fbpx

Abstract: saiba mais sobre a nova série original Netflix sobre design

abstract

Com direção de Morgan Neville, a Netflix estreou sua mais recente série documental sobre design: Abstract. Trata-se de uma produção primorosa nos detalhes, que mostra com muita sensibilidade o trabalho, as inspirações e o processo criativo de 8 mentes visionárias do ramo.

A cada episódio, são revelados muito mais do que os instrumentos, a equipe ou os projetos que acompanham cada um desses profissionais. A série promove uma imersão na mente dos designers, revelando suas trajetórias, seus sonhos e os elementos que fazem deles pessoas tão diferentes em suas respectivas ocupações.

Por isso, listamos 4 motivos para você assistir e se entreter com Abstract, enquanto otimiza seus conhecimentos sobre design. Confira!

maxresdefault

A série explora diferentes áreas do design

Abstract, ao contrário do que se possa pensar, não se contenta em abordar o design sem um aprofundamento nos diferentes ramos existentes da área.

A série busca falar de arte e, para isso, narra 8 universos diferentes ao longo de seus 8 episódios, retratando em verdadeiros filmes documentais a história de profissionais que são inspirações em seus respectivos segmentos e cujas obras e produções você, muito provavelmente, já conhece.

No primeiro episódio, por exemplo, somos apresentados a Christoph Niemann, um ilustrador que explora a interatividade por meio da abstração e produz projetos exclusivos para o The New Yorker.

Já no segundo, conhecemos Tinker Hatfield, que aproveitou sua passagem pela arquitetura e pelo esporte para produzir desenhos mais revolucionários para os calçados que usamos, como a famosa série Air Jordan da Nike, que fez sucesso na moda.

Na sequência, temos Es Devlin, responsável por projetar diferentes cenários, como luzes, esculturas, imagens e até mesmo chuva, para encantar aos espectadores.

No quarto episódio, é a vez de Bjarke Ingels trazer a arquitetura para a sua TV, o seu computador, o seu smartphone ou o seu tablet — dependendo de onde você assiste.

O arquiteto dinamarquês nos apresenta os conceitos de sustentabilidade, fantasia e funcionalidade, aplicados em seus desenhos a fim de transformar os espaços em lugares inovadores.

Em seguida, temos Ralph Gilles, que atua com designer automotivo, planejando modelos esportivos mais elegantes para homens e mulheres e, até mesmo, caminhões elétricos autônomos.

No 6º episódio, Paula Scher, que trabalha com design gráfico, mostra como a linguagem visual é fundamental para as marcas que desejam se converter em instituições icônicas e conhecidas em todo o mundo.

Já no penúltimo, é a vez da fotografia ganhar destaque. Nele, Platon aborda o que é indispensável para fazer retratos passionais e com alma, sejam de pessoas comuns ou de grandes líderes mundiais.

Para finalizar, temos Ilse Crawford, que é designer de interiores. A profissional concebe espaços e objetos para a IKEA, famosa loja sueca de móveis, além de diversos hotéis de luxo que compartilham sempre a mesma ideia: relaxar e estimular os nossos sentidos ao mesmo tempo.

hands-people-woman-working

Abstract não é maçante e não segue o formato padrão dos documentários

Muita gente, quando ouve falar de documentários, tende a fazer cara feia. Isso acontece porque elas têm uma percepção concebida sobre esse tipo de produção que é completamente superficial: takes totalmente informativos, narração constante de um locutor e desenrolar maçante de uma história.

E isso é proveniente, em grande parte, de séries documentais realizadas nos anos 80 e 90, que seguiam a mesma linha narrativa.

Contudo, Abstract foge completamente desse estilo, afinal estamos falando de arte, não é mesmo? Nela, tudo é diferente, a começar pela abertura de cada episódio, que leva uma música agitada e muita (mas muita mesmo!) cor.

Além disso, os 40 minutos de cada capítulo acompanham um dos profissionais citados acima. São abordados seus cotidianos durante a realização de projetos autorais, mostrando como a mente do designer funciona — desde o processo de concepção das ideias até a construção dos trabalhos.

Outro aspecto importante é que cada narrativa segue, basicamente, duas linhas do tempo, que se dividem entre presente e passado e dão uma dinâmica completamente diferente ao que é assistido.

01_E1_Christoph-Niemann_Behind-the-scene_170306_150112

A obra tem uma das marcas registradas da Netflix

Assim como as principais produções do serviço de streaming mais famoso do momento, Abstract foi disponibilizada na íntegra na plataforma da Netflix. Ou seja: todos os episódios foram lançados no dia 10 de fevereiro.

Esse formato, que é diferente dos canais de televisão aberta ou mesmo da TV a cabo, ganhou grande destaque entre o público da empresa, que viu nessa novidade uma liberdade de escolha muito maior.

Para muitos, por exemplo, a grande vantagem é poder fazer maratonas de séries e programas sem que, para isso, precisem ficar reféns de propagandas ou calendários de exibição com apenas um episódio por semana.

Além disso, essa é uma forma de facilitar a imersão nos temas abordados, especialmente quando se trata de documentários (como é o caso de Abstract), permitindo uma compreensão mais contínua e nivelada do assunto — benefício que não ocorreria em uma série comum, ao longo dos meses.

serie netflix abstract

Não há necessidade de assistir em ordem

Um das características mais relevantes de Abstract é que, como dito há pouco, cada episódio funciona como um filme documental com início, meio e fim naqueles pouco mais de 40 minutos.

E isso traz um impacto direto à forma com a qual estamos acostumados a ver séries de TV, quando é preciso acompanhar cada capítulo lançado em ordem cronológica para entendermos o desenrolar da história e nos identificarmos com o contexto onde os personagens estão inseridos.

Ou seja: aqui isso não existe. Você é livre para ver a série como desejar, criando uma ordem própria, com base em seus interesses sobre a área abordada em cada episódio (o desenho gráfico ou o desenho de calçado, por exemplo).

Inclusive, se preferir, pode iniciar o documentário de trás para frente, ou do último capítulo para o primeiro, pois isso não atrapalhará em nada o seu aprofundamento no tema e, muito menos, sua visão sobre a história de vida que envolve os profissionais retratados na produção.

Gostou de saber mais sobre Abstract? Então aproveite seu final de semana ou o tempo livre e acompanhe esse documentário para se inserir no rico e vasto universo do design.

Você vai poder acompanhar todo o processo de criação envolvido em projetos que mudarão não apenas a vida de seus autores, mas também a de muitas pessoas (e o espaço onde estão inseridas).

Não deixe de comentar aqui o que espera ou o que achou da série! Estamos ansiosos pela sua opinião!

Posts Relacionados

5 Comentários

  1. Mateus disse:

    Já vi a série, gostei bastante. Será que vai ter 2 temporada?

    • Key Design disse:

      Oi, Mateus!
      Ainda não sabemos mas estamos ansiosos e na torcida para que venha sim, adoramos a série também! ♥

  2. Sarah Rainer disse:

    Adorei o blog, meus parabens!!

  3. Adorei o site, meus parabens!

Escreva uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *