fbpx

Saiba como usar abotoadura com estilo

homem usando abotuadura

Um detalhe que faz toda a diferença. Associadas a roupas e ocasiões formais, é possível que muita gente pense que as abotoaduras são acessórios que caíram no desuso.

A verdade é que elas nunca estiveram tão presentes. A prova disso é que, hoje em dia, existem inúmeros modelos, desde os clássicos até os mais divertidos, que podem ser usados até com looks mais casuais.

Criadas para prender os dois lados da bainha de uma camisa de forma mais elegante e diferenciada que com um botão, as abotoaduras nunca saíram de moda e continuam agradando homens com estilo que buscam acessórios originais que vão dar mais personalidade ao seu visual.

Se você quer aproveitar essa tendência, mas não sabe exatamente como incorporar esse item ao seu dia a dia, confira nosso post e entenda como usar abotoadura com muito estilo e atrair olhares por aí. Acompanhe!

Um pouco de história

As abotoaduras são símbolo do poder e requinte, portanto a história não poderia começar em outro contexto que não fosse na realeza. Estima-se que elas surgiram em meados do século XVII, na corte do Rei Luís XIV da França.

Antes disso, os nobres precisavam amarrar os punhos das camisas com laços, que foram, então, substituídos por botões no início do século XVII. Contudo, cada vez mais a nobreza investia em um toque diferencial nos seus botões, e modelos super ornamentados foram surgindo ao longo do tempo, até evoluírem para as abotoaduras.

Mais tarde, no século XIX, o escritor Alexandre Dumas descreveu o item, que era usado por seus personagens em livros como “Os Três Mosqueteiros” e “O Conde de Monte Cristo”, contribuindo para a grande popularização do acessório. Modelos em ouro ou com diamantes e pedras preciosas eram o desejo da época para aqueles que queriam mostrar seu status.

Os diferentes tipos de abotoadura

homem usando abotuadura

Antes de descobrir como você vai arrasar com esse item por aí, conheça os 4 modelos mais famosos de abotoaduras disponíveis no mercado e escolha aquele que melhor te representa — ou fique com todos!

Abotoaduras Torpedo

São as clássicas, com um pino de metal móvel que trava na horizontal ligado a uma placa chata, também de metal. Essa peça pode ser feita em ouro, aço ou prata.

Existem modelos revestidos de tecido, com pedras preciosas ou em formatos diferenciados, como os geométricos. É possível também encontrar alguns divertidos, com referências pop.

Esse tipo é bem prático e o mais funcional de todos, perfeito para quem quer começar a usar o item.

Abotoaduras Barbell

Esse é formado por uma peça inteira de metal. Tradicionalmente, existem duas esferas nas pontas ligadas por uma haste ligeiramente curvada. Hoje em dia, porém, existe uma grande variedade de formatos e temas. Chique e discreta, essa é a abotoadura que marca presença!

Abotoaduras Chain Links

Essa abotoadura é formada por duas peças, geralmente iguais, ligadas por uma pequena corrente. Esse modelo é mais simples e clean, o que geralmente agrada todos os gostos e pode ser um coringa para usar com camisas coloridas ou quando bate uma dúvida de como combinar.

Abotoaduras Nó de Seda

O formato desse modelo é parecido com o do Barbell. O diferencial aqui é que as esferas nas extremidades são formadas por fios de seda ou elásticos entrelaçados, parecendo um nó. O conjunto de fios pode ser todo da mesma cor ou apresentar tipos bicolores e tricolores.

Esse modelo é o mais informal de todos, perfeito para ocasiões descontraídas, festas, eventos diurnos, entre outros. Ele é o favorito também do público jovem, que gosta da variedade de cores para dar mais singularidade ao visual.

Como usar a abotoadura

O uso tradicional das abotoaduras é com camisas de punho duplo ou dobra francesa, mas hoje em dia não existe problema em usar esse item com o punho simples. Existe, inclusive, a opção de usar esse acessório no colarinho — na casa do primeiro botão na camisa — ou na lapela do blazer, criando um detalhe charmoso eleito por homens descolados.

Esse item pode ser usado em reuniões, eventos formais ou informais. O ideal é apenas ter bom senso e guardar os modelos chamativos ou divertidos para um momento mais descontraído.

Se quiser dar um toque de humor ao visual do trabalho, prefira os estilizados em metal. Muitos modelos imitam o formato de caveiras, personagens ou símbolos famosos, porém, quando são todos feitos em uma única cor em prata ou dourado, ficam mais discretos e elegantes sem perder a ousadia.

Para prender a abotoadura do jeito certo, passe uma das extremidades pelas duas casas ao mesmo tempo — as aberturas por onde passam os botões — e feche em seguida com a parte mais larga, que impedirá que o punho se solte.

As abotoaduras do tipo torpedo têm uma das pontas móveis e que giram. Enquanto um lado se move e fica encaixado nas casas dos punhos, o outro fica exposto e é onde, geralmente, existe um desenho ou detalhe.

A forma certa de combinar

Um homem pode estar usando abotoaduras e outros acessórios ao mesmo tempo, certo? E como, então, garantir a harmonia no visual? Em primeiro lugar, a abotoadura no pulso deve ornar com o metal relógio, ou seja, se um é dourado, o outro também deve ser.

Se a abotoadura for colorida ou estampada, observe se ela está em sintonia com a cor do lenço ou da gravata. É sempre bom escolher acessórios que possuem tons em comum, assim o look como um todo fica mais amarrado e visualmente mais interessante e equilibrado.

Para uma ocasião casual, a combinação não tem regras, especialmente porque é um momento perfeito para ousar nas cores. Todavia, é de bom tom ainda manter a coerência entre os metais do relógio e da abotoadura.

Impossível não pensar em sofisticação e poder ao ver um homem com esses acessórios tão únicos. Usar esses itens demonstra, no ato, que você é uma pessoa que gosta de cuidar da imagem e tem muita elegância! Então, siga nossas dicas de como usar abotoadura e deixe com que essa peça dê um realce todo especial ao seu guarda-roupa!

Gostou de saber mais sobre as abotoaduras e como usá-las? Então não deixe de compartilhar este conteúdo nas suas redes sociais! Ajude seus amigos a se vestirem com mais estilo também!

 

   
Posts Relacionados

5 Comentários

  1. Anônimo disse:

    4.5

  2. Cesar Filho disse:

    Muito bem explicada a matéria. Voltarei mais vezes para ler as novidades.

    • Key Design disse:

      E aí Cesar, beleza? Que bom curtiu! Volta sim! Buscamos sempre assuntos legais pra vocês!
      Valeu!

Escreva uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *