fbpx

Surpreenda-se: conheça 5 lugares para acampar no Brasil

Conhecer os melhores lugares para acampar no Brasil é ter a certeza de passar momentos incríveis em contato com a natureza. Há diversas opções por todo o país, desde serras até praias, aproveitando todo o visual paradisíaco.

Locais surpreendentes e de tirar o fôlego prometem momentos inesquecíveis e uma experiência única, sem precisar gastar muito e sem sair do Brasil. Que tal conhecer quais são esses paraísos do camping em território nacional?

O post a seguir mostrará 5 lugares para acampar ao redor do país, aproveitando belas paisagens e desbravando a natureza. Continue a leitura e acompanhe.

1. Cumuruxatiba – Bahia

Fonte: guiadabahia.com.br

Cumuru, uma forma abreviada do nome complicado, é um vilarejo localizado na Bahia, na Costa das Baleias. O local tem destaque por abrigar o maior recife de corais do Atlântico Sul, habitat de uma grande diversidade de espécies.

O mar é calmo e convidativo, assim como todo o vilarejo pequeno, com cerca de 4 mil habitantes. A presença de turistas é constante, e a preocupação dos locais é manter a vida pacata e o estilo de vida tranquilo, típico de locais de pescadores.

O camping pode ser feito no Aldeia da Lua, de frente para o mar e com ótima área de sombra, perfeito para acordar com o barulho das ondas e o sol nascendo, em um visual esplêndido! O local tem diversos trechos de praia deserta e vai contra a agitação da capital Salvador.

A simplicidade do vilarejo se estende para as suas ruas sem asfalto e estradas de terra, já que no local existe uma preocupação na preservação das paisagens naturais. Cumuru é perfeito para quem quer acampar para relaxar e aproveitar a natureza.

2. Praia da Pedra do Sino – Ilhabela/SP

Fonte: i.pinimg.com

O arquipélago de Ilhabela, litoral de São Paulo, é formado por 45 praias, e entre elas está a Praia Garapocaia, popularmente conhecida como Praia da Pedra do Sino. O local fica a 3,6 km do centro de Ilhabela.

O nome peculiar tem origem no som produzido ao bater nas pedras da região, que segundo os habitantes é muito parecido com o soar de um sino. Verdade ou lenda, o que pode ser confirmado é a beleza do lugar!

As palmeiras e coqueiros trazem o aspecto de local tropical e paradisíaco, mas não é nem um pouco remoto. A praia possui bons serviços de bares e restaurantes para aproveitar o bom fluxo de turistas, fortalecendo a economia local.

Mesmo assim, a Praia da Pedra do Sino fica um pouco distante das regiões mais badaladas de Ilhabela, famosa pelas atividades noturnas. Isso faz com que a região seja ainda mais apropriada para acampar, aproveitando a natureza, desbravando a região e relaxando.

O Camping Pedra do Sino é o local mais adequado para se instalar com barracas e todo o aparato! O local oferece vista direta para a praia, prometendo ótimo visual durante o entardecer.

3. Pancas – Espírito Santo

Fonte: mochilabrasil.uol.com.br

Pancas é um pequeno vilarejo que fica 180 km da capital Vitória, situando-se entre montanhas enormes e com visuais de tirar o fôlego, praticamente no meio do nada. Junto às montanhas, há também matas que compõem um ambiente incrível!

O local é composto por três elevações mais conhecidas, com formatos bastante característicos: Pedra do Camelo, Pedra da Agulha e pontões. O último se configura como pequenas estruturas rochosas após as duas montanhas gigantescas.

Além disso, o local conta com cachoeiras, paisagens perfeitas para quem gosta de desbravar a natureza enquanto acampa, tendo bastante tempo para aproveitar um local tranquilo, silencioso e com um contato intenso com a natureza.

Em Pancas também há opções para quem gosta de adrenalina. Lá é ponto de prática de esportes radicais como voo livre, escalada e rapel. São tantos programas que só depois você pode pensar onde vai acampar!

O local mais adequado é o Sítio Cantinho do Céu, localizado no pé da Pedra do Camelo. A infraestrutura não é das melhores, mas vale a pena pela experiência.

4. Paraíso Perdido – Capitólio/MG

Fonte: trilhandomontanhas.com

O local faz jus ao nome: um verdadeiro paraíso localizado no município de São João Batista da Glória, na região da Serra da Canastra. O grande atrativo de Paraíso Perdido são as cachoeiras, oito no total, que abrigam águas cristalinas, compondo um visual inacreditável no interior de Minas Gerais.

Quer saber a origem do nome do lugar? Conta-se que dois aventureiros chegaram à região na década de 1960 e concluíram que o local era um paraíso, mas que em contrapartida eles estavam perdidos!

Mas fique tranquilo que a época é outra e o local já tem boa infraestrutura, sem chances de você se perder! O camping que leva o nome da região fica dentro de um grande complexo, com estrutura excelente. Isso contribui para o local ser um dos principais lugares para acampar no Brasil!

Os cânions da região costumam ser cortados por rios e piscinas naturais, fazendo com que a caminhada pela extensão da área seja uma das principais atividades do lugar, por conta da possibilidade de encontrar ótimos pontos para mergulho.

5. Praia do Sono – Paraty/RJ

Fonte: mochilabrasil.uol.com.br

Uma praia praticamente deserta, com acesso apenas por trilha ou pelo mar, com um barco partindo da região de Trindade, em Paraty. A Praia do Sono reúne características de um local paradisíaco — geralmente o que se espera quando se propõe a acampar!

A vila que cerca a região tem boa estrutura, mas se encontra relativamente longe da área de praia, que tem muita mata e espaço livre — exceto na alta temporada, quando toda a extensão da areia é ocupada por barracas de camping.

Para ter uma melhor infraestrutura na hora de acampar, a escolha ideal são os quintais das casas de moradores, abertos para quem quer montar sua barraca pelo custo de R$ 25 ao dia, com direito a usar banheiro e chuveiro.

A região não tem bares ou restaurantes sofisticados, mas os mercadinhos e as mercearias cumprem bem o papel de quem precisa comprar comida e outros itens essenciais, sem muito luxo.

Gostou de conhecer esses lugares para acampar no Brasil? Agora é hora de fazer sua escolha e aproveitar a experiência em contato direto com a natureza! Compartilhe esse post em suas redes sociais para que seus amigos conheçam essas opções!

 

Posts Relacionados

Escreva uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *