fbpx

Colares para Homens: sim ou não? Descubra como e quando usar!

O universo do vestuário e da estética masculina está em constante expansão, com o desenvolvimento de novos produtos e tendências. Ainda assim, encontra-se muita dificuldade para que os acessórios sejam adotados de vez. Enquanto as pulseiras e bolsas estão sendo muito bem recebidas no Brasil, há uma relutância no uso dos colares para homens.

Diferentemente das joias femininas, que devem chamar muita atenção ou trazer delicadeza ao visual, os colares masculinos trazem charme ao serem utilizados de forma mais natural. Eles trazem um mood moderno e dinâmico ao look, de modo bem discreto, sem as extravagâncias das versões para mulheres.

Há diversas possibilidades de usar a peça e manter a aparência equilibrada. Por isso, não se preocupe e introduza os colares masculinos em suas produções. Continue lendo para descobrir como fazer uso do acessório com estilo!

Quais são os tipos de colares masculinos?

Assim como para as mulheres, os colares podem vir em correntes ou cordões, e carregando pingentes ou não. Entretanto, eles chegam de forma mais comportada, com comprimentos e materiais ajustados.

As correntes são utilizadas em versões metálicas. Seu comprimento e a espessura podem variar, assim como os materiais, que vão de dourado, prateado e até tons de cobre. O ideal é que seja levado em conta um equilíbrio para que o visual não fique carregado.

Ao contrário das correntes, que são peças moldadas, os cordões vêm em formatos mais naturais. Eles podem vir em couro e corda, e são ideais para serem acompanhados por pingentes. Outra versão são os colares com continhas agrupadas, que dão um aspecto mais orgânico.

VEJA MAIS POSTS

Quanto aos pingentes, eles podem vir em inúmeras maneiras. Eles podem fazer uma homenagem ao estilo militar com as tags, imitar objetos e garantir caráter lúdico, ter um cunho religioso ou carregar momentos marcantes para quem o usa. Vale tudo aqui, podem ser pedras, pedaços de madeira, shapes de animais e tudo que você queira ilustrar.

Para escolhê-los, sempre precisamos pensar na harmonia entre o aro e a peça pendente. Os materiais devem combinar entre si, sem destoar da proposta, como o uso de metais e pedras, que já remetem a joalheria feminina. Nesse caso, seria bem melhor um cordão em couro para ficar bem casual e relaxado, não é mesmo?

Além disso, algumas correntes são grossas demais e podem deixar a aparência pesada, ficando melhores quando usadas sozinhas. Uma dica valiosa é considerar a espessura do pescoço: colares grossos dão volume aos mais finos, enquanto adereços leves suavizam pescoços grossos. Por isso, leve em mente a sintonia entre o colar e o seu físico.

Como usar colares para homens nos seus looks

Fonte: Key Design

Agora que você já sabe quais são os tipos de colares masculinos e alguns princípios, é hora de pensar em como eles vão se ajustar em suas produções. Os modelos podem ser utilizados em qualquer estação e em diversas ocasiões. Para isso, você deve considerar qual será o papel deles no seu look.

O acréscimo perfeito

Fonte: Key Design

Como os acessórios têm uma função mais complementar no universo masculino, os colares podem entrar como a peça ideal para tornar o seu look mais interessante. Uma dica valiosa é considerar como será a camisa que você usará. Quando ela é mais aberta no peitoral, os colares médios podem valorizar a região e aparentar uma postura melhor.

Outra possibilidade é dar a peça uma função temática. Caso esteja no litoral ou com um look tropical, pingentes com elementos marinhos ficam muito bacanas. Outro exemplo seria o uso de pedras, filtros dos sonhos e berloques com shape orgânico para um visual boho. Você só precisa usar sua criatividade e arrematar com o colar no tema certo.

VEJA OUTROS POSTS

Além disso, considere as tonalidades e o mood de sua produção. Tons quentes e peças mais relaxadas combinam mais com materiais como o couro e metais dourados. Enquanto cores frias e um visual mais fechado ficam bem melhores com um colar de metal prateado.

Considere também o seu estilo de vida para dar um toque de personalidade. Se você é ligado a religião, um símbolo religioso, como a cruz, ou um escapulário podem cair bem. Alguma memória afetiva pode ajudar a deixar seu look singular, como carregar em seu pingente um objeto de um lugar marcante.

A peça-chave

Fonte: Key Design

Além de tornar um look estiloso acrescentando um charme extra, os colares podem ser tão presentes que se tornam as peças-chave do visual. O princípio inicial é combinar um colar marcante com roupas bem básicas e em tons neutros. Assim, o colar fica na frente e se torna o elemento que mais chama atenção.

O uso de múltiplos acessórios combinados no pescoço também podem tornar um visual simples em statement. Para esse truque, basta utilizar o bom senso. Use peças com materiais, tons e temas harmônicos. Os comprimentos devem ser próximos entre si, sem haver uma diferença chamativa demais. É a coordenação que traz destaque, não a diversidade entre os acessórios.

O que evitar

Após todas essas dicas, precisamos falar de formas nas quais os colares masculinos não caem bem e quais tipos deles devem ser evitados. A intenção é utilizar o colar como uma peça que vai trazer estilo na medida certa, então é ideal não pesar nos contrastes.

As correntes grossas são extremamente difíceis de combinar e servem para um look bem caricato, portanto devem ser evitadas. Os modelos longos, que chegam até o umbigo, além de desconfortáveis, são considerados deselegantes. Ambos os colares funcionam somente com um visual streetwear performático, não com o urbano casual do dia a dia.

Pensando em combinação, os colares devem estar em harmonia com as estampas. Por isso, padronagens muito chamativas não ficam tão bem, uma vez que compete a atenção com o colar e ambos saem perdendo. Tente coordenar padrões discretos com pingentes que dialogam com os elementos visuais.

A melhor dica é sempre manter o equilíbrio no look. Sempre se olhe bem no espelho e tente alinhar peças que combinem entre si, mesmo quando queira um contraste para adicionar um destaque. Por isso, pense nos materiais, nos pingentes, nas cores e em como tudo isso vai entrar em sintonia com suas roupas.

Agora que você sabe que os colares para homens são ótimos para dar uma incrementada no visual, que tal conferir algumas peças? Venha conhecer nossas opções!

Posts Relacionados

2 Comentários

  1. Anônimo disse:

    4.5

Escreva uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *