fbpx

Como aprimorar sua autoestima e ser mais confiante

homens apertando a mão

A autoconfiança é uma das características mais importantes para quem quer se destacar no grupo de amigos, na faculdade, na hora da conquista ou no campo profissional. Porém, ela não existe quando não há uma autoestima positiva.  

E isso pode acontecer por diversos motivos, como experiências passadas ruins, falta de motivação ou situações conflitantes na sua rotina. Contudo, é possível reverter esse quadro e ser mais confiante por meio de algumas pequenas mudanças no seu dia a dia.

Quer saber quais? Confira a seguir!

Cuide do corpo e da mente

Fonte:goo.gl/Ljmsj7

Quando você não se sente bem em relação ao seu corpo, é natural que essa insatisfação afete a sua autoestima. Contudo, isso não pode ser motivo para você se abalar ou, então, perder a autoconfiança, por não ter o físico igual ao de outros homens, por exemplo.

Lembre-se de que, antes da aparência, é importante cuidar da sua saúde e do seu bem-estar. Somente assim você conseguirá se sentir confortável e alcançar os resultados estéticos que deseja.

LEIA MAIS

E caso você não tenha tempo para frequentar academias ou até mesmo não goste delas, isso não é problema. A possibilidade de exercícios físicos é muito mais extensa do que parece. Você pode pedalar, correr, caminhar ou, então, praticar algum esporte.

Essa última opção, inclusive, é uma boa pedida para você não apenas se exercitar, como também interagir e estimular a sua socialização com amigos e outros participantes. Ou seja, muito mais do que frequência ou excesso de treino, o importante é você colocar para escanteio o sedentarismo.

Fique atento ao seu vestuário

Fonte: Key Design

Você certamente já ouviu aquele ditado que diz “a primeira impressão é a que fica”. E ele não está errado. A maneira que você se veste diz muito sobre você, o seu comportamento e os seus gostos pessoais, afinal, as suas roupas são uma representação de como você deseja ser visto e percebido pelos outros ao redor.

Por essa razão, é fundamental que você dê a devida atenção ao seu vestuário. Faça um teste agora mesmo. Vá até o seu guarda-roupas e veja as peças que você possui. Elas tem um caimento que valorize o seu corpo?

Você sente que, ao usá-las, fica mais confiante? Você tem mochilas, pulseiras, colares ou outros itens que possa usar em situações diferentes do dia a dia?

LEIA TAMBÉM

Se a resposta for não para qualquer uma dessas perguntas, ou até mesmo todas, está na hora de repensar o seu jeito de se vestir. Um homem que quer afirmar o seu estilo sabe que o visual tem um grande impacto na autoestima.

Por isso, aprenda sobre as proporções e medidas corretas para o seu corpo, passe a usar roupas com um bom caimento e entenda a importância que os acessórios têm — já que eles não apenas incrementam o seu look, como também podem ser as peças-chave dele.

Aprenda a ser mais confiante e ter atitude

Fonte: goo.gl/W15iuM

Quando você quer ser mais confiante, precisa aprender a colocar em prática, na sua rotina, a ideia de que “não importa qual seja a situação ou o lugar, eu sempre terei êxito nas minhas decisões”.

Repetir isso quase como um mantra é uma forma de desenvolver uma característica comum aos homens que têm uma autoestima elevada: a atitude. E não confunda esse atributo como prepotência ou arrogância, pelo contrário.  

Pois quando começar a valorizar a si mesmo, reconhecendo o seu potencial naturalmente, você passará a exalar confiança, e isso vai te tornar mais simpático, interessante e atraente aos olhos dos outros.

Não se cobre tanto

Fonte: goo.gl/hqsMKw

Na tentativa de se afirmar, ter um visual mais bacana e ser mais confiante, muitos caras se tornam mais críticos em relação a si mesmos e passam a cobrar resultados incompatíveis com a realidade, o que resulta em insatisfação, descontentamento e baixa autoestima.

Uma forma de evitar esse tipo de comportamento é reconhecendo os seus defeitos e, principalmente, as suas qualidades e o seu potencial, como dissemos há pouco.

Esse é um passo importante para você não deixar de apreciar os seus pontos positivos apenas por que algo não resultou como o esperado. Portanto, não se cobre mais do que deve e aprenda a realçar aquilo que faz de você especial e único.

Inspire-se em figuras positivas

Fonte: goo.gl/hHPVxb

É muito comum, especialmente na infância, que os meninos tenham os pais, os irmãos mais velhos, os professores ou outros conhecidos como exemplos a seguir. Contudo, à medida que eles envelhecem, parte desses modelos vão sendo deixados para trás.

O que você talvez não saiba é que ter alguém para se inspirar pode ser uma ferramenta extremamente positiva para aprender a ser mais confiante e seguro de si.

VEJA MAIS POSTS

Tendo uma imagem “concreta” de como você deseja ser, é possível se espelhar para entender como ser mais sociável, estiloso e ter uma vida mais saudável. Tudo isso, claro, sempre adaptando as características do outro à sua realidade.

Faça coisas de que você goste

Fonte: Key Design

O que você tem feito no seu tempo livre? Essa pergunta pode parecer estranha, mas acredite: ela tem uma conexão direta com o tema deste texto. Ter uma autoestima alta também é resultado do quanto você valoriza a si mesmo.

Portanto, aproveite o seu final de semana e aquelas horas em que você não trabalha ou estuda para se dedicar a algum hobby de que você goste. Malhe, vá ao cinema ou à praia, pratique algum esporte, viaje, saia com os amigos para um evento.

Inclua atividades que movimentem a sua rotina e que sirvam como combustível para te motivar a explorar diferentes possibilidades. Afinal, homens que valorizam o tempo consigo mesmos são mais felizes, saudáveis e satisfeitos. E isso é refletido diretamente na auto confiança.

A autoestima de um homem é construída, como já falamos ao longo deste texto, pela combinação de diversas características que vão muito além da aparência física, englobando também o comportamento, a atitude e o vestuário, por exemplo.

Por essa razão, é importante que você comece a usar todos esses meios para ser mais confiante e levar uma vida com um estilo que imprima a sua personalidade nele.

Se você gostou de ler sobre o assunto, que tal agora compartilhar este post com os seus amigos nas redes sociais?

 

Posts Relacionados

Comentários

Escreva uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *