fbpx

Como ser um gentleman sem parecer chato?

Como ser um gentleman

Nos dias de hoje, ser um cavalheiro não é nada fácil. Afinal de contas, com o (necessário) movimento para eliminar a desigualdade entre os gêneros, surgiram questionamentos até ao lado mais bacana das tradições, como ser um gentleman (para algumas pessoas, o comportamento cavalheiresco é uma forma de machismo).

Ou seja, atualmente, o desafio é muito maior do que abrir a porta do carro, puxar a cadeira no restaurante ou montar um guarda-roupa que te permita parecer com os caras do filme Kingsman — Serviço Secreto.

Por isso, é importante atualizar o que se entende por ser um gentleman para evitar que a sua tentativa de ser gentil pareça chata ou abra brechas para críticas — afinal, a sua intenção não é essa, certo? E um gentleman de verdade começa exatamente por aí: intenções corretas.

Saiba mais sobre o assunto a seguir:

Seja um gentleman raiz

Como ser um gentlemanFonte: Key Design

Uma das principais cobranças que parte do movimento feminista faz aos cavalheiros é que a gentileza, na verdade, consiste em uma estratégia para estabelecer uma relação de troca com as mulheres, como se tratá-las bem gerasse uma obrigação de retribuir de alguma forma.

O gentleman verdadeiro jamais pensaria assim. Isso porque a sua gentileza é natural, fruto da sua educação e da visão que ele tem do mundo. Então, se você só é gentil com moças jovens e bonitas, hora de rever. Um homem realmente educado tratará com o mesmo cuidado crianças, idosos, deficientes ou qualquer outra minoria ou pessoa em situação de fragilidade.

Na verdade, o gentleman será gentil até com outros homens, respeitando, claro, a maneira como os outros caras gostam de ser tratados. Passar de “Sr. Cara Legal” a pretendente ao posto de macho alfa é, às vezes, só um passo.

Então, encare a sua vocação para gentleman sempre como uma maneira de ser e de fazer um mundo melhor, nunca como uma estratégia para chamar a atenção da mulherada, que de indefesa já não tem mais nada.

Não busque ser o centro das atenções

Fazer coisas legais e emanar aquele ar cool dos gentlemen não necessariamente te torna melhor do que ninguém. E, se você começa achar que é superior aos outros, então é preciso rever muita coisa.

Por isso, um cavalheiro de verdade não pratica o terrível hábito de querer dar a última palavra sobre tudo. Pelo contrário: o gentleman está muito mais de acordo com o poeta Ferreira Gullar, aquele do “eu não quero ter razão, eu quero é ser feliz”.

Também não faz parte do repertório cavalheiresco a mania de interromper as pessoas, impedindo que elas concluam os seus pensamentos e os seus argumentos. Saber esperar e dar a vez para que os outros possam explanar as suas ideias e ter a atenção do grupo é absolutamente essencial.

Se a pessoa interrompida for uma mulher, tudo piora, pois você estará, de novo, às voltas com comportamentos considerados machistas. Interromper constantemente uma ou mais mulheres é o que se chama manterrupting, considerado um tipo de violência contra o sexo feminino contra o qual elas andam mais do que alertadas.

Deixe os seus atos te colocarem em evidência. Não precisa forçar a barra para aparecer, especialmente se para isso for preciso impor opiniões ou interromper pessoas.

Cuidado com a língua

Como ser um gentlemanFonte: Key Design

Obviamente, falar palavrões não é uma coisa tão complicada como já foi no passado. Tem gente que usa até como recurso para caracterizar um estilo mais informal ou “vida louca”. E, em muitos casos, dá certo.

No entanto, se tem um estilo que não combina com os palavrões, é o do gentleman. Mesmo quando ditos com bom-humor e em uma situação adequada, os xingamentos sempre partem de uma quebra do protocolo social. E não é assim que o gentleman opera.

Então, por mais informal que você seja, controle a quantidade dos seus palavrões para evitar constranger alguém que não lida com eles com tanta naturalidade. Sem contar as saias justas. De repente, a mãe daquele rapaz que você chamou de “FDP” está por perto, escutando tudo…

Controle o seu temperamento

Conviver em sociedade pode ser difícil. Alguns problemas pelos quais a gente passa em atividades simples do cotidiano: o pouco-caso de alguns garçons em um restaurante, manobristas folgados remexendo no porta-luvas do seu carro e todo o festival de grosserias com que somos brindados diariamente, especialmente nas grandes cidades.

Tudo isso é verdade e pode, sim, ser exasperador. Mas nunca pode servir de justificativa para que se perca a calma, que é sinônimo de perder a razão e, com ela, a sua imagem de gentleman.

Manter a calma e a educação, além de ser o que se espera de você, é muito mais eficiente para lidar com esse tipo de problema. É o tipo de postura que desarma as pessoas e confere a um homem aquele charme que todos buscam, mas poucos alcançam.

Outro desafio com o qual você tenha que lidar é o de se encontrar, em uma situação que foi planejada para ser agradável, uma pessoa que você não gosta. Por pior que seja a circunstância, não há nada que justifique que você “baixe o nível”. Mostre sempre o seu melhor lado — sem hipocrisia, mas também sem agressividade.

Como ser um gentleman com a mulher que te interessa

Como ser um gentlemanFonte: Key Design

Em uma relação amorosa ou que tenha essa pretensão, ser gentleman é uma questão de ajuste fino. Todos aqueles procedimentos consagrados ainda estão em vigor: pagar a conta, acompanhar a todos os lugares, ceder o casaco quando está frio etc.

A questão aqui é fazer esse ajuste de acordo com a demanda da sua parceira. Algumas mulheres são mais radicalmente feministas e não aceitam nada disso; outras acham cafonas algumas dessas práticas, mas valorizam outras.

Nesse momento de mudança social, não vai existir um padrão. Você vai precisar entender, muitas vezes por tentativa e erro, do que elas gostam ou não gostam. E não vale recuar logo no 1º “não”. Se um ato que você considera cavalheiresco for rejeitado, insista gentil e levemente para ter certeza de qual é, de fato, o sentimento da sua parceira em relação a ele.

Se a dúvida persistir, pergunte a ela o motivo da recusa e aproveite para esclarecer as suas intenções e a sua visão de mundo. Conversar e ouvir a sua companheira é a maior das gentilezas que se pode praticar.

Hoje, quando se fala em como ser um gentleman, pensa-se imediatamente na figura do apresentador Rodrigo Hilbert. Então, aproveite e veja este texto sobre o estilo desse cara que conseguiu atingir o objetivo de ser um cavalheiro sem parecer chato.

Banner Rodapé - Key Design

Posts Relacionados

Escreva uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *