fbpx

Você sabe como lavar boné? Aprenda com o nosso tutorial

Fala, parceiro! Hoje resolvi falar de um assunto que tem tudo a ver com a galera que gosta de ter um acessório para complementar o visual e deixar o look mais da hora: como lavar boné corretamente. Achou estranho o tema do post? Então, cá entre nós: quando foi a última vez que você lavou os seus? Não se lembra?

Pois é, meu amigo, parece estranho, mas a verdade é que tem muito homem que curte usá-los e até possui uma coleção com peças diferenciadas para usar com óculos, colares e pulseiras, mas que está pecando quando o assunto é a higienização dos próprios bonés.

Isso porque, assim como ocorre com as roupas, eles precisam ser lavados periodicamente para não ficarem com odores desagradáveis e um aspecto sujo — ainda mais quando são de tons claros —, passando, dessa forma, um ar de desleixo com a sua imagem.

Por essa razão, montei um passo a passo para ensiná-lo a fazer isso da maneira adequada para não causar nenhum dano a eles. Anota aí!

1º passo: leia a etiqueta do seu boné

Fonte: https://goo.gl/vpiL6r

Separou o boné que vai lavar? Beleza. Então agora é hora de fazer um passo simples, mas que a maioria esquece: leia a etiqueta que está no interior dele! O motivo disso é simples: é nela que estão contidas todas as informações sobre como proceder corretamente com a lavagem e a secagem desse item.

Além disso, ela indica se você pode ou não usar determinados produtos durante a higienização, como alvejantes. Com isso, você evita manchas e outros acidentes que possam estragar a aparência do acessório.

2º passo: separe os produtos de limpeza que serão usados

Feito o passo anterior, é hora de deixar à sua disposição todos os produtos que serão necessários na lavagem e que devem estar à disposição na sua casa. São eles:

  1. bacia pequena ou média;
  2. sabão neutro (seja em pó, seja líquido);
  3. alvejante sem cloro — caso você possa usá-lo;
  4. miniescova.

Obs.: vale ressaltar que você pode encontrar modelos bem pequenos do último item e que, inclusive, se encaixam nos dedos da mão para maior firmeza na hora de esfregar e remover a sujeira com mais facilidade.

3º passo: retire pelos e fios do boné

Fonte: https://goo.gl/FALfmK

Se você tem bicho de estimação em casa, como um gato ou um cão, sabe que não importa o quão cuidadoso seja: sempre haverá pelos em suas roupas — e com os bonés não é diferente, principalmente se são de cores escuras, que destacam ainda mais a penugem.

Por isso, trate de removê-los antes de começar a lavagem, já que nem sempre a água consegue (ainda mais quando são pequenos) e, como resultado, eles vão se acumulando na superfície externa da peça. Aliás, a mesma regra vale para a parte interna do boné e os seus cabelos, hein?!

A razão disso é que os seus fios caem ao longo do dia, todos os dias. Porém, ao cobrir a cabeça, uma parte deles fica acumulada no interior do acessório e, por conta do sebo que o couro cabeludo produz, acaba grudando no tecido — o que, inclusive, contribui para um mau cheiro do item.

Outro ponto importante é que, caso o modelo do seu boné conte com velcro no fechamento posterior e esteja tanto com fios quanto com pelos presos a ele, você deve utilizar um utensílio para removê-los. Do contrário, isso vai acelerar o desgaste e danificar o fecho. Portanto, não passe ao próximo passo sem realizar esse processo! 

4º passo: inicie a lavagem genérica

Fonte: goo.gl/qv94Rc

Pronto para saber, na prática, como lavar boné? Pois pegue o alvejante e derrame um pouco sobre as áreas com marcas de sujeira ou suor, por exemplo, enquanto coloca água na bacia para misturar com o sabão (e mais um pouco do primeiro produto).

Logo em seguida, mergulhe-o no recipiente e deixe-o de molho entre 5 a 15 minutos. Para facilitar, siga a seguinte proporção: quanto mais encardido, mais tempo ele deve ficar imerso. Ao retirar o boné e notar que ainda há manchas, use a miniescova para esfregar a área.

VEJA MAIS POSTS

Lembrando sempre, é claro, de fazer isso também na aba e no lado interno — visto que essa é a área que fica em contato direto com a raiz do seu cabelo e a oleosidade produzida nela. Porém, atenção: faça os movimentos de forma contínua e sem exagerar no uso da força.

Tenha em mente que a sua missão é remover as impurezas, e não rasgar o tecido. Além disso, só utilize esse utensílio na parte externa em espaços que não tenham estampas, costuras expostas ou detalhes feitos à mão para não danificá-los ou, ainda pior, arrancá-los.

Ao terminar, enxague mergulhando-o em uma bacia com água para tirar qualquer resíduo de sabão. Ah, e vale ressaltar: jamais aplique amaciante nele. Esse produto é exclusivo para peças de roupa!

5º passo: coloque-o para secar

Fonte: Key Design

Após finalizar a higienização, basta colocar seu boné para secar. Entretanto, tenha cuidado! Nada de pendurá-lo com pregadores no varal ou torcer para remover a umidade, visto que ambas as ações causam deformações na estrutura dele, em especial na aba.

Outra dica é não deixá-lo exposto ao sol, especialmente se ele é branco ou de outra cor neutra, pois os raios solares provocam manchas amareladas no tecido — algo que vale também para os seus calçados e roupas! O ideal é deixá-lo secar sempre na horizontal e em uma área com sombra.

Agora que você já está por dentro de como lavar boné, não há mais desculpas para deixar a desejar na limpeza dos seus. Por isso, siga o passo a passo deste post e tenha sempre em mente que a lavagem deles deve ser feita exclusivamente à mão, nunca a seco ou na máquina de lavar, para não danificar ou mesmo rasgar a peça!

E se você curtiu nosso tutorial e é um apaixonado por bonés, aproveite para conferir nossos modelos para incrementar ainda mais a sua coleção!

Posts Relacionados

Escreva uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *