fbpx

Couro: o acessório que nunca sai de moda

acessorio couro

Não importa aonde você vá: sempre há algum cara com uma peça ou mesmo um acessório de couro.

E se essa já era uma tendência em anos anteriores, 2017 só reforçou o que todos nós já sabíamos: não há material mais versátil e indispensável no guarda-roupa masculino do que o couro.

Porém, mesmo cientes disso, há muitos homens que seguem sem incluí-lo em seu vestuário e acabam deixando de lado a chance de ficar com um visual muito mais estiloso, bem elaborado e elegante.

Os motivos vão desde a falta de conhecimento sobre como combiná-lo no dia a dia até mesmo o medo de não conseguir usá-lo durante o verão, por exemplo.

Por essa razão, preparamos um guia completo sobre o couro explicando por que vale a pena investir nele e como transformá-lo na peça-chave das suas produções. Acompanhe!

Por que o acessório de couro nunca sai de moda?

couro

Não importa qual seja a época do ano ou mesmo a estação: o couro é clássico e atemporal.

Durante toda a história, ele sempre esteve associado ao vestuário dos homens, por ser considerado um material másculo, e fez-se presente em momentos icônicos da moda masculina — mesmo quando esta ainda engatinhava a passos lentos, em comparação às inovações e tendências femininas do universo fashion.

Em 1917, por exemplo, surgiu a jaqueta bomber, desenvolvida para os soldados do exército da aeronáutica norte-americana.

Ela, que tinha um formato diferente de outros modelos comuns, facilitava os movimentos e possuía uma série de bolsos para guardar objetos e itens necessários.

Do seu uso nas guerras, com ligação a um visual mais “heroico”, ela foi integrada à televisão e ao cinema, sendo usada por astros que popularizaram ainda mais a conexão entre couro e virilidade, como James Dean. Mas não parou por aí.

LEIA MAIS:

Como usar jaqueta de couro? Aprenda aqui!

Pulseira masculina de couro: aprenda a conservar a sua

Entre os anos 1950 e 1970, outros ícones, como Elvis Presley, The Beatles, The Rolling Stones e Scorpions, agregaram o material às suas produções e, assim, o couro se tornou símbolo de gerações. E, nessa época, já não era mais apenas a tradicional jaqueta que era feita couro.

Também havia a calça, o calçado e os primeiros acessórios masculinos, como braceletes e colares — itens que acompanharam os movimentos punk, rocker e hippie e deram origem a novas peças para o guarda-roupa do homem.

Com o passar dos anos, o couro ganhou novas propostas pela moda e passou a ser não apenas um item de proteção ou símbolo de nicho, mas um acessório indispensável, capaz de repaginar a aparência, impor atitude e ser usado em qualquer situação e estilo.

Fora essas razões, o couro possui algumas características que o fazem ser tão marcante no vestuário e um investimento com tanto retorno. Abaixo, nós abordamos alguns deles:

Versatilidade

Fonte: Key Design

O couro é eclético e fluido, aspectos responsáveis por fazerem dele um material versátil e harmônico, capaz de transitar pelas mais diferentes situações sem perder o equilíbrio ou se destacar negativamente nas produções.

É por isso que você vê amigos, colegas de trabalho e familiares usando esse material com tanta frequência.

Afinal, ele combina com as mais diferentes roupas e traz bom gosto e estilo para o trabalho, uma entrevista de emprego, um festival, um barzinho com os amigos, um evento, um almoço em família, um encontro com a gata no final de semana, entre tantas outras ocasiões.

Ele é o coringa com o qual você poderá contar quando quiser incrementar o visual ou quando quiser dar um destaque especial a uma composição mais simples e básica.

Variedade de produtos

Fonte: Key Design

Além de toda a sua versatilidade, o couro tem outro motivo que o torna insubstituível no guarda-roupa de qualquer homem: a variedade.

É possível encontrá-lo em texturas diferentes e exclusivas, modelagens únicas e até mesmo nas mais distintas tonalidades, em produtos variados, como mochilas, sapatos, carteiras, pulseiras, colares, cintos, jaquetas, calças, botas.

Com todas essas opções, você consegue ter diferentes possibilidades ao se vestir, podendo explorar, de acordo com cada ocasião, o melhor look e fazendo escolhas certeiras para se destacar no seu grupo de amigos, na balada, em um evento, ou no seu círculo social.

Elegância

Fonte: Key Design

Outra característica relevante do couro é que ele é capaz de deixar o seu visual mais elegante, inclusive destacando aquelas combinações mais simples e básicas. Assim, é possível criar um look mais social e alinhado para ocasiões mais formais, eventos noturnos e até mesmo para o dia a dia.

Afinal, o couro sempre foi identificado como um material nobre e extremamente valorizado no mercado, devido à sua beleza e, principalmente, à sua inegável qualidade.

E isso não é pra menos, já que este último aspecto é responsável por assegurar o apelo estético de cada item, assim como o seu brilho e, claro, o conforto.

Conforto

Fonte: Key Design

As pessoas que não estão habituadas a usar couro em seu cotidiano acabam associando esse material com algo pesado e até mesmo incômodo de vestir ou usar.

Mas, a partir do primeiro contato com qualquer peça que tenha o couro como componente, elas logo percebem que estão equivocadas e dão o braço a torcer: ele é um material extremamente confortável.

E isso se deve ao fato de que, mesmo sendo resistente, ele permite certa flexibilidade, proporciona um toque macio e não impede a sua transpiração. Não é à toa que o couro se torna a preferência de tantos homens, especialmente famosos, no quesito look elegante e cômodo.

Vale a pena comprar acessório de couro?

mochila couroFonte: Pinterest

“Comprar acessórios de couro ou continuar apostando em itens que não afirmam o meu estilo e não me fazem sentir confiante ou mesmo confortável com o que uso?”.

Por mais óbvia que seja a resposta para essa pergunta, acredite: muitos homens insistem em optar pela segunda opção. Às vezes, movidos por um preço que parece mais atrativo, outras, por não entenderem ou mesmo não darem valor ao papel dos acessórios no visual.

Acontece que, ao cometerem esse erro, acabam trocando, como diz o ditado, o “gato por lebre”. Ou seja, têm mais gastos, já que adquirem produtos de qualidade inferior, com péssimo acabamento e um design aquém do esperado.

Sem mencionar que essas peças se desgastam com facilidade, tornando-se praticamente “descartáveis” com pouco tempo de uso.

Por essa razão, sim, vale a pena investir em um material nobre, com qualidade comprovada, que garantirá não apenas seu conforto em usá-lo, mas principalmente a sua satisfação em ver que seu look está dentro da moda e de acordo com as tendências do momento.

Mas se isso ainda não é o bastante, damos mais outros três motivos para você fazer do couro o grande destaque em suas produções.

Durabilidade

Fonte: Key Design

O couro é um produto de qualidade ímpar e concebido para durar. A vida útil de peças produzidas com esse material certamente é surpreendente quando comparada a de outros materiais e componentes.

Em primeiro lugar, porque o couro é capaz de conservar, durante muito tempo, o mesmo aspecto de quando você adquiriu o produto.

E, em segundo, porque, mesmo com o uso diário, o couro mantém a sua aparência sem apresentar nenhum tipo de alteração ou deformação de seu tecido. Portanto, ao comprar um acessório de couro, esteja ciente de que você o usará por longos anos para compor novos visuais e estilos.

Resistência

Fonte: Key Design

Outro benefício que mostra o valor do couro é a sua resistência. Peças feitas com esse material suportam melhor a abrasão e o atrito, seja contra a sua própria pele ou outros objetos, em situações corriqueiras.

E isso está intrinsecamente ligado à durabilidade dos itens, já que acessórios mais frágeis tendem a se romper, rasgar e ficar facilmente desgastados à medida que você os utiliza em seu dia a dia.

Além disso, o couro aguenta melhor a exposição a temperaturas adversas, como o frio ou o calor, sem prejudicar ou danificar a aparência do item que você está vestindo.

Conservação

E se você se preocupa com a conservação, bem, esse é mais um motivo para investir em um acessório de couro. Isso, porque, para manter uma peça de couro em bom estado, não é preciso muito mais além de cuidados básicos, que sequer tomarão o seu tempo.

VEJA TAMBÉM

Você sabe como escolher pulseiras masculinas?

Dê um toque rocker ao seu visual

Apenas evite, por exemplo, manter o couro úmido, para que não crie mofo ou odores indesejados, usar produtos químicos — como desodorantes e perfumes — diretamente sobre ele e expor o tecido por tempo prolongado ao suor do seu corpo.

Como usar acessórios masculinos de couro?

Fonte: Key Design

Você já entendeu por que o couro nunca sai de moda e, principalmente, por que investir em acessórios feitos com esse material. A questão agora é: como usar o couro no dia a dia de maneira correta?

Antes de nos aprofundarmos nas dicas, é importante que você encare produtos desse tipo como grandes aliados, ou melhor, itens que complementam o seu visual e destacam o seu estilo.

Afinal, o couro não é apenas versátil e possui um ótimo apelo estético. Ele também funciona como uma porta de entrada que permite a você explorar as tendências da moda sem medo de fazer feio e abrir mão da sua masculinidade. Dito isso, vamos aos macetes para o seu cotidiano!

Pulseiras

Fonte: Key Design

As pulseiras são democráticas e peças indispensáveis para homens que queiram imprimir sua personalidade nos acessórios que usam.

Especialmente quando são de couro, pois combinam com composições diurnas e noturnas sem dificuldade. Um exemplo são os looks com pegada urbana, como o streetwear e o esportivo.

Mas as pulseiras não se resumem apenas a esses dois estilos, podendo estar presentes também no vestuário para a faculdade, uma saída com a galera, ou uma reunião de trabalho.

Há modelos trançados e com cores diferentes que são perfeitos para visuais mais despojados e básicos. Inclusive, são ótimas opções para apostar no pulseirismo em um ou mesmo nos dois braços.

E também há as pulseiras lisas, com fechos personalizados, que harmonizam com o visual casual chic, deixando você mais elegante e reforçando o seu bom gosto.

Além disso, essa última versão é ótima para combinar com relógios da mesma tonalidade ou com tom complementar.

Colares

Fonte: Key Design

O primeiro passo para usar colares de couro é analisar o tamanho do seu pescoço. Se ele for mais largo, é necessário que você evite peças mais grossas e menores, pois elas podem evidenciar ainda mais a área.

O indicado é que você faça o oposto e invista em modelos mais compridos e finos, evitando, assim, criar um volume extra na região. Outro ponto importante é balancear o uso de colar com pingente com camisetas estampadas.

Dessa forma, você cria uma escala de destaque, onde os itens harmonizem entre si, mas apenas um ou outro seja a peça-chave no seu visual.

Além disso, tenha sempre em mente que as peças básicas e de cores neutras do seu guarda-roupa que você usa para looks mais casuais e descolados, seja para a faculdade ou rolê com os amigos, ganham um up quando combinadas com um colar.

Isso acontece, porque ele causa um contraste harmônico, graças à tonalidade do couro e também às cores mais claras das peças, que revitalizam a produção. Por fim, você ainda pode apostar no mix de colares, com modelos de comprimentos diferentes, mas como mesmo tom e material.

Carteira

Fonte: Key Design

Outro acessório presente no seu dia a dia é a carteira. Muitos homens ainda insistem em usá-la com desenhos e grafismos, cores bizarras e versões com zíper, ou pior: velcro. Porém, ao adotarem um modelo de couro, percebem a diferença que esse material é capaz de fazer em sua rotina.

E a grande vantagem do couro é que ele não apenas combina com diferentes looks, como o casual, o streetwear e o social, como também se adapta com facilidade aos mais diferentes ambientes e necessidades, graças ao seu acabamento mais refinado e à qualidade superior.

Você pode usar a carteira de couro, por exemplo, no ambiente de trabalho, numa reunião de negócios, no encontro com a namorada e até mesmo em um evento formal.

Uma sugestão para incrementar ainda mais o visual e mostrar que não abre mão de tê-lo sempre impecável é investir em modelos com cores diferentes, como o caramelo e tons terrosos, para ocasiões diurnas, e o tradicional preto ou o moderno azul-marinho, para a noite.

Cinto

Fonte: Key Design

Quem pensa que o cinto só serve para ajustar aquela calça ou bermuda mais folgada está bem enganado. Ele é fundamental para dividir o seu visual em dois, ao mesmo tempo em que proporciona a harmonização, especialmente em produções mais formais e sociais.

Por essa razão, o couro é um grande aliado na hora de você se vestir. Afinal, ele permite combinar, com muito mais praticidade, o cinto com os sapatos, que devem ter tanto o mesmo estilo quanto cores semelhantes.

Além disso, esse material combina com camisas sociais em tons pastéis, azuis e no clássico branco. Mas, se quiser investir em composições para sua rotina, não se preocupe.

Você pode optar por modelos diferentes de calçados e composições com cintos que podem ser tanto relacionados a texturas quanto a cores, sejam estas análogas ou complementares.

Como usar jaqueta de couro com estilo?

Fonte: Pinterest

A jaqueta é um dos principais acessórios quando se pensa em couro e, como já mostrado ao longo do post, sempre esteve bastante associada a esse material ao longo da história. E isso não é pra menos.

Afinal, a jaqueta reúne todas as características e benefícios que o couro pode proporcionar em uma peça. Além disso, é um item que nunca sai de moda, sempre se reinventando e se configurando como essencial para um guarda-roupa de um homem moderno que preza por bom gosto, qualidade e estilo.

Contudo, justamente pela importância e capacidade de renovar até mesmo os mais simples looks, é comum que surjam dúvidas sobre o modo de usá-la da maneira correta para valorizar a produção e, principalmente, o tipo de ambiente adequado para vesti-la. Por essa razão, vamos ajudar você com algumas dicas simples e eficazes a seguir:

Jaqueta de couro em ocasiões formais

Fonte: Pinterest

Sim, a jaqueta pode (e deve) ser usada para incrementar o visual em situações mais formais, como o trabalho, uma reunião de negócios, ou um evento da empresa ao ar livre, por exemplo.

Especialmente se for o modelo racer, que harmoniza com peças sociais com mais facilidade, por ser lisa, ter menos bolsos (ou mesmo nenhum) e contar com um colarinho menor e mais discreto.

Por ser confeccionada geralmente em tonalidades terrosas, ela combina com camisas de cor branca, preta, azul-marinho, cinza e também com tons pastéis. Ao usá-las, não se esqueça de optar por sapatos sociais e cintos de couro.

Além disso, não abra mão de calças, sejam de sarja, jeans ou lã tropical, com modelagem slim fit. Se preferir (e o clima contribuir), você pode apostar em sobreposições com a jaqueta.

Para isso, use como peça inferior um suéter ou um cardigan. Já para garantir a harmonização em relação à paleta de cores, use a regra de cores complementares e análogas. Dessa forma, não há perigo de você fazer feio!

Jaqueta de couro em ocasiões informais

Fonte: Pinterest

Já para momentos mais descontraídos e casuais, como a faculdade, um jantar com os amigos, ou uma balada no final de semana, você pode escolher, além do modelo racer, o motorcycle, que possui gola em camadas e mais bolsos e proporciona uma liberdade maior de movimentos nos membros.

Com ambas, você pode explorar o seu uso mais informal com camisetas e camisas de malha, ou, ainda, com sobreposições, seja com jeans, xadrez, ou o clássico moletom. Jeans de tons mais escuros, cortes ajustados ao corpo e sem lavagens são boas alternativas para arrematar o visual.

Aqui, tanto os tênis de lona quanto as botas podem dar um charme a mais e deixar a composição ainda mais masculina. Porém, não se esqueça de incluir outros acessórios. Pulseiras, relógios, óculos e colares são algumas opções.

Outra possibilidade é optar por jaquetas de couro que vão além das tradicionais cores terrosas e do preto, apostando em tonalidades como o vinho, o azul-marinho e o caramelo, por exemplo.

É possível combinar o couro no verão?

Fonte: Pinterest

No imaginário popular, couro e verão são duas coisas que não combinam. Muitas pessoas, inclusive, deixam completamente de lado tanto peças quanto acessórios que tenham esse material em sua composição até a volta do outono ou inverno, quando as temperaturas são mais amenas.

Acontece que, além de errada, essa ideia acaba limitando, em inúmeras situações, o seu visual que poderia estar mais elegante e estiloso. Não que o calor não possa atrapalhar o seu uso, especialmente em ambientes fechados e com pouca circulação de ar.

Mas a grande sacada está nas combinações que você faz, pois são elas que, de fato, podem inviabilizar, ou não, o uso do couro e outros tecidos na estação mais quente do ano. Por isso, não se deixe levar por esse mito da moda masculina. Você pode, sim, usar couro no verão, desde que saiba harmonizá-lo da maneira correta.

Uma das formas mais simples e eficientes de utilizar a jaqueta de couro, por exemplo, é fazer uma união com peças mais leves e frescas, que facilitem a transpiração. Camisetas de algodão e de outros tecidos naturais são bem-vindas nessas composições.

Já sobreposições e modelos em tonalidades escuras, como o preto, devem ser evitados, pois absorvem mais o calor. Outro ponto importante é escolher as jaquetas sem forro, pois elas ajudam a reter o calor e são, de fato, mais indicadas para climas frios.

VEJA TAMBÉM

Conheça os melhores combos masculinos para o verão

Review – Tipos e carteira masculina: qual devo escolher?

Nos pés, você pode investir em versões de calçados de couro sem grandes dificuldades para as mais diferentes ocasiões.

Docksides, botas e sapatos sociais são apenas algumas das possibilidades. Por fim, use e abuse dos acessórios, como as alternativas citadas neste texto, para complementar, diversificar e esbanjar sua identidade em cada escolha.

Como você viu, o couro é um item indispensável no guarda-roupa do homem moderno. Com ele, você pode explorar novos visuais, reforçar seu estilo e complementar suas produções com bom gosto, personalidade e atitude.

Ou seja, além do up na aparência, você ficará por dentro das tendências e se destacará, independentemente do ambiente em que estiver. Por isso, invista nesse material, que nunca sai de moda, e mostre que você sabe como se vestir bem!

Gostou de saber mais sobre o assunto? Então, aproveite e assine a nossa newsletter para ficar por dentro de outros temas do universo da moda masculina!

Posts Relacionados

2 Comentários

  1. Anônimo disse:

    4.5

Escreva uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *