fbpx

Saiba quais são os melhores exercícios físicos para fazer em casa

homem fazendo exercicio

Praticar exercícios é fundamental para quem quer ter uma vida saudável, mas nem sempre as pessoas têm disponibilidade para se matricular em uma academia ou uma escola de esportes. Se esse é o seu caso, nós trazemos a solução: você pode optar por exercícios físicos para fazer em casa, que são simples e exigem pouco ou nenhum investimento.

Com essa alternativa, você tem a oportunidade de exercitar seu corpo de maneira econômica, no horário mais conveniente para se adequar às suas tarefas diárias. Seja qual for seu objetivo, tonificar os músculos ou perder peso, há sempre um tipo de exercício adequado, mesmo para os iniciantes. 

Se você quer pôr em prática a promessa de fim de ano e não sabe por onde começar, veja agora mesmo nossa lista com 8 exercícios físicos que podem ser praticados na sua própria casa!

1. Flexão de braço

Este exercício não requer nenhum equipamento além do seu próprio corpo e é indicado para definir os músculos do peitoral, braços e ombros, além de trabalhar as costas e o abdômen.

O tipo de flexão mais comum se faz da seguinte forma: deite no solo, com as costas para cima, deixe as mãos alinhadas ao peitoral e suspenda o corpo até que os cotovelos fiquem retos. Depois, retorne o corpo para próximo do solo e repita o movimento.

O corpo deve estar sempre reto e firme. Para isso, contraia o abdômen e fixe a lombar. Você pode manter-se apoiado na ponta dos pés ou começar encostando o joelho no chão, caso seja iniciante. 

barra fixa

Fonte: www.papodehomem.com.br/

2. Barra fixa

Se você investir na compra e instalação de uma barra fixa, vai ter a possibilidade de praticar diversos exercícios de força, já que a barra é bastante versátil. Esse é um bom investimento para quem pretende definir e desenvolver os músculos dos ombros e das costas, mas é importante ressaltar que ele é indicado para quem já tem resistência e força muscular suficientes.

O exercício mais comum é a flexão de braços suspensa, que é uma variação do primeiro exercício desta lista, mas os mais experientes também podem usar a barra para fazer abdominais.

abdominal

Fonte: www.papodehomem.com.br/

3. Abdominal

Quem procura uma barriga definida não pode fugir dos abdominais, que são exercícios específicos para trabalhar a região do abdômen. A boa notícia é que você não precisa ir à academia para praticá-lo, basta deitar no chão de casa e iniciar os movimentos.

É importante ressaltar que este é um exercício para tonificação muscular da região abdominal e não é indicado para quem busca perder peso. Se o caso é esse, prefira iniciar com exercícios aeróbicos. 

Existem vários tipos de abdominal, desde o mais simples até outros mais pesados. Se você é iniciante, pratique o tipo mais clássico: deite com as costas no chão e mantenha os joelhos flexionados, depois levante a parte superior do corpo utilizando a força do abdômen. 

Aqui, atenção: procure utilizar apenas a força dos músculos do abdômen, mesmo. Não “pegue embalo” com os ombros ou pescoço, nem utilize os braços para dar uma “puxadinha”. Neste exercício, a queimação na região da barriga é normal, mas dores no pescoço, costas e braços são sinal de que você não está fazendo o exercício de forma correta e pode se machucar.

4. Pular corda

Sabe aquela brincadeira de criança? Ela pode ser muito útil para quem quer perder peso, já que promove a perda de até 700 calorias por hora, por ser um exercício aeróbico intenso. O melhor de tudo é que este exercício requer um investimento muito baixo, já que uma corda custa de 10 a 20 reais em lojas de artigos esportivos. 

Uma dica para intensificar a perda de calorias é alterar o ritmo ao longo do exercício, diminuindo e aumentando a velocidade para acelerar os batimentos cardíacos. Você pode, por exemplo, passar cinco minutos em velocidade baixa e um minuto em ritmo acelerado.

5. Dança

A dança é um aeróbico que promove a perda de peso, auxilia no combate ao estresse e permite que você se divirta ao mesmo tempo.

Para praticar este exercício em casa, basta reunir músicas animadas em uma playlist e inventar seus próprios passos. Se você ainda não tiver conhecimento ou segurança para isso, pode procurar coreografias prontas no YouTube, ele está recheado de opções, nos mais diversos ritmos.

agachamento

Fonte: www.papodehomem.com.br/

6. Agachamento

Este é um exercício perfeito para quem quer definir os músculos das coxas e dos glúteos e ainda trabalhar o abdômen. Assim como todos os outros, ele é muito versátil e possui variações simples e mais complicadas. 

O ideal é praticar o agachamento diante de um espelho, para garantir a posição correta. Tenha bastante atenção, pois um movimento errado pode comprometer sua coluna ou gerar lesões! Por isso, cheque sua posição antes de iniciar o exercício: suas pernas devem estar afastadas, os joelhos alinhados com os pés e a coluna deve ficar reta.

7. Levantamento de peso

O levantamento de peso é indicado para definir os músculos dos braços e das costas. Você pode comprar um kit de halteres pequenos para praticar este exercício, mas, se não quiser gastar dinheiro, é possível utilizar coisas que você possui em sua casa, como sacos de mantimentos. 

Você pode fazer a modalidade frontal, levantando os braços retos à frente do corpo, ou lateral, estendendo os braços para o lado. Outra opção, que trabalha o bíceps, é manter os cotovelos fixos ao lado do corpo e levantar os antebraços.

8. Repetições em degraus

Se você tem uma escada em casa, ela pode ser uma grande aliada tanto para a perda de peso quanto para a tonificação da musculatura da panturrilha e dos glúteos. Você pode subir e descer a escada correndo como opção de aeróbico ou praticar nela alguns exercícios de repetição para definir os músculos. 

Suspenda o pé na ponta dos dedos, utilizando a panturrilha para sustentar o peso do corpo. Outra opção é a subida lateral com agachamento, que serve tanto para eliminar calorias quanto para definir as pernas e os glúteos. 

Antes de qualquer um desses exercícios, é fundamental alongar o corpo para evitar lesões e dores musculares. Se você não sabe como fazer os alongamentos, busque tutoriais que possam te ajudar online.

Além disso, quem não está acostumado a praticar exercícios físicos deve começar os treinos de maneira tranquila, com séries leves, que devem ser aumentadas gradativamente ao longo do tempo, conforme for conquistando um melhor condicionamento físico. 

Por fim, tenha em mente que você deve aliar a prática de exercícios a uma alimentação saudável e equilibrada para conquistar o corpo dos seus sonhos de maneira mais rápida e eficaz. 

Você tem mais alguma dica de exercícios físicos para fazer em casa? Conte para a gente nos comentários!

Posts Relacionados

9 Comentários

  1. Anônimo disse:

    3.5

  2. Nina Farias disse:

    Curti demais essa matéria. Vou salvar aqui nos favoritos. Parabéns!

  3. felipe disse:

    oi gente
    gostei muito desse site, parabéns pelo trabalho. 😉

  4. Muito bacana esse artigo, obrigado mesmo pelas dicas valiosas

Escreva uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *