fbpx

Homens: é possível manter a forma mesmo sem ir para a academia?

A academia é uma grande aliada do homem tanto para emagrecer como para evoluir fisicamente. Com seus aparelhos, halteres e esteiras ela impacta diretamente na sua saúde, aumentando sua disposição, força, resistência e qualidade de vida.

Contudo, a rotina cada vez mais corrida e atarefada não favorece a manutenção da frequência correta de treinos. Além disso, também há aqueles que não se sentem muito confortáveis em se exercitar em ambientes assim.

Nesses casos, o que fazer para manter a forma mesmo sem ir para a academia? Foi justamente pensando nessa pergunta que preparamos algumas dicas para você aplicar no seu cotidiano e mudar o seu dia a dia. Confira!

Fonte: goo.gl/v6ejJc

Tenha uma alimentação equilibrada

Não é à toa que essa é a nossa primeira dica. Apesar de muitos homens já terem a escutado em algum momento da vida, são poucos os que a levam a sério.

Isso acontece por vários fatores, como o fato de acreditarem que, por terem o metabolismo mais acelerado que o das mulheres, não é preciso se preocupar com isso, ou então por se alimentarem fora de casa sempre que não têm tempo para fazer as refeições em seus lares.

Porém, o consumo exagerado de frituras, gorduras e doces afetam sua saúde e causam uma série de problemas, entre eles o aumento de peso.

Por isso, mesmo quando frequenta (ou frequentar) uma academia regularmente, você escutará de seu instrutor ou professor que, além dos treinos, é essencial dar atenção ao que você come, pois uma alimentação equilibrada é tão importante quanto se exercitar. Afinal, será ela que auxiliará no ganho de massa muscular, manterá a sensação de saciedade por mais tempo e lhe dará mais energia para suas atividades diárias.

Outra dica importante é manter-se sempre bem hidratado, já que a água representa 70% do seu corpo e é fundamental para o funcionamento dos seus órgãos.

Fonte: goo.gl/TmdW8A

Mude pequenos hábitos da sua rotina

No nosso dia a dia, é comum procurarmos por soluções fáceis e que economizem tempo, priorizando a praticidade, não é verdade? Mas você pode começar a mudar alguns hábitos substituindo-os por outros.

Por exemplo, em vez de ir de elevador até o andar de cima onde você trabalha, que tal ir pelas escadas? Você pode até achar uma mudança boba, mas a longo prazo isso fará diferença na sua vida. Você se sentirá menos cansado ao subir os degraus, promoverá o gasto calórico e melhorará seu condicionamento físico.

LEIA MAIS

No lugar de ir ao supermercado próximo à sua casa de carro, vá a pé. Assim, além de caminhar pelo trajeto, você voltará carregando as compras na mão, o que é excelente para seus membros superiores.

Outra opção é variar o videogame, uma das grandes paixões masculinas. Invista em aparelhos com sensores de movimento e jogue aqueles games nos quais você precise sair do sofá e se mexer. Assim, você gasta calorias enquanto se diverte, seja sozinho ou com amigos.

Fonte: goo.gl/SEUq8S

Pratique algum esporte

Outro meio de manter a forma mesmo sem ir para a academia é praticar algum esporte. Isso porque assim você evita o sedentarismo, se exercita fazendo algo que gosta e evita que o seu metabolismo comece a ficar mais lento ― o que resulta diretamente na perda de massa magra e no aumento da gordura corporal.

Além disso, os esportes são uma excelente maneira de quebrar a rotina, socializar e se divertir com colegas e amigos. Ou seja, além dos benefícios físicos, eles ainda te ajudam a renovar as energias e relaxar a mente.

Você pode jogar futebol, vôlei, basquete, tênis… As possibilidades são inúmeras. Se preferir, você também pode aproveitar o calor do verão para fazer aulas de natação ou curtir as ondas no mar no final de semana e surfar. Outra opção é participar de aulas de lutas como jiu-jitsu, judô ou karatê. Enfim, alternativas não faltarão!

Fonte: goo.gl/FvzzAa

Explore outras atividades físicas

Se você não gosta muito de esportes e também nem quer ou tem tempo para ir à academia ― mas mesmo assim procura manter-se em forma ―, não se preocupe: há outras alternativas que você pode explorar no seu cotidiano.

Uma delas, por exemplo, é a caminhada. Além de queimar calorias, ela trabalha diversos músculos do corpo simultaneamente, e o melhor: é completamente adequada para quem não tem o costume de se exercitar ou quem é iniciante.

Se você tiver um cachorro, essa ainda pode ser uma ótima oportunidade para passar mais tempo com o seu pet. Só não esqueça de levar sempre consigo, preferencialmente em uma mochila, água e petiscos para ele caso o percurso seja muito longo. Você pode começar com a caminhada e depois, quando se sentir mais confortável, evoluir para a corrida, que lhe dará um melhor condicionamento e resistência.

Fonte: goo.gl/Vt1HFp

Outra opção é pedalar em uma ciclovia, parque ou orla da praia. Assim você se exercita, trabalha os membros inferiores, melhora a circulação sanguínea e ainda emagrece. Outra razão para o uso de bicicletas ― inclusive como meio de transporte para ir ao trabalho, faculdade e afins ― é que você não fica apenas no mesmo espaço, podendo variar de ambiente e ver novas pessoas.

Mas também há duas possibilidades para quem prefere se exercitar dentro de casa: yoga e pilates.

VEJA MAIS POSTS

Apesar de serem atividades constantemente associadas à meditação, ambas vão muito além e proporcionam maior flexibilidade, estimulam sua coordenação motora e são ótimas para aperfeiçoar a musculatura, especialmente na região abdominal.

A academia reúne em um único espaço os equipamentos necessários para treinos específicos para ganho de massa muscular, perda de peso, melhora no condicionamento físico etc. Contudo, cabe a você avaliar sua rotina e suas preferências para decidir se ela será ou não a melhor opção para o que você deseja. Afinal, como você leu, é possível manter a forma mesmo sem ir para a academia por meio de atividades específicas e mudanças de hábito na sua rotina.

Se você gostou de ler mais sobre o assunto, aproveite e conta pra gente nos comentários qual das nossas dicas você começará a pôr em prática hoje mesmo!

 

Posts Relacionados

5 Comentários

  1. felipe disse:

    oi gente
    gostei muito desse site, parabéns pelo trabalho. 😉

  2. Grande conteudo, muito obrigado por tanta informação de alta qualidade, aprendi muito por ter acompnhado esse seu trabalho de exelente qualidade, continue assim sempre!

Escreva uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *