fbpx

Conheça 5 rotas incríveis para uma viagem de carro pelo Brasil

viajar por estradas brasileiras

Quem nunca pensou em fazer uma viagem de carro pelo Brasil? É claro que viajar com hora marcada, pacotes pré-contratados e seguro saúde proporciona descanso e comodidade. Mas nada se compara à emoção de traçar sua própria rota e segui-la em seu próprio carro.

No final das contas, fazer uma viagem de carro pelo Brasil não é nenhum bicho de sete cabeças, basta ter atenção ao planejamento.

Se essa é uma vontade antiga, talvez agora seja a hora de torna-la realidade. É claro que você deve tomar certos cuidados com a alimentação e segurança, por exemplo.

Fora isso, tudo é alegria. E se você não sabe ainda por onde começar, listamos, abaixo, 5 opções de roteiros que você pode seguir com seu carro, para conhecer as maravilhas do nosso país.

1. Estrada Real

Fonte: Estação Floresta

Partindo de Ouro Preto (MG), a estrada, construída no século XVII, leva até Paraty (RJ). Com motivos da época da mineração, o caminho conta com chafarizes, fazendas e túneis.

A totalidade é de 1,6 mil quilômetros, dos quais os 515 km finais são chamados de Caminho Novo. E é exatamente essa parte que costuma fazer a cabeça dos adeptos do ecoturismo.

Grandes fazendas do século XVIII e XIX foram transformadas em hospedarias e você pode conhecer o Parque Estadual de Ibitipoca, em Lima Duarte (MG) e o Parque Nacional da Serra dos Órgãos, em Petrópolis (RJ).

Caso opte por fazer o caminho total, você ainda passa por Barbacena (MG), Juiz de Fora (MG) e Petrópolis (RJ).

2. Rota Romântica

Fonte: As Boas Coisas da Vida

Mesmo que a sua viagem não seja a dois, vale a pena conhecer essa bonita região ao Sul do Brasil. Também chamada de Via Serrana, a estrada abrange os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Aliás, a estrada, na verdade, começa em Fortaleza (CE) e vai até o Jaguarão (RS), uma cidade que fica bem na fronteira entre o Brasil e Uruguai. Mas os românticos de plantão, com certeza, vão adorar conhecer o trecho pertencente a esses dois estados mais ao sul.

Ela passa por Porto Alegre, Nova Petrópolis, Caxias do Sul e Pelotas, além das cidades menores, como Picada Café e Morro Reuter. O entorno é cercado por paisagens bucólicas e lugarejos que lembram as antigas construções europeias, herança dos imigrantes italianos, alemães e suíços.

3. Transpantaneira

estrada pantaneiraFonte: Pequenos Na Estrada

Com 145 quilômetros de extensão, a estrada liga Poconé a Porto Jofre, no Estado de Mato Grosso. De uma estrada de terra que costumava alagar, surgiu um caminho que deve ser feito, preferencialmente, sob a luz do dia e nos meses de junho a outubro, que costumam ser mais secos.

Além disso, a velocidade máxima permitida é de 60km/h. Continue lendo que você entenderá o porquê.

A ideia, quando da sua construção (que nunca foi concluída), era a de elaborar um caminho que ligasse o Pantanal à Região Sudeste do Brasil. Hoje, ela se transformou em um verdadeiro safári de espécies pantaneiras a céu aberto.

Outra curiosidade é que ela conta, em sua totalidade, com 125 pontes de madeira, representando a estrada com maior número de pontes do mundo. Entendeu o porquê do limite de velocidade?

4. Rota do Sol

praia pipaFonte: Praias de Natal

Quem nunca ouviu falar da famosa Praia da Pipa, localizada no Rio Grande do Norte? Tudo começa na Praia de Ponta Negra, localizada na zona Sul de Natal (RN). A partir dela, é possível acessar outras belas praias como Pirangi, Búzios, Tabatinga, Cotovelo, Camurupim e Barreta.

O caminho leva esse nome exatamente por isso: ele é todo embalado por belas paisagens praianas. No caminho para Pirangi, por exemplo, você terá acesso ao maior cajueiro do mundo.

Já imaginou uma árvore que ocupa, nada mais, nada menos, do que 8400 metros quadrados? A “maravilha” já saiu até no Guiness Book e se localiza a, apenas, 28 km de Natal. Passar pelas proximidades sem “dar uma esticadinha” até lá é desperdiçar uma grande oportunidade.

Só é necessário tomar muito cuidado em alguns trechos que, além de mais estreitos, ainda apresentam o risco de animais cruzando a pista.

5. Transamazônica

Fonte: Magnus Mundi

A ideia inicial era construir uma estrada que ligasse Cabedelo (PB) com Benjamin Constant (AM). Mesmo que não tenha, efetivamente, sido concluída (ela só chega a Labrea (AM)), a estrada totaliza hoje 5 mil quilômetros (é considerada a terceira mais longa rodovia brasileira) e corta sete estados brasileiros: Paraíba, Ceará, Piaui, Maranhão, Tocantins, Pará e Amazonas.

Grande parte de seu trajeto, especialmente entre os estados do Pará e Amazonas, ainda é composto por trechos de terra. Na Paraíba, passa por João Pessoa, Campina Grande, Patos, Pombal, Souza e Cajazeiras. No Ceará, passa por Várzea Alegre, Assaré e Campos Sales. No Piauí, passa por Picos, Oeiras e Floriano. No Maranhão, corta São João dos Patos, Balsas e Carolina. No Tocantins, as cidades principais são Aguiamópolis, Luzinópolis e Araguatins. No Pará, passa por Altamira, Marabá e Itaituba. E, por fim, no Amazonas, Apuí, Humaitá e Lábrea são as principais cidades.

Através dela, ainda é possível acessar caminhos para Rio Grande do Norte, Pernambuco, Goiás, Distrito Federal e Rondônia, além da estrada que conduz até a capital do Amazonas, Manaus.

Devido as suas características, representa uma boa opção somente para os mais aventureiros, que adorariam explorar a serra virgem em uma viagem de carro. Além disso, ela traz consigo um contexto histórico, já que começou a ser construída em 1970, durante o regime militar e nunca foi concluída. O último trecho, que liga Labrea (AM) a Benjamin Constant (AM), foi apenas planejado, não chegando a sair do papel até os dias atuais.

Dos mais tranquilos aos mais aventureiros, todos podem planejar uma viagem de carro pelo Brasil. Basta escolher a rota que mais combina com você e o seu estilo de vida. Nunca é tarde para fazer uma viagem diferente que, certamente, trará belas lembranças e fotografias para a sua coleção.

Se você já está pensando em planejar a sua viagem de carro pelo Brasil e gostaria de mostrar aos seus amigos que eles também podem fazer o mesmo, compartilhe este post nas suas redes sociais!

 

viagens de carro pelo Brasil

Posts Relacionados

Comentários

Escreva uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *