fbpx

Cosméticos masculinos: o que eu preciso saber?

Os cosméticos masculinos são produtos desenvolvidos para atender as necessidades da pele do homem — sim, a ideia de que produtos de beleza são para mulheres é ultrapassada, e não é você que parou no tempo, certo? Vamos quebrar esse tabu!

Cuidar da pele é fundamental para ter uma aparência melhor, livre de impurezas, cravos e espinhas, além de retardar os efeitos do envelhecimento. Afinal de contas, barba e cabelo também necessitam de cuidados! Que tal conhecermos um pouco mais as vantagens desses tratamentos e os principais produtos?

O post a seguir trará tudo que você precisa saber sobre os cuidados à base de cosméticos masculinos. Continue a leitura e confira!

Saiba os principais benefícios dos cosméticos masculinos

Fonte: Vito

Assim como as mulheres, os homens também podem (e devem!) tirar proveito dos benefícios que os cosméticos oferecem. Essas vantagens são inúmeras e têm efeitos imediatos e principalmente a longo prazo.

Qual o homem que não gosta de se sentir bem com sua própria aparência? A vaidade, dentro de um limite, é um sentimento comum e deve ser estimulado para a manutenção de uma boa autoestima. Além disso, ela propicia o cuidado próprio, que faz com que a saúde da pele e de outras partes do corpo estejam em dia.

Quer saber mais? Entenda, abaixo, quais as vantagens de adotar esses produtos ao dia a dia!

Questão de saúde

Antes de mais nada, usar cosméticos é uma questão de saúde! A pele, os cabelos e a barba precisam da ação desses produtos para estarem fortalecidos, sem que isso cause nenhum problema desagradável para o homem.

Manter hábitos higiênicos

Muitos desses cosméticos estão diretamente ligados a hábitos de higiene. A limpeza correta da pele e dos cabelos, por exemplo, estão relacionadas à aparência, mas primariamente são importantes para a retirada de impurezas.

Ter sempre uma boa aparência

É impossível falar de cosméticos e não relacioná-los à beleza! Por que os homens não podem se preocupar com isso? Essa ideia é retrógrada demais para ainda se manter viva. O público masculino tem todo direito de se preocupar com sua aparência, mantendo-se sempre confiante e seguro.

Juventude prolongada

As rugas e marcas de expressão são muito comuns em qualquer pessoa e, assim como nas mulheres, elas surgem sem dó nos homens! Assim, os cosméticos voltados para essa finalidade são cada vez mais adotados pelo público masculino que quer manter uma aparência jovem por mais tempo.

Entenda qual é o seu tipo de pele

Fonte: Pexels

Os cosméticos voltados para a pele são os mais procurados, e eles não são todos iguais. Por isso, é importante fazer a escolha adequada. Uma consulta com um profissional dermatologista pode indicar algum tratamento no caso de problemas mais incômodos.

Entretanto, é possível identificar por conta própria o seu tipo de pele e assim buscar cosméticos que sejam diretamente desenvolvidos para atender as suas necessidades. Vamos ver a seguir como podem ser essas variações e assim você identificará a sua.

Pele oleosa

Uma das principais características desse tipo de pele é seu brilho excessivo. Esse é um fator que causa muito incômodo, principalmente porque o homem tem essas características naturalmente.

Nessa condição, é comum o surgimento de acne e cravos, com poros obstruídos. A pele sempre parece estar gordurosa, o que aumenta após a prática de exercícios físicos.

As loções adstringentes são altamente recomendáveis, assim como sabonetes voltados para pele com incidência de acnes. A esfoliação também é fundamental para a renovação da pele e desobstrução dos poros. Consulte um médico para ser recomendado sobre os produtos mais adequados!

Pele seca

A sensação é de que a pele está sempre áspera e repuxando. Isso incide em um aspecto de descamação e vermelhidão. Em contrapartida, essas características são muito pouco propícias ao surgimento de espinhas, cravos e acnes.

O cuidado principal é com a higienização, precisando ser feita com sabonete específico, já que a tendência do uso de um produto comum é ressecar ainda mais a pele. Junto a esse procedimento é recomendável o uso de hidratantes em gel, sem exagerar, já que isso pode influenciar no surgimento de acne.

Pele mista

Por incrível que pareça, este é o tipo mais comum! Isso acontece pois a zona mais oleosa costuma ser a área que abrange a testa, queixo e o nariz, chamada de “T”, enquanto o resto do rosto se apresenta seco.

Como essa pele tem os dois tipos de incidência de problemas, geralmente é preciso combinar os tipos de cosméticos. O melhor a se fazer é consultar um dermatologista para que ele receite produtos que não conflitem entre si.

Conheça os cosméticos masculinos indispensáveis

Agora que você já sabe como eles são importantes e como podem agir nos diferentes tipos de pele masculina, é hora de conhecer quais cosméticos são indispensáveis para o dia a dia do homem.

Fazer uso de todos — ou da maioria deles — é essencial para manter a higiene facial, assim como a boa aparência e a saúde da pele, dos cabelos e da barba. Veja a seguir os mais recomendados!

Produtos para o cabelo

Mais básicos, eles são indispensáveis! O shampoo deve ser utilizado pelo menos uma vez ao dia, enquanto o condicionador é mais recomendável para homens que têm cabelos mais cheios ou com fios longos. Caso contrário, a oleosidade pode aumentar.

As pomadas modeladoras também são importantes para manter os fios bem alinhados, com o penteado bem definido. Só não exagere para evitar caspas e oleosidade!

Cremes faciais

Os cremes faciais são importantes para a manutenção da boa aparência, renovação da pele e combate a problemas como oleosidade ou ressecamento. Entre os principais produtos, podemos destacar:

  • hidratante;
  • gel esfoliante;
  • creme anti-rugas;
  • adstringente;
  • sabão líquido de limpeza facial;
  • protetor solar.

 Produtos para a barba

Fonte: fashionbeans.com

Para quem tem barba, o cuidado é fundamental! Os pelos da face estão constantemente expostos a impurezas, além de necessitarem de cuidados especiais para estarem saudáveis, bonitos e fortalecidos.

Os produtos para a barba têm diferentes funções e o ideal é combiná-los para ter o tratamento adequado. São eles:

  • shampoo (limpa, hidrata e dá maciez aos pelos);
  • balm (modela, hidrata e dá sensação de refrescância);
  • óleo (hidrata e mantém fortalecidos os fios das barbas longas e cheias);
  • creme esfoliante (fortalece os pelos e renova a pele, desobstruindo poros e contribuindo para o crescimento mais rápido dos fios).

Adote esses cosméticos masculinos no seu cotidiano! Depois dessas dicas,  deu para ver o quão importante eles são, não é? Então se livre de qualquer preconceito e ideia antiga: cuide-se!

Gostou do post? Assine nossa newsletter e receba mais posts como este diretamente em seu e-mail!

 

Posts Relacionados

Escreva uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *