fbpx

8 dicas incríveis para conquistar autoconfiança

Antes de começar a leitura do artigo, faça um exercício simples: pense em como você se vê diante do mundo. Pensou?

Se você se enxerga como alguém convicto de seus valores, sente-se bem com o que construiu até agora, sabe lidar bem com a opinião dos outros (não deixando que ela interfira nas suas ideias), e tem uma autoestima boa, a autoconfiança está inserida na sua personalidade.

No entanto, nem todas as pessoas conseguem desenvolver esta característica. Foi pensando justamente nesses casos que criamos o artigo de hoje. A seguir, você conhecerá algumas dicas incríveis para conquistar a tão sonhada autoconfiança. Preparado? Continue a leitura!

Homem espelho 3

Fonte: www.telegraph.co.uk

1. “Conhece a ti mesmo”

Este aforismo grego popularizado por Sócrates é perfeito para começarmos a nossa lista. O primeiro passo para a construção da autoconfiança é se conhecer. Você precisa reservar um tempo para se autoanalisar e descobrir suas qualidades, defeitos e o que pode ser mudado.

Muitas pessoas ainda têm ideias equivocadas sobre si próprias, valorizando-se ou desvalorizando-se em demasia. Quais são os seus limites e sonhos? O que te move?

O exercício de reflexão o ajudará a ter uma vida mais equilibrada, baseada na autenticidade. Viver de acordo com uma imagem que os outros criaram não é o que ninguém deseja. 

As pessoas precisam e querem deixar sua marca no mundo. Isso faz com que o autoconhecimento seja essencial nessa primeira etapa do processo.

2. Mantenha o foco em suas vitórias

Saindo um pouco da ideia filosófica do tópico, você deve começar a se perdoar pelos erros. Sim, é preciso se aceitar com os defeitos, já que ninguém é perfeito e todas as pessoas erram.

Por essa razão, uma prática bastante interessante é manter o foco nas vitórias. Como fazer isso? Pegue uma folha e anote todas as suas conquistas até hoje, independentemente da época, coloque tudo no papel.

Pode parecer uma técnica simples, mas é bastante válida. Isso porque, você exercita a sua mente para pensar bem de si própria.

Além disso, a medida que for se recordando das etapas vencidas, você se sente mais preparado para os novos desafios, o que consequentemente, aumenta a sua autoconfiança.

3. Seja decidido

Uma pessoa que toma as rédeas da sua vida e não tem medo das decisões que toma é muito mais feliz. Isso porque, ela tem consciência de toda ação gera reação, mas isso não a prende na dúvida.

A autoconfiança ajuda nesse processo. Por isso, não hesite ao responder uma coisa que você sabe, mas tem medo do que os outros falarão. Se não, a imagem passada será de insegurança e timidez. E não é isso que você deseja, certo?

Para conseguir vencer essa etapa, primeiro tente se acalmar. Lembre-se de que a tranquilidade o ajudará a pensar com mais clareza. Ademais, mantenha a postura e a positividade, elas o ajudarão no momento decisório.

homem barba

Fonte: www.shutterstock.com

4. Cuide do seu visual

O visual é o cartão de visitas de qualquer pessoa. Mesmo que você tenha muito a oferecer intelectualmente, não descuide do exterior. Isso o auxiliará a se sentir bem e confiante frente a um grupo.

Use sempre o bom-senso, adéque o seu vestuário à profissão exercida. Manter a roupa limpa, assim como, os cabelos e as unhas é primordial. Não se esqueça de comprar peças que valorizem os seus melhores atributos.

Por isso, não deixe de encontrar um estilo próprio para se expressar. Quando você se sente bem com o que está vestindo, consequentemente, transmite autoconfiança para os demais.

5. Valorize as suas características positivas

Esta é uma das dicas mais importantes para conquistar a autoconfiança: valorizar as suas características positivas. Você é corajoso? Gosta de ajudar o próximo?

Não tenha medo de falar sobre as suas qualidades, quando for questionado. Mostre que você se conhece e que sabe da necessidade de estar em constante desenvolvimento.

Desenvolver tal habilidade serve para a hora em que você for procurar um emprego. A autoconfiança é uma característica bastante requerida, principalmente, em ambientes nos quais se trabalha sob pressão.

homem diversao

Fonte: www.shutterstock.com

6. Valorize suas relações interpessoais

Uma das maiores habilidades do ser humano é a sua capacidade de manter um relacionamento interpessoal. No entanto, isso pode ser um tanto quanto difícil para alguém que não possui autoconfiança.

Por isso, se você está trabalhando para conquistá-la, não se esqueça de que os outros podem fazer parte desse processo e ajudá-lo. Aqui vão algumas dicas que podem facilitar a sua interação:

Aprenda a ouvir o próximo, melhore a sua capacidade de comunicação, exerça a empatia pelas pessoas e tenha iniciativa para começar uma conversa. A autoconfiança tende a aumentar quando o outro te valoriza.

7. Saia da sua zona de conforto

O crescimento pessoal está ligado à zona de conforto, especialmente, quando se sai dela. Se você quer ser mais confiante, precisa aceitar novos desafios e deixar de fazer algumas coisas sempre da mesma maneira.

Você pode até estar satisfeito com a sua vida, mas se deseja mudar, precisa correr alguns riscos. Isso não significa estipular desafios impossíveis, mas sim lançar-se por caminhos que ainda não foram percorridos.

Uma pessoa que sabe a hora de se arriscar e faz isso com firmeza, tem mais chances de encontrar boas surpresas pela frente. Lembre-se de que a autoconfiança decai com o isolamento e o medo de enfrentar uma nova realidade.

8. Procure melhorar sempre

Se valorizar, agradecer pelas coisas que possui, elogiar outras pessoas, se aprofundar em um assunto do seu interesse, ajudar o próximo e até mesmo se exercitar. Existem inúmeras maneiras de se tornar uma pessoa melhor.

Preocupar-se com o outro e também com a sua saúde mental e física o ajudarão nessa fase de desenvolvimento da autoconfiança. Por esse motivo, não deixe para amanhã o seu crescimento pessoal.

A maioria das características do ser humano pode ser moldada e aperfeiçoada. Se sentir confiante perante as situações do cotidiano é possível, basta força de vontade e trabalho constante para que isso se concretize.

Agora que você já conhece dicas incríveis para conquistar a autoconfiança e sabe a importância que o seu corpo tem no processo, não pode deixar de ler o nosso artigo para saber se é possível manter a forma sem ir para a academia!

 
Posts Relacionados

3 Comentários

  1. Izzy Dias disse:

    Ameii o site, meus parabens!

  2. Marcia disse:

    Ótimo artigo. Grandes dicas!

Escreva uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *