fbpx

Moda para homens: como se vestir no trabalho?

moda para homens como se vestir no trabalho

Para se vestir adequadamente para o trabalho é preciso ser observador e saber exatamente qual a hora de usar cada coisa. Apesar de termos diferentes estilos, algumas regras são comuns a todas as profissões. Como a moda para homens é vasta, vale a pena conhecer mais sobre o assunto para evitar erros.

Pensando nisso, criamos o artigo de hoje. Ele tem o intuito de ser um guia sobre o assunto. A seguir, você conhecerá algumas dicas fundamentais para se preparar para a sua rotina profissional. Continue a leitura para saber mais!

Adapte a moda ao seu local de trabalho 

como se vestir no trabalho

Fonte: Branded Girls

O mercado é bastante versátil, isso faz com que as empresas lidem de diferentes maneiras com os seus funcionários. E isso não inclui apenas o sistema de trabalho, a ética, o perfil do profissional, mas também um visual adequado ao ambiente. 

Sim, por mais que você tenha um estilo, é preciso se adaptar à realidade da profissão exercida. Não adianta querer fugir do visual clássico, se a empresa exige formalidade. O contrário também é verdade. 

Lembre-se que o seu visual funciona como um cartão de visitas, podendo abrir ou fechar as portas para você. Por esse motivo, tenha cuidado com a aparência e a mensagem que você está passando. Isso pode inclusive determinar a permanência ou não de um funcionário dentro de uma organização. 

Opte por um corte de cabelo adequado 

moda para homens como se vestir no trabalhoFonte: Key Design

Primeira regra de ouro para adequar o seu visual: escolha com cuidado o corte de cabelo com o qual se apresentará. Atualmente as empresas tendem a aceitar cortes mais modernos, mas é importante observar até que ponto isso não interfere no seu trabalho. 

Se o ambiente for mais formal, os cortes mais curtos são os ideais. Eles são mais fáceis de cuidar e alinhar. Já se o trabalho permitir, você pode manter os cabelos mais compridos ou com um corte mais moderno, por exemplo.

Independentemente da sua profissão, uma regra vale para ambos os casos: mantenha os fios sempre limpos e não se apresente com um visual desleixado. Isso é ruim tanto para você quanto para a empresa. 

Mantenha a barba sempre bem tratada

Hoje em dia, ter barba está na moda. Não é à toa que vemos várias pessoas desfilando por aí com orgulho das suas. Elas têm vários estilos, são bastante versáteis e combinam com todos os estilos. 

No entanto, para cultivar uma barba bonita, é preciso tratá-la. Essa regra se torna ainda mais importante quando nos referimos ao trabalho, é preciso ter cuidado ao escolher o estilo para que não fique algo inadequado ao seu ambiente profissional. 

Por esse motivo, nada de descuidar da aparência nesse sentido. Existem vários estilos que podem ser escolhidos, como cavanhaque, comprimento médio ou longo, estilo por fazer, lenhador, entre outros, mas há algo em comum entre eles: o cuidado. Por isso, apare os pelos e deixe-os sempre limpos.

Siga o dress code 

moda para homens como se vestir no trabalhoFonte: Vingle

É possível ser estiloso no trabalho    como mostraremos a seguir   , mas não dá para transformar o ambiente profissional em uma passarela. Manter a discrição é sempre uma boa pedida nesse ambiente, levando em consideração que você quer ser reconhecido pelas suas habilidades e competências profissionais e não por um guarda-roupa muito eclético, certo?

Bem, a dica nesse caso é seguir o dress code (código de vestimenta) da empresa. Se você ainda tem dúvidas, procure observar o que os seus colegas andam vestindo para se manter no mesmo nível. 

Nada de exibicionismo. O vestuário é também uma forma de integrar as pessoas, por isso, vista-se de acordo com a ocasião. Mesmo que você ame uma peça diferenciada, pode ser uma meia colorida ou um terno de cor diferente, deixe para usá-la quando estiver em um momento mais descontraído.

Acerte nas roupas 

Chegou um ponto muito importante do nosso artigo. Agora, você saberá o que usar em diferentes tipos de trabalho. Lembre-se que essas dicas podem ser adaptadas ao que você tem no guarda-roupa, desde que seguidas corretamente.

Um ambiente informal não significa que você pode usar uma calça rasgada ou uma roupa demasiadamente colorida, por exemplo. Mas é possível combinar o jeans com uma camisa xadrez ou com estampa militar. Ou até usar uma T-shirt divertida. A empresa ser descolada não significa que os funcionários podem se vestir de qualquer jeito, é preciso ter bastante cuidado. 

O ambiente formal exigirá um pouco mais de atenção. Cores mais sóbrias, roupas bem cortadas, camisa alinhada, por exemplo, formam o combo perfeito para que você não erre. Se quiser quebrar um pouco da monotonia, aposte em uma gravata um pouco mais colorida, mas sem exageros, ok?

Use acessórios com cuidado

moda para homens como se vestir no trabalhoFonte: Key Design

Muitos homens ainda têm dúvidas sobre o uso de acessórios no ambiente de trabalho e acabam deixando-os de lado, pois ainda existe um tabu de que eles deixam o look bastante casual. O nosso tópico veio justamente para esclarecer, que sim, os acessórios podem e devem ser inseridos no look do trabalho.

Alguns itens básicos ajudam a compor o visual, do mais descolado ao mais formal, basta optar pelos materiais certos para que tudo fique adequado. Veja! 

O importante é não exagerar. No mais, você pode incluir todas essas opções no seu dia a dia. Com certeza, o seu visual de trabalho ganhará um ar mais estiloso com essas peças. 

Evite os exageros 

Essa dica vai principalmente para aquelas pessoas que costumam dar algumas escorregadas na aparência. Ser descuidado demais com a pele pode deixá-la com um aspecto feio, causando espinhas ou ressecamento excessivo. Por isso, procure seguir uma rotina de cuidados.

Outro exagero é uso de perfume em demasia. Não faça isso, ainda mais se você trabalha próximo aos seus colegas. Eles podem ter alergias ao cheiro ou não gostarem do quão forte ele é, o que consequentemente pode gerar reclamações. 

No trabalho, a moda para homens tem vários pormenores, assim como no caso das mulheres. Por isso, vale a pena ficar atento às nossas dicas e também às tendências de cada temporada, assim você acerta e ainda fica estiloso. 

Agora que você já conhece mais sobre moda para homens no trabalho, que tal ler um artigo onde você aprende como combinar cinto e sapatos? Clique aqui!

 

moda para homens como se vestir no trabalho

Posts Relacionados

Escreva uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *