fbpx

Estilo Náutico: aprenda o que é e como usá-lo

Você com certeza já ouvir falar muito sobre um estilo chamado navy, certo? Essa palavra em inglês está ligada à marinha e aos marinheiros que, nos anos 20, nem imaginavam, mas estavam prestes a influenciar a moda com um estilo que viria a perdurar até os dias de hoje.

O estilo náutico, apesar de ser ligado a um conceito litorâneo, é muito bem-visto e utilizado em ambientes urbanos graças ao seu conforto, elegância e sofisticação. Esse estilo também propõe uma estética muito versátil, que pode ser aproveitada tanto em ocasiões formais quanto informais.

Quer entender mais sobre o estilo náutico? Então confira a seguir os porquês do sucesso desse estilo clássico da moda e descubra como usá-lo de maneira original!

O que é o estilo náutico?

A tendência náutica foi lançada nos anos 20 pela famosa estilista Coco Chanel. Ela já havia conquistado o mundo fashion e se tornado um ícone graças à irreverência e elegância de suas peças e criações.

Ao passar suas férias na Riviera Francesa, a estilista não deixou esse espírito de lado, criou e lançou as primeiras camisetas listradas inspiradas no uniforme da marinha.

A peça claramente caiu no gosto dos famosos ao longo dos anos 20 e foi uma das maiores tendências da época. Seu novo ápice foi por volta dos anos 50 e, desde então, a proposta de Chanel foi cada vez mais reproduzida, sem perder o sucesso.

Até mesmo Jean Paul Gaultier adotou essa estética nas passarelas de alta-costura, consagrando-a como algo atemporal. A camisa listrada rendeu novas leituras dos elementos náuticos e outros aspectos — que você vai conhecer a seguir — foram emprestados pelo mundo da moda e das tendências.

sail_away

Como ele funciona?

O estilo navy conta não só com as listras do antigo uniforme da marinha francesa, mas com demais objetos que estão ligados a esse universo. Tudo que fazia parte do dia a dia de um marinheiro era — e continua sendo — visto como inspiração para os criadores de moda.

Os principais elementos que esses criadores consideram são a âncora, o timão (leme do barco), as cordas grossas, os nós de corda, as correntes e os barcos. Até mesmo o mar e suas ondas rendem estampas, formas e texturas para roupas e acessórios.

Além disso, claro, demais elementos do uniforme da marinha foram aproveitados, como lenços, boinas, bonés, camisas e blazers.

Enquanto os marinheiros inspiraram o conforto e a irreverência desse estilo, os comandantes o completaram com a elegância e a sofisticação. Basta relembrar as próprias modelagens das roupas de ambos para tirar a prova desse fato. Veremos no próximo tópico como esses aspectos foram traduzidos em elementos de estilo.

crew-neck-sweater-chinos-boat-shoes-original-1076

Quais são suas principais características?

Como você conferiu no princípio do post, o estilo náutico é originário da França, e são as cores da bandeira francesa que o regem. Para compor uma combinação inspirada no universo náutico é indispensável usar branco, azul-marinho e vermelho. Você também pode ser mais democrático e variar entre cinza, vinho e preto.

A modelagem clássica de alfaiataria é essencial nas peças de tecido mais pesado, como os blazers, as jaquetas, as calças e as bermudas. Lembre-se que as peças mais casuais, como as camisas e as camisetas, também devem manter uma linha elegante.

As listras, pioneiras do estilo, devem ser as protagonistas. Você pode usá-las estampadas em camisas ou até mesmo nos acessórios. Além disso, como os marinheiros eram cercados por objetos metálicos e os uniformes dos comandantes possuíam muitas abotoaduras, detalhes em dourado também fazem parte da cartela de cores do estilo navy.

Já as estruturas de madeira e as cordas reforçadas que compunham os barcos e navios, também trazem um conceito. Seu aspecto rústico geralmente é traduzido nos acessórios de cor marrom-escuro.

Como usar essa tendência?

Principais peças

  • camisas estampadas com motivos náuticos (listras, âncoras, timões, cordas, correntes, barcos, ondas, dentre outros);
  • camisas com gola polo;
  • camisas de botão;
  • jaquetas e blazers com abotoaduras;
  • bermudas justas na altura do joelho.

Acessórios-chave

  • chapéus estruturados de abas finas;
  • boinas lisas ou listradas nas cores náuticas;
  • colares, cintos e pulseiras de couro ou trançadas;
  • pingentes de formas náuticas;
  • óculos de sol nos modelos mais clássicos (aviador ou wayfarer, por exemplo).

Calçados ideais

Quando se trata de estilo náutico, é essencial utilizar sapatos que sejam ao mesmo tempo elegantes e esportivos. Como o estilo é inspirado em marinheiros que trabalhavam pesado a bordo de navios, esse toque de conforto é indispensável.

Prefira sapatos de solado mais reto e emborrachado, que ornam bem esse estilo, mas não se esqueça de valorizar sua sofisticação. Escolha sempre sapatos que tenham um acabamento de qualidade, para que mesmo na versão mais casual do estilo, você não perca a boa postura.

Sugestão de composições

Casual

419c7eb36f75eff0f1a34e9efaa03373

Aposte em uma bermuda em tom mais sóbrio de vermelho ou azul, e camiseta de fundo branco com estampas náuticas, preferencialmente listras. Componha com um colar comprido de pingente único, dourado e pulseiras de couro trançadas. Arremate o look com elegância utilizando um tênis branco, sem cadarço, e óculos de sol.

Intermediária

1aed1af66ca05fd3daffefe0ada9922d

Escolha uma calça jeans mais justa, sem lavagens. Componha com uma camisa de botões e de mangas curtas com estampas minimalistas, como pequenas âncoras, timões ou barcos. Coloque uma bota rústica em um tom mais escuro de marrom. Feche o look com acessórios elegantes, como boinas e braceletes, ou pulseiras de couro com adornos dourados.

Formal

5d4ab15bd3db079e5c96e19ec700937b

Selecione uma calça comprida de alfaiataria em tons escuros de azul ou vermelho, e dobre sua barra até acima dos calcanhares. Componha com uma blusa de fundo branco e listras, prefira listras mais finas e discretas. Utilize um mocassim elegante e aproveite para ostentar um blazer slim (mais justado ao corpo) nas cores vermelho, vinho, azul-marinho ou preto com abotoaduras.

Agora que você já sabe tudo sobre o estilo náutico, chega de dúvidas na hora de compor seu visual. Não deixe de aproveitar as nossas dicas e utilizá-las a seu favor.

Assine também nossa newsletter, receba conteúdos como este e esteja sempre por dentro das melhores tendências de moda masculina!

Posts Relacionados

3 Comentários

  1. Anônimo disse:

    4.5

Escreva uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *