fbpx

Tudo sobre gravatas: tire aqui suas dúvidas

tudo sobre gravata

Com o crescimento do mercado masculino no universo da moda, muitos homens estão querendo aprender mais sobre temas relacionados a estilo e elegância. Aprender a se vestir não é mais uma opção, e sim uma necessidade para ter sucesso, tanto na vida pessoal quanto profissional.

E, nesse contexto, é essencial aprender tudo sobre gravatas. Esse acessório faz parte da própria história da humanidade e vem se adaptando com o passar do tempo, refletindo as tendências contemporâneas em termos de design, comportamento e até matérias-primas.

Ficou interessado? Então leia o conteúdo a seguir e tire todas as suas dúvidas sobre o tema. Confira:

Qual é a origem da gravata?

Antes de aprender tudo sobre gravatas, você precisa conhecer as origens desse acessório. Já foram identificados traços dessa peça até mesmo em múmias egípcias, datadas de milênios atrás. Eles utilizavam objetos de ouro ou de cerâmica em torno do pescoço, e a intenção era que esses itens protegessem os mortos durante a eternidade.

Mas isso não é tudo. Os exércitos de Roma e da China já usavam tecidos amarrados por nós frontais no século Ⅲ a.C. com a finalidade de estancar eventuais sangramentos. Porém, a grande popularização veio na Paris do século XVII, no qual uma indumentária de renda, linho ou musselina enfeitava a corte.

Como foi a evolução da peça?

Com o passar do tempo, a peça foi evoluindo até chegar aos padrões que vemos nos dias de hoje. Por gerações, aprender a dar nó na gravata era um ritual de passagem que marcava o fim da adolescência dos rapazes, e esse item não poderia faltar no guarda-roupas de qualquer homem que se prezasse.

Entretanto, se elas já foram sisudas e formais, atualmente podem ser mais despojadas. No passado eram predominantemente grossas, mas o minimalismo invadiu a moda e atualmente são mais discretas e finas, com liberdade para que sejam utilizadas nas mais diversas ocasiões.

Quais são os padrões de gravata?

gravata

Para aprender tudo sobre gravatas você precisa conhecer os padrões da peça. Eles podem ser extremamente variados, sendo lisas ou com listras, com detalhes ou formas geométricas. Embora existam modelos com figuras únicas, esses provavelmente não fazem parte da lista de boas opções para um homem de estilo.

Embora as versões mais grossas estejam caindo em desuso, ela ainda é a favorita de muitas pessoas, especialmente de homens mais experientes. Os mais novos ou ousados não hesitam em apostar no diferente, com modelos mais finos ou em tecidos distintos — como o crochê, que muitas vezes é combinado com camisas polo ou esportivas.

Como combinar as cores?

Outro ponto crucial que você precisa avaliar são as cores das gravatas. Para achar o tom adequado para uma composição bacana, você precisa, preferencialmente, testar todas as peças juntas e então definir se elas estão funcionando de forma harmoniosa e em consonância com as tendências de moda masculina que você deseja expressar.

Caso você esteja em dúvidas a respeito da combinação, é possível que haja algo de errado e optar por novas escolhas pode ser mais seguro. Em linhas gerais, um homem antenado adulto é capaz de perceber quando há um conflito entre as tonalidades. Confie na sua intuição e só saia de casa quando não houver nenhum sinal de alerta na sua cabeça.

Quais são as melhores gravatas?

bdmotpFonte: bdmotp.com

Não existe um consenso para dizer que essa ou aquela gravata é a melhor, mas podemos definir uma pequena lista com os modelos e tecidos que exprimem uma qualidade superior tanto em termos de design e de estilo quanto em durabilidade e em manutenção. Ao contrário do que muitos pensam, existem ótimas peças de fibras sintéticas.

As campeãs na escolha dos estilistas são as de seda, especialmente as italianas. Os modelos produzidos na região do Lago de Como, onde ficam os mais renomados artesãos do mundo nessa especialidade, são objeto de desejo de muita gente.

A seda jacquard é excelente e, atualmente, o crochê vem ganhando espaço para looks informais.

Quais são os nós mais comuns?

Não dá para aprender tudo sobre gravatas sem falarmos sobre os nós, não é verdade? Se antigamente todos os rapazes aprendiam a fazer essas amarrações ainda na adolescência, pois o uso da peça era corriqueiro no dia a dia, atualmente a coisa mudou bastante de figura.

Uma dica importante é que eles devem ser desfeitos na hora de guardar o acessório, pois senão elas terão a sua vida útil bastante reduzida. O mais clássico de todos é o windsor. Também existe o half-windsor, o four-in-hand — que é mais esportivo — e o bowtie — para gravata borboleta.

Você encontra bons tutoriais no YouTube para todos.

Qual a proporção ideal da gravata?

tudo sobre gravatasFonte: Pinterest

Também precisamos pensar na proporção da gravata, pois, apesar de ter um papel mais ou menos secundário na escolha, ela pode ser importante para compor o visual.

Nos dias de hoje, a largura é tida como um diferencial importante, mas ela não é tudo. As tradicionais sempre têm espaço garantido, especialmente nas ocasiões mais formais.

Se você quer uma combinação mais jovem e moderna, a skinny pode ser a escolha ideal, especialmente se você for uma pessoa magra. Atualmente, optar por modelos mais largos é muito raro e isso só é recomendável para homens com os ombros verdadeiramente muito largos, para gerar certa proporcionalidade.

Como combinar com a camisa e o terno?

4d62df288f5a0edc6968413abdb1f4b8

Por fim, você precisa aprender a combinar a gravata, principalmente com o terno e com a camisa.

Em linhas gerais, apesar do que pessoas menos ligadas em moda podem pensar, listrado vai bem com listrado e você pode fazer essa combinação com alguma parcimônia. Nunca use, por exemplo, a mesma cor na gravata e na camisa, nem a mesma grossura das listras.

O terno risca de giz pede gravatas com xadrez ou com listras diagonais, enquanto camisas lisas claras ou escuras permitem combinações com praticamente qualquer versão ou modelo. Você pode apostar em uma de tonalidade forte e até mesmo algum tipo de estampa que combine com a sua personalidade.

E agora, conseguiu aprender tudo sobre gravatas? Gostou do conteúdo? Então deixe o seu comentário!

tudo sobre gravatas

Posts Relacionados

4 Comentários

  1. Anônimo disse:

    2.5

  2. Anônimo disse:

    3.5

Escreva uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *