fbpx

Como definir seu estilo sem perder identidade

homem estiloso

Uma peça de roupa não define a sua essência, mas ela fala muito sobre você. Se você tiver um estilo masculino e se vestir de maneira adequada — ou seja, com roupas que estão de acordo com sua personalidade, estilo e tipo físico — vai ganhar autoconfiança, passar a se sentir e se ver de uma maneira melhor.

A autoconfiança nos ajuda em todos os sentidos da vida: da firmeza durante uma reunião tensa de trabalho até a hora da paquera. Apesar de muitos citarem a essência de alguém como algo extremamente importante, nós sabemos que a aparência, por estar mais evidente, acaba sendo julgada também. Como dissemos, uma peça de roupa fala muito sobre você.

A proposta deste guia é simples e necessária: vamos bater um papo descontraído e muito esclarecedor com você, contando tudo que precisa saber sobre o modo de vestir do homem, sem modismos. Boa leitura!

Crie sua marca pessoal

Fonte: Key Design

Na TV, nas revistas, nos jornais e até aqui na internet nos deparamos com um bombardeio de informações sobre estilo e aparência. O que usar? Como usar? Por quê? Muitos de nós estamos preparados para mudar nosso modo de vestir para algo melhor, que tenha mais a ver com a nossa essência. A questão é que, na maioria das vezes, nem sabemos por onde começar.

Quando adotamos ou criamos um estilo próprio de vestir, criamos uma espécie de marca pessoal. Sim, a sua imagem faz parte da sua própria marca! Além de ser reconhecido pelo seu talento, modo de agir, pensamento e outras qualidades, você também passa a ser visto pelo estilo das roupas que veste.

A roupa transmite informações valiosas a respeito das pessoas. Quer um exemplo? O que você diria se o William Bonner, jornalista respeitado da TV Globo, surgisse na bancada do Jornal Nacional usando uma camiseta de time de futebol? No mínimo, acharia estranho, não é mesmo? Com que credibilidade ele daria as notícias dos outros clubes de forma isenta? E as informações sobre Política? E uma tragédia?

Para exercer seu trabalho e ter credibilidade, o jornalista precisa transmitir seriedade no tom de voz, no corte de cabelo, na postura e até mesmo na roupa que usa. Esse foi apenas um exemplo, mas isso se aplica a diversos aspectos da vida de qualquer um de nós.

Agora que você compreendeu a importância do estilo masculino na hora de se vestir, deve estar se perguntando: por onde começar?

Seja atemporal

Fonte: Key Design

Vamos começar falando de atemporalidade. Atemporal, segundo a definição do dicionário Michaelis, significa “algo que não depende do tempo ou está fora do domínio do tempo”. Em termos práticos, é aquilo que não sai de moda. Um exemplo? Camisa branca. Elas estão sempre presentes no guarda-roupa masculino e nunca deixam de ser vendidas.

Uma das maiores dificuldades que nós, homens, encontramos ao nos vestirmos se relaciona à conexão entre as peças que temos. Abra o seu guarda-roupa e observe bem: você vai encontrar peças que não se conectam, pois algumas são formais demais, outras muito descoladas e algumas foram adquiridas em alguma tendência passada. Como usar tudo isso ao mesmo tempo? Impossível, não é verdade?

VEJA MAIS POSTS

No fundo, todos os homens dividem o mesmo desejo: ter roupas bonitas, bacanas, mas sem a necessidade de ficarem presos às sazonalidades da moda. Queremos elegância, sem extravagância. Desejamos um estilo masculino com um toque formal, mas sem parecermos mais velhos ou antiquados.

É por esse motivo que você deve ter peças de estilo masculino atemporal. Roupas que não saem de moda nunca são o grande trunfo do nosso guarda-roupa. Sabia que elas nos ajudam a multiplicar a quantidade de peças que temos? As peças de roupa atemporais são como “coringas” e caem bem em combinação com outras mais atuais.

Se tivermos as peças certas, nos sentiremos mais autoconfiantes e, com certeza, não vamos nos arrepender daqui a alguns anos, olhando as fotos dos dias de hoje.

Chegou a hora de você aprender quais são as peças essenciais para se ter em um guarda-roupa masculino, sem que tenha que se transformar em um escravo de tendências.

Os quatro pontos do estilo masculino

DSC_5709

Alguns elementos te ajudam durante a escolha das peças. Características como gostos pessoais, o ambiente onde você vive e trabalha, suas características físicas e até o seu orçamento fazem parte da definição do seu estilo. Esses elementos foram listados pelo blog Moda pra Macho.

Vamos falar sobre a definição do estilo masculino? Confira um pouco mais sobre cada um desses elementos e como eles influenciam naquilo que você veste:

1. As características físicas

Somos todos humanos, fato. Mas isso não nos torna iguais.

Só esse aspecto já é um bom argumento para que você entenda que nem tudo que está na moda serve para todos. Existem diversos tipos de roupa, portanto, devemos buscar sempre aquilo que entrará em harmonia com o nosso tipo físico e aparência.

Não leve para o lado pessoal e nem enxergue isso como um fator limitador. Quando conhecemos bem nossas características físicas, economizamos tempo e dinheiro na busca por peças que vão nos deixar realmente bonitos. Sabe a objetividade que nós temos ao entrar em um shopping, de ir direto ao que realmente interessa? É isso!

LEIA MAIS

Dito isso, devemos nos atentar a dois fatores: altura e peso. Esses serão os seus guias iniciais na definição do seu estilo. Homens magros demais podem adicionar volume aos seus corpos usando roupas mais folgadas, enquanto que os sarados conseguem valorizar seus músculos em peças mais ajustadas ao corpo. Percebeu os truques?

A mesma coisa nós podemos falar sobre o tom de pele. Pele, olhos e cabelos claros podem conflitar com roupas tão claras e chamativas quanto, sobrecarregando a aparência. Quem apresenta mais elementos escuros no corpo como a pele, os olhos e o cabelo consegue usar roupas com cores mais abertas, gerando um contraste bem interessante.

2. O ambiente onde você vive e trabalha

Fonte: Key Design

O segundo elemento que influencia na definição do estilo masculino é o ambiente onde você vive e trabalha. Você conhece Macapá, a capital do Amapá?

Se você nunca foi lá, eu te conto um pouco. A cidade fica bem em cima da linha do Equador, ou seja, recebe uma incidência de sol tão forte que qualquer roupa de frio simplesmente não tem vez por lá. Elas existem, mas ficam nos armários da população. E quando saem vão direto para as malas de viagem.

Como isso, o que queremos dizer é que o clima e a temperatura do lugar onde você mora devem ser observados na hora de comprar suas roupas. Cada temperatura tem um tecido certo.

No verão, quando transpiramos mais, precisamos de tecidos leves e cores que reflitam a luz, como o branco. No inverno, período em que a incidência de luz solar é menor, sentimos necessidade de tecidos mais pesados e que absorvam calor. Apesar de lógico, muita gente ignora esses aspectos.

Somamos isso às expectativas sociais e profissionais. O que você é ou deseja ser deve estar refletido nas peças do seu guarda-roupa. Como um designer gráfico, não faz sentido ter uma coleção de ternos se você simplesmente não usa. No ambiente de uma agência de publicidade, pouquíssimos serão os seus colegas que estarão vestidos para uma reunião. Nesse caso, leve em conta duas situações:

  • Ambiente formal: a maioria das peças do seu guarda-roupas é do estilo formal, pois você usa. Isso não significa que você deve se ater somente a elas. Tenha algumas peças menos formais para as ocasiões que pedem isso.
  • Ambiente informal: apesar de o estilo não precisar de peças formais, é sempre bom ter no armário uma peça ou outra que, combinada com o que você usa, transmite um tom mais sério. Exemplo: um blazer.

3. Os recursos financeiros e o tempo

É possível se vestir bem sem gastar tanto? Com certeza, mas se você quiser alcançar o mais alto dos patamares, prepare-se para investir. Se o seu orçamento é limitado, não se desespere. Você só precisará de um pouco mais de atenção para comprar as roupas certas para o seu estilo. O grande segredo está em investir em qualidade, jamais em quantidade.

Foque os seus esforços financeiros e de tempo na aquisição de peças fundamentais para o seu guarda-roupas: camisas sociais, jeans, jaquetas, ternos e sapatos. Esse é o básico que você precisa, pois o restante será uma variação dessas peças.

VEJA  MAIS POSTS

Entenda que, por mais caras que sejam, as peças de qualidade têm uma vida útil maior. Comprar várias de baixa qualidade durante um ano pode significar um gasto maior do que apenas uma de qualidade superior.

Ah, e aproveite para cuidar bem de suas peças. Saiba qual é o modo correto de lavar e armazenar, mantenha seus sapatos sempre limpos e engraxados e tenha mais de uma opção para conseguir usar sem repetir demais.

4. O gosto pessoal

Por fim, chegamos a mais um elemento que nos diferencia: o gosto de cada um. Conforme falamos lá no começo do texto, uma peça de roupa fala muito sobre você. Ao escolher um estilo, você transmite uma mensagem sobre quem é você e o que pensa.

Isso significa que, independentemente do estilo que você escolher, ele pode ter um toque seu. Os ternos não são iguais. Alguns são mais ajustados, outros mais clássicos, uns têm cores lisas e outros apresentam padrões, como risca de giz. O mesmo vale para uma camisa de botão, entre lisa e estampada, pode apresentar fechamento por botão ou abotoadura. Lembre-se: dentro de um estilo, você pode aplicar seus gostos pessoais.

Entenda o seu tipo de corpo

Nós, homens, temos basicamente cinco tipos de silhuetas. São elas: triângulo, retângulo, trapézio, oval e triângulo invertido. Você descobre qual é o seu dando uma rápida conferida no espelho. Observe bem o seu corpo e tente encaixar alguma das formas geométricas citadas, da linha da cueca até o ombro. Você vai entender melhor o que cada uma representa e quais peças são as mais indicadas a seguir:

tipoos de corpo masculinos

Triângulo

Esse tipo de corpo é caracterizado por ombros estreitos e quadril mais largo. Quem tem essa silhueta nota ombros mais caídos e pernas grossas. Camisas e camisas polo, costuras na altura dos ombros, tecidos e modelagens mais estruturados, jaquetas, paletós, calças e bermudas com cortes retos são mais indicados para equilibrar o visual.

Evite tecidos moles e malhas em geral, assim como regatas, camisetas com gola em “v”, calças e bermudas com lavagem. A parte inferior do corpo deve ser sempre mais discreta que a superior, pois isso disfarça o quadril largo.

Retângulo

Esse tipo de corpo é caracterizado por apresentar ombros, cintura e quadril na mesma linha visual. As medidas entre eles são bem próximas. O corpo retângulo precisa de um equilíbrio que ofereça volume e curvas ao corpo, principalmente se você for magro demais. Caso esteja acima do peso, a cintura deve ser marcada para ficar menor e destinar a atenção para a região do tórax e torso.

O corpo retângulo se adapta bem a camisas com bolsos laterais, tons monocromáticos, linhas horizontais, detalhes nos ombros, blazers e jaquetas cinturadas (use-as abertas), calças retas, sem cós ou com cintura baixa, bolsos aparentes, estampas e cintos discretos. Evite camisas e blazers largos cujo corte seja reto, assim como camisa para fora da calça.

Trapézio

A silhueta trapézio é a mais fácil de se adequar aos tipos de roupa. Quem tem esse tipo de corpo possui ombros mais avantajados que a cintura, mas as medidas não ficam em desarmonia. Se esse é o seu caso, parabéns! Você pode usar praticamente todas as peças que encontrar. Só tome cuidado para não exagerar nas combinações.

VEJA MAIS POSTS

Oval

A silhueta oval costuma ser encontrada em quem está acima do peso. O corpo apresenta linhas mais curvas, com ênfase na horizontal. As costas tendem a ser arredondadas e os braços, cheios. O objetivo aqui é afinar o tronco. Para isso, use e abuse das cores escuras e das linhas verticais.

Entre as peças que você pode usar estão: camisetas monocromáticas ou tom sobre tom, estampas verticais, gola em “v”, calças de cores escuras, blazers com três botões e camisas usadas para fora da calça. Evite listras horizontais, estampas exageradas, calças claras e roupas muito largas: elas tendem a aumentar seu tamanho.

Triângulo invertido

Esse tipo de corpo masculino é caracterizado por ombros e peitos largos, braços definidos, quadris e cintura estreitos. A parte superior é maior que a inferior. Quem tem esse tipo de silhueta encontra o desafio de equilibrar a parte inferior com a superior. Para isso, aposte em peças com o corte reto.

Vale a pena investir em roupas escuras, tecidos lisos e sem textura na parte de cima, malhas com gola em “v”, jeans, calças e bermudas em tons mais claros, calças coloridas, acessórios como suspensórios e correntes e cintos mais largos, para aumentar a cintura. Evite listras horizontais nas camisas e camisetas, peças largas na parte superior e calças escuras demais.

Tipos de estilo

DSC_5633

A moda masculina é composta por uma série de estilos. Um dos mais populares é o clássico, composto por peças atemporais que estão presentes no guarda-roupa do homem há muito tempo. Entre elas, podemos citar a camiseta branca básica, a jaqueta de couro, o terno azul-marinho, o blazer, aquele All-star Chuck Taylor, a calça jeans, a calça cáqui, a gravata, a camisa polo e a camisa social.

Ideal para todas as estações do ano, encontramos o estilo casual. Por ser versátil — podendo ser utilizado no dia a dia e em momentos de lazer — a moda casual é composta por camisas xadrez, camisetas estampadas, acessórios, tênis, gravata slim, calça cáqui e polo.

O estilo rockstar, como o próprio nome indica, tem uma pegada mais rock. Elementos como couro, jeans e acessórios com bastante metal são evidentes nesse estilo.

Já os amantes e praticantes de esportes investem em um estilo atleta, com roupas de marcas famosas como Adidas e Nike. Há, também, o estilo aventureiro, com roupas mais confortáveis, botas e acessórios que remetem à natureza. Nele, predominam as cores ligadas aos elementos terra, água e fogo. Os acessórios do estilo aventureiro ser fabricados de matéria natural, como a madeira.

Vale citar um outro estilo que tem se tornado popular: o hipster. Ele está ligado a peças consideradas vintage ou ultrapassadas, que não fazem parte da massa popular.

Por último, temos o estilo lumbersexual. Por nome você provavelmente não deve conhecer, mas esse é o “estilo lenhador”. Barba grande, camisa xadrez e calça jeans.

Agora que você sabe diferenciar os estilos mais comuns, lembre-se de jamais ser descuidado, independentemente da tendência que escolher.

Ajuste, ajuste e ajuste

Fonte: goo.gl/S3SuC9

Você já viu o quanto o estilo masculino é importante para a criação de uma marca pessoal, não é verdade? Além disso, notou que todos nós somos diferentes no que se refere aos elementos que caracterizam nossos estilos e os tipos de corpos que temos. Em relação às diferenças presentes em nossos corpos, o assunto agora é ajuste.

Dificilmente você vai encontrar uma roupa que vista perfeitamente em seu corpo. Problema do seu corpo ou da roupa? Tenha a certeza que é da peça de roupa. Um mesmo tamanho (P, M, G ou GG) pode variar de marca para marca.

E nós sabemos como isso pode ser ruim! Quando alguma peça não ficar cem por cento ajustada ao seu tipo físico, é hora de contar com a ajuda de profissionais da costura.

Quando compramos um terno é assim. Tem que fazer a barra, corrigir a altura do punho e por aí vai. O mesmo vale para todo e qualquer tipo de roupa. Outra situação em que precisamos do auxílio de uma boa costureira é quando emagrecemos. Pois é, em tempos onde ser saudável é regra nós acabamos perdendo uns quilos aqui e outros ali. Em vez de doar suas roupas, experimente ajustar!

Com a crise financeira, comprar roupas novas pode não estar em seus planos. Não se preocupe! Cuide bem das suas e faça ajustes sempre que precisar.

As peças que estão no seu guarda-roupas são um investimento, pois já sabemos que o importante é investir em qualidade, não quantidade. Uma roupa bem ajustada ao seu corpo te beneficia com um visual mais alinhado e próximo da mensagem que você quer passar.

Invista em acessórios

Fonte: Key Design

Agora que você notou a importância de criar uma marca pessoal, vamos te contar mais um segredo: você tem que investir em acessórios!

Ninguém quer ficar parecido com os outros, não é mesmo? Os acessórios servem para te dar um toque a mais, um diferencial. Já notou alguém andando de boné durante a chuva? Ou com algumas pulseiras no braço? E óculos sem lentes de grau, mas com vidro transparente? Os acessórios fazem parte do nosso estilo!

Assim como as mulheres, nós homens temos todo direito de usar peças que complementem o nosso visual e digam mais sobre quem somos e o que queremos. Você mesmo já usa acessórios e nem percebe! Ou vai dizer que cinto, relógio e óculos de sol não são acessórios?

LEIA MAIS

Por mais modernos e tecnológicos que estejamos atualmente, ainda mantemos uma característica que ultrapassa milênios: a de nos identificarmos com uma determinada tribo. Nós nos reunimos a partir de estilos de vida, gostos e interesses em comum.

Os acessórios podem e devem ser usados sempre que você quiser. Os cintos devem combinar com a roupa que você está usando, os óculos vão ficar bem maneiros se você conseguir escolher os que se adequam ao seu tipo de rosto e o relógio finaliza o visual com um toque bem pessoal.

Para mostrar que nos identificamos com uma determinada tribo, é necessário investirmos em elementos que vão além das roupas!

Os acessórios são uma necessidade e devem estar de acordo com o estilo que você deseja imprimir. Como também são responsáveis pela maneira como queremos ser vistos, devemos encará-los como grandes aliados.

Eles são símbolos de um jeito de ser e de pensar, refletem nossos gostos e escolhas. Invista em acessórios, independentemente de quais forem, desde que você se sinta à vontade com eles. O que importa é ficar bem, confiante e identificado com a sua tribo.

Conclusão

Ter um estilo masculino é uma questão de honra para nós. Ele representa quem somos, o que queremos e a mensagem que desejamos transmitir. Analise, considere e veja quais são as peças que ficam bem em você. O tempo será o seu grande aliado, porque sem pressa dá pra tomar decisões conscientes e de acordo com as expectativas.

Esperamos que este guia tenha te ajudado ajudar a identificar o seu estilo. Quando você o encontrar, vai ganhar aquela autoconfiança que falta para viver e trabalhar melhor. Transformar a aparência pessoal é um desafio, mas é mais fácil do que parece. Difícil é criar coragem e ter determinação para mudar para melhor!

Quer ver várias fotos de roupas e acessórios que vão mudar o seu estilo masculino, te deixar com uma ótima aparência, seguro e autoconfiante? Siga o nosso no Instagram e fique por dentro das novidades!

Posts Relacionados

5 Comentários

  1. Olavo disse:

    Bacana.

  2. Anônimo disse:

    4.5

  3. Marcos disse:

    Muito bacana estas dicas, sobre combinações, e principalmente sobre ajustes, para não ficarmos com estas sobras de pano. Muito bom gostei muito.

  4. […] coisa a se ter em mente é que cada pessoa carrega características mescladas de vários estilos. Por mais que algum seja predominante, é fundamental analisar essas variáveis, porque elas vão […]

Escreva uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *