fbpx

Dress code masculino: Qual roupa devo usar em um casamento diurno?

Uma dúvida frequente entre os convidados homens quando vão a um casamento de dia, é sobre a roupa que devem usar.

Isso porque  o dress code para casamentos tradicionalmente é o  terno, gravata e sapatos sociais. Há alguns anos a pedida era essa mesmo, já que a maioria dos casamentos eram realizados em cerimônias na igreja e depois continuavam com a festa, geralmente formal.

Hoje o cenário mudou muito considerando a grande variação de tipos de casamentos, inclusive aqueles que acontecem durante o dia e deixam os convidados na dúvida sobre o que vestir.

Pensando nessas dúvidas tão frequentes, vamos te dar algumas dicas importantes sobre o assunto! Vem ver:

VEJA O QUE DIZ O CONVITE

Fonte: goo.gl/4QQrnc

Por vezes erramos as roupas que devemos usar em determinada ocasião por simplesmente não ler o convite.

Alguns noivos fazem questão de colocar qual tipo de roupa é mais apropriado usar no dia da cerimônia , como black tie, esporte fino, passeio completo, temático, entre outros.

LEIA MAIS

Além do convite, uma novidade que tem feito sucesso no mundo dos casamentos e festas em geral são os sites apropriados, contando sobre como será o evento. Lá os anfitriões disponibilizam informações mais detalhadas sobre local, sugestões de roupas, presentes ou outras questões que possam surgir.

Verifique se há indicação de algum traje específico e vista-se conforme indicado.

Mas e se não houver e o casamento for de dia? Veja nos próximos tópicos:

COR CLARA, COR ESCURA

Fonte: goo.gl/BgYPCw | goo.gl/C6Q4hy

Quanto a cor não tem erro: pode usar claro, pode usar escuro. Cores sóbrias como o marinho e o cinza escuro também são bem-vindos nestes eventos.

Se a vontade é inovar, neste momento o bege é a pedida, assim como o cinza claro e o azul claro, que combinam perfeitamente com eventos ao ar livre.

Habitualmente, festas em áreas externas/ambientes abertos e durante o dia não limitam os convidados e permitem que usem algo confortável dentro destas pequenas observações.

Porém existe uma restrição (que é bem importante e deve ser considerada): evite o terno preto! O preto nestas ocasiões pode dar um ar sério demais que destoará da festa. Além do terno, evite também camisa e gravata pretas, que podem causar a mesma sensação de seriedade.

E O JEANS, TÁ LIBERADO?

Fonte: goo.gl/vW2q8E

Se o casamento é de dia e o dress code é casual, significa que posso usar jeans, certo? Depende! É mais indicado que seja usada uma calça de sarja, linho ou social clara, mas se ainda sim você achar que cabe usar o jeans, aposte sempre nos modelos com lavagem escura e corte mais clássico. Assim não vai  parecer que você está em uma festa qualquer.

Lembrando sempre que tudo depende do tom da festa. Às vezes o traje é bem mais informal do que o comum e até o próprio noivo acaba usando jeans… Então se no convite não tiver essa informação, tente confirmar com alguém que possa te ajudar.

E na dúvida, não vá de jeans ?

 

BERMUDA OU CALÇA

Fonte: goo.gl/He6tGM | goo.gl/PGwM2f

Aqui o caso é parecido com o uso do jeans, porque vai depender de vários fatores, como o local, o que diz no convite e o tom da festa.

A maioria dos estilistas recomenda nem tirar a bermuda do armário, rs, mas se os noivos deixarem claro que está liberado, use sem medo.

Aqui é o mesmo caso do jeans: na dúvida não vá de bermuda 😀

NÃO SE ESQUEÇA DO SAPATO

Fonte: goo.gl/gMfN8z

Muitas vezes os homens se preocupam com a roupa e acabam se esquecendo do sapato, mas ele faz toda diferença no final.

Aposte sempre em sapatos sociais, mocassins ou docksides, eles darão o tom casual que a combinação pede.

Além destas opções existe a possibilidade de usar sandálias e chinelos mais “elegantes” quando o casamento for na praia ou no gramado de uma chácara, por exemplo.

Atente-se à composição e veja qual é o sapato mais adequado.

ACESSÓRIOS? CLARO!

Fonte: Key Design

Depois de preparar toda a roupa, sapatos, cabelo e barba, é necessário dar aquele toque final.

A gravata geralmente fica de fora de eventos ao ar livre, por combinar mais com ocasiões formais. Mas em algumas situações ela pode cair bem, principalmente se for algum modelo mais descolado como a de tricot ou a borboleta.

Outro acessório legal e que fica muito bacana é o suspensório, que com certeza dará um toque simpático à sua produção.

Relógios são itens essenciais para completar a elegância neste dia especial. Portanto escolha um confortável, bonito e que combine com a sua roupa.

Se você optar por sapatos e cintos na cor marrom, por exemplo, prefira relógios com a pulseira em tons marrons também. Isso é válido para a cor preta inclusive. .

Por fim, use pulseiras que também agreguem mais estilo ao visual, escolhendo opções de couro, metal ou pedras, que darão um ar sofisticado às suas escolhas.

Os anéis também são ótimas opções para conciliar com o visual todo, escolha um ou mais que se complementem.

Gostou das dicas? Esperamos ter ajudado nas suas escolhas para ficar ainda mais elegante em eventos diurnos. Se tiver alguma sugestão ou dúvida, comente no post ou fale com a gente por algum de nossos canais.

+55 43 3024.0775 | +55 43 98836.4166 | contato@keydesign.com.br

Até mais e bom casamento ou boa festa ??

Por Mariana Müller Delamura

Referências: goo.gl/cmpVGy | goo.gl/4mdioa | goo.gl/m2Eba6 | goo.gl/sdQTc4 | goo.gl/FHibtK | goo.gl/JkgFi7

Posts Relacionados

5 Comentários

  1. José disse:

    Otimo artigo, me ajudou bastante!

  2. Gilsomar Silva disse:

    Ótimo perfeito mim esclareceu bastante co.o devo mim vestir para um Evento diurno

  3. Muito ilustrativo parabéns pelo poste

Escreva uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *