mais frio e seco, a barba ajuda a evitar o ressecamento do rosto e da pele do pescoço. Se ela for bem cuidada e hidratada, a proteção é ainda maior.

3. Ajuda a manter a aparência jovem

Fonte: goo.gl/UgYhym

Os pelos no rosto protegem a pele dos efeitos do envelhecimento e do desgaste provocado por fatores climáticos, como sol e vento. 

Além disso, eles impedem a perda de água, mantendo-a hidratada. É por isso que, a partir de certa idade, a barba contribui para uma aparência mais jovem.

4. Dá um aspecto mais respeitável

Se, para os mais velhos, a barba ajuda a manter a juventude do rosto, quando se trata da geração mais nova, ela tem a função de dar um “reforço” na maturidade. Uma barba bem cuidada passa mais confiança, uma espécie de “certificado de adulto” para quem, talvez, ainda tenha cara de moleque, sem abrir mão da aparência jovem.

Se bem cultivada e cuidada, a barba pode inclusive ter efeitos positivos na sua vida profissional. Segundo psicólogos, ela transmite sensações como firmeza, simpatia e confiança, importantes para pessoas que se propõem a liderar grupos e empresas. Não é coincidência que alguns dos mais jovens e reconhecidos CEOs do mundo tenham sido barbudos, como Ed Catmull (Píxar), Steve Jobs (Apple), Jack Dorsey (Twitter), Larry Ellison (Oracle), Richard Stallman (criador do Linux) e Gabe Newell (Valve/Steam).

5. Poupa seu tempo

Fonte: goo.gl/YLTZeG

Fazer a barba é uma daquelas tarefas chatas e que tomam muito mais tempo do que deveriam. Se calcularmos, por exemplo, a situação de alguém que faz a barba todos os dias e leva dez minutos para isso, estamos falando de 60 horas gastas em um ano. É um tempo considerável para passar na frente do espelho, raspando o rosto!

Então, que tal riscar esse compromisso da sua agenda ou pelo menos diminuir a frequência? Mantenha-se barbado, use esse tempo extra na vida para alguma atividade mais agradável e, ainda, economize uma fortuna em lâminas de barbear.

6. Te deixa mais atraente

O argumento pode parecer apelativo, mas é absolutamente verdadeiro e cientificamente comprovado que a barba, no mínimo, funciona para captar a atenção, atrair um primeiro olhar. 

Cientistas da Universidade de Nova Gales do Sul, na Austrália, foram mais longe e produziram um estudo no qual centenas de mulheres heterossexuais atribuíam pontos a 10 fotos de homens com diferentes estágios de crescimento de barba. Os votos eram dados em quatro categorias: atração, masculinidade, saúde e potencial para ser escolhido como pai de seus filhos.

O resultado foi amplamente favorável aos homens que não faziam barba há dez dias. Os sem barba ou com pouca barba ficaram no final da fila.

Independentemente dos cientistas, um fato é incontestável: cultivar a barba ajuda a disfarçar as imperfeições da face, como manchas ou um queixo muito fino. Atores como Mark Hammil, o Luke Skywalker de Guerra nas Estrelas, e Montgomery Clift, um dos astros da era de ouro de Hollywood, passaram a usar barba depois de acidentes que afetaram seus rostos.

7. Ajuda na hora de fazer charme

Fonte: goo.gl/YH5U3R

Há poucas atitudes masculinas mais charmosas do que aquilo que nossos avós chamavam de “cofiar a barba”, isto é, acariciá-la com as mãos, fazendo movimentos com os dedos percorrendo os dois lados do rosto até se juntarem no queixo.

Essa atitude, inquestionavelmente cool, passa a ideia de alguém descolado, tranquilo, senhor de si, que, naquele momento, está em um processo de contemplação ou de maturação de alguma ideia super criativa e interessante.

Nesse caso, só é preciso ter certo cuidado com a higiene das mãos para evitar que a sujeira acabe por estragar o visual da sua barba cultivada com tanta paciência e carinho.

Viu como não faltam bons motivos para deixar barba crescer? Mas essa não é a única dica que temos para te ajudar no look e torná-lo mais elegante. As roupas que você usa também tem um peso considerável na construção do seu visual. Confira o texto que preparamos sobre o assunto.

 

Posts Relacionados

2 Comentários

  1. Eu nao tenho barba mas ja estou pra completar 19anos em 2019 o que faço me ajudem por favor

    • Key Design disse:

      Olá Fernando! Tudo bem?
      Muitos homens demoram um pouco mais para ter uma barba cheia mesmo. Isso é normal… São fatores genéticos e hormonais que acabam interferindo. Nossa dica é para que aguarde o processo acontecer naturalmente ou procure um dermatologista/endócrino. Mas não fique encanado com isso 🙂
      Até mais…

Escreva uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *