fbpx

Mergulhe nas cachoeiras mais bonitas do Brasil

Com a chegada do verão, a vontade de curtir umas merecidas férias em um lugar paradisíaco só aumenta! É hora de planejar aquela viagem tão esperada, ou mesmo se preparar para uma escapada de final de semana, e escolher um dos maravilhosos destinos que o país nos reserva. Se você é do tipo que curte ecoturismo e aventuras, certamente vai adorar essa seleção das cachoeiras mais bonitas do Brasil que preparamos neste post.

Afinal, diversificar os destinos e explorar novos lugares é fundamental para, além de estar em contato com a natureza, conhecer mais da rica diversidade do nosso país. Então, não perca tempo e confira a nossa lista!

Maior cachoeira do Brasil

Fonte: carlosgrohmann.com | oeldoradoeaqui.blogspot.com.br

Para começar a nossa seleção das cachoeiras mais bonitas do Brasil, nada mais justo do que mencionar aquela que é a maior do território nacional, não é verdade? É a cachoeira El Dorado, que fica na Serra do Curupira, no Estado do Amazonas, e possui incríveis 353 metros de altura!

Mas não vá pensando que é fácil chegar até esse paraíso. Por estar em uma área com vegetação densa, no meio da mata e próxima à fronteira com a Venezuela, é necessário deixar aflorar o espírito aventureiro que existe em você e encarar uma verdadeira expedição que pode levar até 10 dias, apenas o trajeto de ida.

Só assim é possível chegar ao alto do monte Tantalita e conferir, lá do alto, a incrível força das águas que despencam da formação rochosa e seguem floresta adentro, pelo Igarapé Preto. Na região há áreas destinadas para quem deseja acampar e vivenciar a exuberância da fauna e flora da Amazônia. Portanto, prepare seu mochilão e se jogue nessa aventura!

Cachoeiras próximas à Brasília, DF

Fonte: viagemempauta.com.br

O Planalto Central é conhecido por sua vegetação de cerrado e pelas inúmeras quedas d’água que formam sua geografia. Um belo exemplo é a cachoeira do Segredo, que fica na Chapada dos Veadeiros, em Goiás, a aproximadamente quatro horas de distância da capital federal.

Com 100 metros de altura, seu nome é uma referência ao formato do paredão rochoso que parece querer “esconder” a queda d’água. Porém, quem percorre a trilha de mais de 8 km para chegar até ela, cruzando, inclusive, pequenos rios no caminho — o que significa que se molhar é inevitável —, não se decepciona.

O motivo? O poço formado por suas águas é um convite para quem deseja não apenas um bom mergulho, mas também se energizar em contato com um ambiente que inspira autorreflexão e paz de espírito.

Outro bom exemplo é a cachoeira Véu da Noiva, que fica no Mato Grosso. “Ah, mas essa é mais distante do que a Cachoeira do Segredo, que é nos arredores de Brasília”, você deve estar pensando — e isso não está errado.

Contudo, a dica é planejar uma road trip com a galera até a região (um percurso que dura, em média, 12 horas) ou se programar para fazer o trajeto de avião (chegando em pouco menos do que duas horas no Estado).

Seja qual for a sua escolha, vale a pena conhecer o local que é considerado o principal atrativo da Chapada dos Guimarães. Formada exclusivamente pelo rio Coxipó, a intensidade da queda d’água varia conforme o volume do rio se altera. Dica extra: no mirante da cachoeira, há um restaurante onde se pode provar alguns pratos da culinária local enquanto se admira a maravilhosa vista.

Cachoeiras próximas a Belo Horizonte, MG

Fonte: tripaddicts.com.br

A região de Minas Gerais também conta com algumas das cachoeiras mais bonitas do Brasil, como é o caso da Santa Bárbara, em Augusto de Lima. Embora seja a que tenha a menor altura (35 metros) entre as citadas neste post, ela compensa pela piscina natural formada no poço onde suas águas despencam.

Fonte: raizesdomundo.com

Mas esse não é o único aspecto que atrai visitantes de todos os cantos do país. Sua coloração muda ao longo do dia e, principalmente, em estações como o verão, já que a incidência do sol é maior. Com isso, a tonalidade das águas pode variar entre extremos, indo do verde-esmeralda ao azul-turquesa. Consegue imaginar esse espetáculo de cores?

Já a cachoeira do Tabuleiro, que fica no Parque Estadual da Serra Geral do Intendente, é a mais alta do Estado, chegando a impressionantes 273 metros. O local oferece opções de diversão com esportes de aventura, como rapel e escalada, e trilhas que levam ao poço e também ao mirante, onde é possível ver o pôr do sol em um cenário incrível.

Cachoeira próxima a São Paulo, SP

Fonte: cidadaobarreirense.blogspot.com.br

Não muito distante da capital paulista (cerca de cinco horas de carro), há o Parque Nacional da Serra da Bocaina, que conta uma grande diversidade de cachoeiras. Entre elas, se destaca a de Santo Izidro, com 50 metros de altura, localizada no meio da vegetação da serra — o que confere ao local um ar ainda mais especial.

A região conta também com uma boa estrutura de camping para quem planeja acampar. Outra boa dica é se aventurar pela famosa trilha do ouro e conhecer de perto as outras belíssimas quedas d’água da Serra da Bocaina.

Cachoeira próxima a Salvador, BA

Se você vai visitar a Bahia e deseja expandir sua viagem para além dos atrativos da capital Salvador (vide Pelourinho e Farol da Barra), saiba que no Estado há a segunda maior cachoeira do país: a Fumaça. Para se ter ideia, essa queda d’água conta com 340 metros de altura, apenas 13 a menos do que a El Dorado!

Se isso por si só já não é um baita motivo para conhecê-la, saiba que ainda tem mais! Isso porque ela fica no Parque Nacional da Chapada Diamantina, um verdadeiro reduto que atrai inúmeros visitantes todo o ano em busca de adrenalina, contato com a natureza e esportes de aventura, como trekking, rapel e canoagem.

Para completar, o acesso à cachoeira é feito por uma trilha de aproximadamente 6 km. Por possuir trechos diferentes, é possível conferir de perto tanto o topo dela quanto a região onde as águas despencam.

E aí, gostou da nossa seleção das cachoeiras mais bonitas do Brasil? Então reúna a galera e se programe para conhecer cada um desses lugares imperdíveis! E não se esqueça de levar sempre na mochila: óculos de sol, boné, cantil, protetor solar e repelente. Afinal, não dá para correr o risco de ter uma insolação, desidratação ou reação alérgica (por conta de uma picada) e estragar a viagem, não é mesmo?

Aproveite para assinar a nossa newsletter e não perder mais nenhuma dica de passeios, viagens, estilo e muito mais!

 

Posts Relacionados

Escreva uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *