fbpx

Como usar jaqueta de couro? Aprenda aqui!

jaqueta masculina

A jaqueta de couro é um clássico que nunca sai de moda. Ela também é uma peça coringa, que pode ser combinada com facilidade com uma infinidade de outras peças. Na verdade, são poucas as roupas que não combinam com uma jaqueta de couro, como você verá a seguir.

Pode ser um modelo preto e mais básico ou colorida e com zípers, a jaqueta de couro não tem hora para ser usada e, se souber combiná-la, dá para ir do trabalho à balada sem problema algum.

A jaqueta de couro é um investimento. Se você comprar uma de couro legítimo, será mais cara, mas é uma peça que chega a durar 10 anos ou mais.

Se você deseja adquirir uma (ou já tem a sua) e deseja saber quais os modelos que existem, quais as ocasiões que podem ser usadas e quais as melhores — e piores! — combinações, você não pode deixar de conferir nossas dicas de como usar jaqueta de couro!

Como usar jaqueta de couro

Calça jeans

Fonte: Sailor Model

Duas peças clássicas, coringas e atemporais não podiam gerar uma combinação diferente.

Nesse caso, a peça por baixo da jaqueta pode ser de qualquer tipo – polo, camiseta gola V, camisa de botão etc. Esta combinação é difícil de errar e pode ser ideal para aquela hora de dúvida de qual roupa vestir ou momento de pressa para se arrumar.

Camisa xadrez

jaqueta com camisa xadrez

A estampa xadrez, que também é um clássico do inverno, combina muito com jaqueta de couro. O visual fica urbano e descolado. O ideal é usar a camisa xadrez em tons mais escuros, típicos de dias mais frios, como preto, cinza, azul-marinho etc.

Cuidado para não exagerar nas cores da camisa e se vestir parecendo que está fantasiado de jeca para uma festa junina. Invista no xadrez clássico e dê um toque rocker com a jaqueta.

Layering (sobreposições)

jaqueta masculina

Layer em inglês significa camada. Quando falamos em layers para roupas, estamos querendo dizer várias peças sobrepostas. Você sabia que diversas peças de roupa, uma sobre a outra, esquentam mais do que somente um casaco bem pesado?

Esta dica, então, é a ideal para os dias de inverno rigoroso!

Basta você acrescentar uma peça em cima da outra, como camisas, tricôs ou moletons, e a jaqueta de couro sempre no final. Se estiver com problemas para fazer as combinações, invista em tons neutros (preto, branco e cinza).

As sobreposições mais comuns são:

  • Camisa ou camiseta, depois um moletom e a jaqueta de couro. O moletom pode ser sem ou com capuz, que também fica muito estiloso;
  • Camisa e gravata, cardigã ou suéter e jaqueta de couro, para composições mais sociais;
  • Camisa xadrez, cardigã e jaqueta de couro também formam uma ótima opção. Se quiser usar para trabalhar, troque a camisa xadrez por uma camisa social.

Social

social

Jaqueta de couro com camisa e gravata fica muito estiloso e é possível usar para ir trabalhar tranquilamente. Por mais que ainda não seja muito comum, é possível fazer uma composição contemporânea e elegante assim.

Você pode usar sapato e manter a composição mais social. Se quiser aliar o calçado à jaqueta, mesclando o estilo social ao urbano moderno, aposte em uma bota da mesma cor da jaqueta!

Evite a combinação com calça social, pois a composição ficará muito séria e não casará bem com a jaqueta.

Acessórios

Existem vários acessórios que caem bem com a jaqueta de couro. Se estiver muito frio, por exemplo, você pode usar cachecol e gorro; se você for sair de dia, aposte em óculos escuros. O modelo aviador casa perfeitamente com as jaquetas de couro. Você também pode usar com boné ou chapéu, sendo que este está muito em alta neste inverno.

E claro, combine com outros acessórios de couro, como colares e pulseiras. O relógio também é outro clássico, que deixa qualquer visual mais elegante.

Calçados

A jaqueta de couro combina com quase todos os calçados. Você pode usar com tênis, sapatênis, coturnos, botas e até sapato social — neste último caso, no entanto, você deve saber fazer uma boa combinação.

Como NÃO usar jaqueta de couro

Apesar de uma peça coringa e fácil de combinar, como já falamos, não é absolutamente tudo que vai bem com sua jaqueta de couro. Entenda agora o que você não deve usar com sua jaqueta de couro e evite um daqueles erros feios:

Roupas esportivas

As roupas esportivas simplesmente não combinam com jaquetas de couro. Isso porque essas peças são destinadas a atividades físicas, o que não casa em nada com a finalidade da jaqueta.

Peças como bermudas e calças de tactel foram feitas para exercícios ou, no caso das bermudas estilo surfista, para dias quentes.

Tênis de corrida e sandália

Não use com tênis esportivos, como o de academia, e nem pensar na chuteira. Também não vista com sandálias e chinelos, que foram feitos para dias quentes, ao contrário da jaqueta de couro.

Apenas a jaqueta

O ideal é sempre usar algo por baixo da jaqueta. Além de esquentar mais, fica mais elegante e evita o cheiro que pode causar do contato direto da sua pele com o couro.

Como usar jaqueta de couro colorida

jaqueta de couro masculina

A jaqueta de couro preta é um clássico, fica bem com qualquer composição e pode ser usada a qualquer hora do dia. Contudo, se você gosta de variar, aposte em uma de outra cor. Para ser mais fácil de combinar, sugerimos azul, vermelho, cinza, marrom e tons terrosos.

A de tom “whisky” (marrom envelhecido) pode dar um ar vintage à composição, o que fica bem legal se combinada com peças mais clássicas, como calça e colete de alfaiataria e uma gravata. Se quiser, combine com sapato ou mesmo com uma bota de couro da mesma cor da jaqueta.

Se você gosta muito de cores e deseja ter uma jaqueta um pouco mais exótica, pode apostar em um tom de vermelho-sangue. Contudo, atente-se para deixar esta peça como a única chamativa de seu visual. Você pode combinar as cores do calçado, do cinto e da calça em tons mais neutros e sóbrios e deixar a jaqueta como o foco da composição.

jaqueta masculina

Como você viu, não é difícil combinar jaqueta de couro. Em dias mais corridos ou que falta criatividade para combinações, aposte em calça jeans, camisa branca ou preta e a jaqueta que não tem erro!

A verdade é que a jaqueta de couro é uma grande amiga dos homens, uma peça fundamental no guarda-roupa, que com um pouco de critério deixa qualquer composição mais estilosa e elegante. Ela tem o poder de tornar qualquer visual mais sofisticado.

Se você gostou das nossas dicas sobre como usar jaqueta de couro, não deixe de conferir nosso outro post sobre como o couro é um acessório que nunca sai de moda!

Posts Relacionados

Comentários

Escreva uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *