fbpx

Tipos de shampoo: conheça o mais indicado para o seu cabelo

home lavando o cabelo

Indispensável em nosso dia a dia, ele ainda é motivo para muitas dúvidas. Afinal, qual é a diferença entre os vários tipos de shampoo disponíveis no mercado? Se você não sabe a resposta, está na hora de aprender um pouco mais sobre o assunto.

Cada shampoo, além do seu propósito básico ― que é higienizar os fios ―, tem como função atender às necessidades e peculiaridades de cada tipo de cabelo, seja oleoso, seco, normal, colorido ou grisalho.

Os cabelos são uma parte importantíssima do nosso estilo, por isso, preparamos um guia fácil e prático para explicar qual opção de shampoo é a mais indicada para você. Confira!

Cabelos oleosos

Os homens produzem uma quantidade maior de sebo no couro cabeludo, graças às glândulas sebáceas. Além disso, fatores como o clima tropical, banhos com água quente e o uso de produtos inadequados pioram o quadro.

Como resultado, a oleosidade na região fica mais notável e dá aos fios um aspecto pesado e sujo. Quando os cabelos não são higienizados corretamente, podem ficar suscetíveis ao aparecimento da caspa.

Por isso, é indispensável lavá-los diariamente, não apenas com o intuito de controlar a oleosidade, mas também para retirar as impurezas que se acumulam ao longo do dia.

Para quem tem cabelos oleosos, o ideal é usar produtos que contenham componentes específicos para retirar o máximo possível de sebo dos fios, ao mesmo tempo em que acalmam e refrescam o couro cabeludo.

Um exemplo é o Vito The Men’s Tea Tree Shampoo, feito à base de óleo de melaleuca, que tem ação bactericida e propriedades antissépticas e antifúngicas, que mantêm a saúde dos fios.

Cabelos secos ou ressecados

Os cabelos secos ou ressecados têm menos água do que os fios normais e, por isso, precisam de maiores cuidados e mais hidratação.

Quem lida com o ressecamento sabe que é preciso não apenas hidratar como também nutrir os cabelos, para deixá-los saudáveis novamente.

Portanto, escolha, entre os vários tipos de shampoo, aqueles que tenham pH mais baixo (ácido) e contenham os nutrientes necessários, além de ativos umectantes e hidratantes, tais como óleos e ceramida, entre outros, para restaurar a maciez e fazer com que a fibra capilar retenha água e ganhe um aspecto mais sadio.

Cabelos com queda acentuada

Uma preocupação recorrente de muitos homens é a queda de fios, já que ninguém gosta de acordar e ver o travesseiro repleto deles, não é mesmo? Imediatamente, bate o medo de uma eventual calvície.

A queda de cabelo é um processo normal, que acontece diariamente, mas que também pode ser ocasionado por doenças autoimunes, deficiência de ferro ou até mesmo estresse, capazes de deixar os fios mais finos e quebradiços.

Para tratar o problema, invista em shampoos antiqueda, que atuam diretamente no couro cabeludo estimulando o nascimento de novos fios e promovendo o fortalecimento da raiz.

Versões que contenham vitaminas como o pantenol, minerais, peptídeos do timo, magnésio e zinco são as mais recomendadas.

Cabelos normais

Se os seus cabelos são normais, o principal cuidado que deve ter no dia a dia é com sua correta higienização, para deixá-los bonitos e brilhosos. Não é necessário retirar o excesso de oleosidade nem oferecer uma nutrição mais caprichada, como ocorre com os fios oleosos ou secos.

Uma boa opção é investir em shampoos perolados, que têm um aspecto entre leitoso e transparente. Eles vão promover a limpeza dos fios e ainda contam com ativos condicionantes, que tratam os cabelos, além de deixá-los mais fortes e resistentes.

Cabelos coloridos

homem cabelo colorido

Se você tem o hábito de colorir o cabelo para ter um visual bacana, certamente já sabe que não são todos os tipos de shampoo que podem ser utilizados em seus fios.

Isso acontece porque os cabelos coloridos exigem uma série de cuidados específicos para não perderem a cor, ficarem sem brilho, fracos ou ressecados. Isto significa que o produto que você escolher deve atuar diretamente na retenção da pigmentação.

Para isso, nada de usar shampoos alcalinos — isto é, com pH alto — ou que prometam limpeza profunda, pois estes terão o efeito contrário ao desejado.

O indicado é que o shampoo tenha óleos essenciais, silicones, aminoácidos e substâncias emulsionantes, que aumentarão a resistência e o brilho dos cabelos.

Cabelos grisalhos ou brancos

homem grisalho

Se você resolveu assumir os fios grisalhos ou brancos ao invés de pintá-los, também deve ficar atento a alguns cuidados na hora da lavagem.

Mesmo cabelos com pouca ou nenhuma pigmentação podem ser estilosos ou terem um ar moderno e sofisticado, com os cuidados certos, é claro.

Um dos principais pontos que merecem a atenção é a possibilidade de os fios grisalhos ou brancos ficarem amarelados por conta da oxidação natural, provocada principalmente pela radiação solar e por altas temperaturas.

Por esse motivo, o shampoo deve ter efeito neutralizador. Além disso, é interessante que o produto escolhido contenha vitaminas e ativos hidratantes que ajudem a nutrir e hidratar os cabelos.

Cabelos com caspa

homem cabelo caspa

A caspa ― manifestação mais comum da dermatite seborreica ― é um problema que acomete ambos os sexos. Contudo, os homens, por terem mais glândulas sebáceas do que as mulheres, são mais propensos a desenvolverem essa condição.

O problema pode ser causado não apenas pela questão biológica, mas também pelo uso constante de bonés e chapéus — até mesmo em ambientes fechados, onde não há incidência de sol ―, o que mantém os fios úmidos e abafados.

Além disso, outros fatores, além do excesso de oleosidade do cabelo, podem influenciar o aparecimento da caspa, como banhos com água quente, alergias e má higienização dos fios.

Para resolver essa situação, é indispensável que você adote, entre os tipos de shampoo disponíveis, aqueles que contenham ácido salicílico, piritionato de zinco, sulfato de selênio, alcatrão e antifúngicos, substâncias que atuam diretamente no controle da descamação e da inflamação.

Os diferentes tipos de shampoo têm especificidades voltadas para cada cabelo. Por isso, aproveite que você já sabe qual é o mais indicado para os seus fios e não erre na escolha. Afinal, manter os cabelos em dia é importante para ter um visual atraente e antenado.

Gostou de saber mais sobre o assunto? Então não deixe de compartilhar este texto com seus amigos nas redes sociais!

Posts Relacionados

7 Comentários

  1. Pedro disse:

    Olá pessoal, ótimo conteúdo!
    Parabéns!

  2. Anônimo disse:

    4.5

  3. Tiago disse:

    Bom dia deixe te perguntar tenho cabelos secos posso fazer o cronograma capilar?hidratação e nutrição bjss desde ja agradeço

    • Key Design disse:

      Oi Tiago! Tudo bem?
      Você pode fazer sim! No planejamento de um mês, por exemplo, você pode alterar as 4 semanas, sendo uma para hidratação, uma para nutrição e assim sucessivamente.
      Mas ah, não deixe de procurar um profissional para te orientar e não ter erro, ok?
      Abraço!

Escreva uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *